Ontem à noite, percebi que o meu celular, embora ainda tenha um bom hardware, acabou de receber a sua última atualização do Android. Acontece que o meu Poco X3 Pro ainda atende todas as minhas necessidades e até um pouco mais, mas nunca teve um sistema realmente interessante. Como todo mundo sabe, a Xiaomi é uma empresa que adora colocar quantidades absurdas de bloatwares (e adwares, por que não?) em seus dispositivos. Eu nunca pensei em modificar o sistema por outras questões, como possíveis incompatibilidades com apps de banco e de governo, e a segurança de receber atualizações de segurança o mais rápido possível, coisas que são importantes pra mim. Então, com essa última atualização, considerei finalmente a possibilidade de enfrentar o desafio da custom ROM e quase instalei o LineageOS. No site, eles indicam oferecer um suporte “oficial” ao meu dispositivo.
Quando fui pesquisar sobre os recursos da custom ROM, entretanto, percebi que havia uma certa falta de informações e, se entendi bem, essa moda de modificar ROMs ficou para trás. Mesmo no Youtube (me corrijam se estou errado) os vídeos parecem bem menos frequentes e o tema parece ter caído em certo esquecimento. Ainda vale a pena fazer isso? Fazendo isso, será que estou prejudicando o meu dispositivo ou (o que me arrepia igualmente) corro o risco de ficar preso em algum bug catastrófico que não vai mais me deixar ligar meu celular (e, agora, sem ter mais a quem pedir ajuda)?
Cara, eu uso o celular Honor x40 GT e ele não é global, ou seja, só é vendido na china por enquanto, ele usa o sistema da Hauwei & Honor, o único e péssimo problema que eu achei que não teria é que ele não tem google services, na descrição quando comprei o celular estava lá “baixe no apkpure a play store e pronto” eu caí nessa.. e agora busco custom room pra ver se é possível usar play services novamente, sem ele o celular é uma m&rda
Eu tô no meu terceiro aparelho Android (comecei num LG Optimus 2X, 1 ano e meio depois troquei por um Galaxy S4 e 6 anos e meio depois investi num Galaxy S10+) e sempre usei ROM alternativa. Pra mim a maior vantagem de uma ROM alternativa é a possibilidade de ter um SO enxuto, sem as porcarias que as fabricantes enfiam goela abaixo e que muitas vezes são responsáveis por prejudicar o desempenho do SO, e de manter o aparelho atualizado, mesmo depois de perder o suporte da fabricante. No começo era bem simples fazer root, porém, com a evolução do Android, o Google começou a dificultar e muito a obtenção de acesso root (“com grandes poderes…” etc e tal), daí vieram os problemas com aplicativos de bancos, financeiras etc. Apesar das dificuldades, ainda é possível ter acesso root e usar aplicativos bancários seguindo alguns passos relativamente simples. Caso o acesso root não seja do seu interesse, não tem erro. É só baixar uma ROM alternativa de sua preferência e ser feliz. Só é preciso observar se a ROM já vem com os GApps instalados. Do contrário, você vai precisar instalar um pacote de GApps pra ter acesso principalmente à Play Store e ao Google Play Services e tudo que depende deles. Sugiro acessar a página do POCO X3 no XDA pra ver quais as ROMs alternativas disponíveis pro seu aparelho e também pesquisar no Telegram, pois alguns devs, por divergências com os admins do XDA, tão deixando de prestar suporte no próprio fórum e migrando pro referido mensageiro.
Pô, adorei os caminhos que você ofereceu no comentário, com certeza vou conferir tudo isso. Muitíssimo obrigado!
Lineage é muito bom, mas é bem cru e vai te livrar do bloatware. Eu não tive problemas com apps de bancos, até por que ele não tá com root ativo.
Não adianta pilhar muito por atualização de segurança. Tendo boas práticas de uso e instalando apenas apps de confiança você já estará bem seguro.
Resolvi isso indo para o iPhone.
Há tempos que não tenho tempo para ficar fuçando celular e instalando coisas duvidosas.
Preciso que funcione e fique atualizável.
Pois é… Acho que essa talvez seja a minha decisão. Gostei muito do Android da Samsung, mas eu teria o mesmo problema com as atualizações no futuro.
Eu parei de mexer com custom rom no celular principal quando apps que eu precisava usar não funcionavam, como apps de banco.
Uso hoje só pra reviver aparelhos antigos que uso no máximo para rodar emuladores e jogos
Eis minha preocupação… Vou pesquisar como ficam meus bancos no LineageOS. Se funcionarem, ele pode ser uma boa opção no futuro.
Infelizmente não é um conhecimento muito acessível né?
Não é tão simples quanto instalar uma distro linux num PC.
Eu mesmo nem me arrisco.
Usava muito custom rom, mas o problema é que nunca eram tão estáveis quanto stock, necessitam um tempo livre grande (ficar trocando de rom era muito divertido, porém tem isso), e quando parei estava com problema que google wallet não pegava em celulares com root (acredito que já resolveram isso, não?).
Adicionalmente, o simples fato de ser root trazia nenhuma vantagem na pratica (eu dizia que se tu não é root tu é usuário! … … hehe, não sou root a anos e não sinto falta). Mas isso na real resolve teu problema: seja root e desinstala tudo, não precisa trocar toda a rom.
E no final para que? Não sei descrever must haves para usar uma custom room hoje.
Lembra quando ficavamos customizando cada virgula do windows xp com windows blinds e coisas assim?
Tipo isso, foi uma febre geek estranha que se acabou.
Saquei… Mas não sei se desinstalar resolve o meu problema, porque usando a depuração USB eu tentei desativar/desinstalar apps de fábrica e alguma coisa fez meu celular consumir muito mais bateria. Voltei atrás, removi só o Mi Browser, que considero um atentado à web kkk, e estou tolerando alguns bloatwares. Tem funcionado razoavelmente bem, então vou seguir desativando e testando. Mas ainda me resta a questão dos updates de segurança, que serão um problema no futuro
O Ghedin fez um testo aqui no manual sobre o Universal Android Debloater. Usei no meu redmi note 8 e consegui desinstalar bastante coisa, mas a diferença que sentir na prática na verdade foi pouca.
Admito que tenho um prazer quase estético em ver poucos e bons apps no meu dispositivo. Mas é isto, alguma coisa acontece quando desinstalo algum dos bloatwares que aumenta, em vez de diminuir, o consumo de bateria. Meu celular passa a descarregar no meio da tarde. Normalmente ele dura um dia e meio carregado.