Cerca de 70 episódios do podcast Joe Rogan Experience, pivô da mais recente crise do Spotify, foram tirados do ar. Neles, Joe Rogan usa uma expressão racista. Um compilado desses trechos, feito em 2020 (antes do acordo com o Spotify), voltou a circular na sexta (4) e, ante a repercussão e após conversas entre Joe e a equipe do Spotify, o podcaster teria optado por removê-los. Rogan desculpou-se pelo Instagram.

Nesse meio tempo, outra cantora, a norte-americana India.Arie, juntou-se a Neil Young e Joni Mitchel e também removeu suas músicas do Spotify.

? Ouça o podcast Guia Prático sobre a crise do Spotify.

O Spotify tem tido dificuldade em sustentar a narrativa de que é uma plataforma neutra e que não influencia no Joe Rogan Experience, podcast que desde o início de 2020 é exclusivo graças a um contrato de mais de US$ 100 milhões.

Ao mesmo tempo, a empresa credita a acordos de exclusividade, em especial o de Rogan o sucesso da sua investida em podcasts — hoje, o Spotify é o app do tipo mais popular dos Estados Unidos. Via Bloomberg, The Verge, @indiaarie/Instagram (todos em inglês).

A newsletter do Manual. Gratuita. Cancele quando quiser:

Quais edições extras deseja receber?


Siga no Bluesky, Mastodon e Telegram. Inscreva-se nas notificações push e no Feed RSS.

10 comentários

  1. Estamos vivendo a ditadura do pensamento único.
    Como bem dito aí, tudo sob aplausos!
    Bem, vale tudo, né?

    1. Já ouviu aquele ditado, “quem fala o que quer, ouve o que não quer”? O que Joe Rogan disse pode não ser crime, portanto, ele tem liberdade a falar, agora querer expressar esse tipo de ideia bosta sem encarar as consequências? Vocês falam tanto em “censura” e “ditadura”, e de forma tão equivocada, que às vezes parece não terem ideia do que estão falando. Sugiro um pouco mais de reflexão acerca do tema antes de se expressar na internet. Se não por nós, no mínimo para não passar vergonha em público.

      1. É, além dos aplausos, acrescento o malabarismo mental, para justificar o que, em outras épocas, causaria reações em vários setores da sociedade… Outros tempos, né?
        Abraço

  2. 1984, George Orwell.
    Leiam.
    O paralelo é inevitável.
    Querem apagar o passado. E estão conseguindo (com aplausos, o que é bem triste).

    1. André, sugiro que releia 1984. Se você está vendo um paralelo entre o Grande Irmão e todo o aparato estatal de censura, terror e opressão retratado no livro e essa situação do Spotify/Joe Rogan, temo que não tenha entendido a história.

  3. E o mais irônico é que como ele optou por fazer um contrato de exclusividade com o Spotify, ele não pode nem colocar esses episódios em outras plataformas.

  4. 70 episódios removidos? Vi uma nota no Gizmodo Brasil, de 07/02, falando em mais de 100.