Aprender a programar

Boa tarde pessoal. Gostaria de dicas sobre como começar a programar do zero. Quando mais jovem, sempre tive vontade de aprender e por questões da vida acabei me tornando contador…rs…Recentemente, “brincando” com o ChatGPT acabei automatizando várias tarefas chatas do meu trabalho e com isso a vontade de aprender a programar voltou.
Dito isso, qual forma vocês recomendam para quem quer começar? Alguma graduação? Tecnólogo? Curso livre?
Obrigado

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

9 comentários

  1. Cara, meio que estou nessa também, fiz um curso de java para iniciante, comecei com um curso da Udemy – são bem baratos – chamado Java e Orientação a Objetos, é um curso básico e a parte de orientação a objetos está bem legal. A medida que o curso avança o instrutor se complica um pouco mas nada comprometedor.
    Depois fiz, também na Udemy, o Java 2022 Completo. É completão mesmo porque vai do básico, vai repetir o outro mas isso é bom, até banco de dados, hybernate, interfaces gráficas e etc.
    Muita gente pode criticar a escolha do Java, mas é uma linguagem bem completa e complexa e, por isto, te permite migrar para outra sem muitos trauma.
    Desenvolvimento é algo muito complexo, existem muitas linguagens e muitas arquiteturas, não tente dominar qualquer uma, isso virá com o tempo e a prática.
    Finalmente, só para contextualizar, fiz uma graduação, por isso disse que não vale a pena, principalmente se vc já sabe os conceitos básicos de informática. A não ser que pretenda mudar de ramo, nesse caso recomendo fortemente.

  2. A Alura promove algumas vezes no ano um evento online que eles chamam de “Imersão_dev”, que são duas semanas de aulas grátis focadas em pessoas que nunca programaram e gostariam de começar. Ao final dessas duas semanas vc sai com um mini portifólio. É bastante básico e meio acelerado, porém, me ajudou muito a entender que dava sim pra aprender programar do zero com quase 30 anos.

  3. Eu recomendaria pesquisar sobre lógica de programação, antes de adentrar em alguma linguagem especifica. Pode pesquisar no próprio Youtube que irá encontrar material a rodo em pt-BR e en.

    Ah, Fuja de bootcamps!

  4. Eu recomendo algum curso de javascript ou python, linguagens mais tranquilas e sem muita barreira pra começar (javascript já dá pra “molhar os pés” sem baixar nada novo, basta um editor de texto e um navegador)

  5. Fiquei curioso na verdade com seu método de automação do trabalho com chatgpt 😁

    Vc pode dar dicas de como fez?

    1. Diariamente eu recebo várias notas fiscais em formato XML e DANFE. Essas notas vem nomeadas com uma chave. Eu tinha que ficar renomeando arquivo por arquivo e enviá-las para a pasta correta. No ChatGPT eu “pedi” um código Python que iria renomear essas notas utlizando as TAGS “nome” e “número” do XML e enviasse para as pastas. Foi como se eu escrevesse um passo a passo do que eu queria, como se seguisse a lógica de alguma fórmula de Excel. Fui lapidando até ficar do jeito que utilizo hoje.

      1. Muito interessante

        Vou começar a analisar as tarefas no trabalho pra ver o que eu poderia automatizar de um jeito parecido