Apps de incentivo à mobilidade (bicicleta/busão/pedestre)

Alguém conhece algum app ou programa que incentiva a mobilidade por meios como bicicleta, busão ou a pé?

Algo que casasse serviços interessantes pra quem se locomove nessa modalidade, com ofertas/cupons, etc

Por exemplo, um ciclista teria desconto pra consumir em lanchonete X, por sua vez essa lanchonete teria um espaço adequado pra prender a bike

Gostaria de saber se existe algo no Brasil (ou países do Sul Global)

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

7 comentários

  1. Pensando aqui.

    O incentivo ao uso da mobilidade pública urbana em partes existe já e não precisa exatamente de app, mas sim de incentivo cultural / educativo.

    No caso do uso pleno de transporte público, o Bilhete Único e o (infeliz) TOP permitem integrações. Bilhete Único no serviço municipal paulistano, TOP na Grande São Paulo. Cada região no Brasil tem cartões de transporte que permitem integração dentro delas, e isso ajuda bastante a economizar uma grana.

    Falando em ciclismo, boa parte das estações de trens em São Paulo tem bicicletários. E em alguns horários (finais de semana e fora dos horários de pico) é possível levar a bicicleta no trem.

    Apesar do estado que estão (e as vezes do uso indevido por motorizados), as ciclovias da cidade de São Paulo existem e funcionam. Na Grande São Paulo é diferente, quase inexistente.

    Quanto ao consumo, falo por mim que sou pobre: procuro tentar consumir produtos em lojas “de 1,99” (ou “vencidinhos”). Para quê app se existem formas mais baratas ainda de pagar por algo?

    Tem horas que acho que usar de “gamificação” para certas atitudes não vai exatamente incentivar muitos a ela, mas sim só a estarem dentro do jogo.

    A mecânica de transporte público é feito mais para ajudar a cidade a não ser mais um caos devido ao transporte individual. É isso que deveríamos pensar.

    1. Concordo nessa questão. Acredito que não precisamos tanto tecnologizar algo simples como andar de bicicleta. Mais a questão da infraestrutura mesmo que na grande São Paulo pode ser problemática mas aqui no interior é ainda mais difícil.

      O incentivo de um comercio para os ciclistas deveria ser mais a sacada de um empresário em explorar um nicho. Não o contrário dos ciclistas atrás de desconto.

  2. Talvez o único que tinha um perfil assim, mas não sei se existe mais era o Leve-me (fui pesquisar aqui e realmente não existe mais).

    O que tu espera na verdade é uma política, não um app. Só que politicas de incentivo a uso de mobilidade urbana no Brasil é bem dificil. Quando pensam em instalar uma ciclovia por exemplo, os empresários mais chiam porque perde estacionamento para automóveis. Haddad em São Paulo tentou interações assim, mas sempre foi vaiado (e é um dos motivo que infelizmente o paulistano torce o nariz).

    1. Isso me incomoda demais. O país tá quase tão carrocêntrico quanto os EUA. Ao menos aqui em Goiás, calçadas são repletas de obstáculos, usadas como estacionamento ou simplesmente não existem.

      1. Sei que tem fóruns e comunidades que conversam bastante sobre isso, incentivando buscar onde há lugares que tenham foco em mobilidade desestimulante a automóveis. O ideal é buscar nomes na região que discutam sobre e tentar fazer parte dos grupos onde eles atuam para poder ganhar força e falar melhor da mobilidade. Difícil, mas possível.

      2. Eu que moro numa cidade pequena do interior e minha namorada mora em outra cidade aqui perto estou me vendo obrigado a tirar carta e comprar um carro no futuro. Infelizmente a empresa de ônibus que atende aqui na região é horrível e cara. Com ônibus que muitas vezes quebram e chegam com uma, as vezes duas horas de atraso ou então nem sequer chegam.