Estilo de vida

O que tem na sua mochila, Gabriel Arruda

Conteúdo da mochila do Gabriel Arruda (versão 2019).

Foto de Gabriel Arruda. Gabriel é bacharel e mestre (área de Processamento de Língua Natural) em Sistemas de Informação, trabalha como cientista de dados no banco Itaú Unibanco. Leitor de longa data do blog, gosta da abordagem diferente do Manual do Usuário em relação à tecnologia. Escreve algumas coisas sobre ciência de dados em seu blog e está tentando engrenar um hobby de fotografia. Pode ser encontrado nas redes sociais como gdarruda: Instagram, Twitter, GitHub e LinkedIn.


Esta é a segunda mochila do Gabriel Arruda que aparece aqui. Veja também a primeira, de 2016.

  1. Mochila Victorinox Cadet. Não é muito bonita, mas é a melhor que já tive. Ela é bem estruturada, o que facilita bastante para manter em pé no ônibus. O acolchoamento nas costas e nas alças a torna confortável e fresca nos dias mais quentes. Um detalhe importante é a alça de mão, que fica no meio da mochila e não na parte de trás, isso deixa a distribuição de peso muito melhor para carregar a mala na mão no transporte público.
  2. Guarda-chuva Nautica. Na primeira vez que mandei a mochila ao Manual do Usuário, comentei do meu guarda-chuva precário e foi recomendado um Nautica. Foi uma ótima sugestão. Mesmo sendo automático, é levíssimo e resistente. A cor diferente é conveniente para pegar na porta de restaurantes e outros estabelecimentos.
  3. Fones de ouvido JBL Tune 205 BT. É o fone que uso para ouvir podcasts no metrô e ônibus. Troquei por pontos de um cartão de crédito que eu precisava cancelar. Ele tem um encaixe similar ao dos EarPods da Apple, ou seja, sem isolamento, o que me agrada para usar na rua sem perder contato com o mundo externo. A qualidade de áudio é somente ok e com os tradicionais graves exagerados, como esperado para algo nessa faixa de preço.
  4. Carteira Single Pocket Braveman. Carteira de couro compacta e com apenas uma divisória, ela me “força” a carregar poucas coisas comigo. Depois de carteiras cheias de divisórias e aqueles plastiquinhos, não me arrependo de ter ido para uma solução mais simples. Está comigo desde 2015.
  5. Bilhete Único. Deixo separado da carteira para, se acontecer qualquer coisa com a carteira ou celular, ainda conseguir voltar para casa.
  6. Cabo 3-em-1 (Lightning, USB-C e micro-USB). Também troquei com os pontos do cartão. Uso para carregar tudo que eu tenho na mochila — smartphone, câmera e fones de ouvido.
  7. Powerbank Belkin. Bateria externa antiga de 6.600 mAh. É pouco comparada a outras de mesmo tamanho físico, mas é o suficiente para carregar um iPhone SE duas vezes pelo menos.
  8. Pen drive Kingston DataTraveler DT50 (32 GB). Útil para transferir coisas muito grandes como VMs e algumas base de dados, mas quase não uso mais no dia a dia.
  9. iPhone SE. Não tem muito o que falar, é um iPhone SE. Ele já está comigo há uns três anos, mas continua funcionando muito bem, com exceção da bateria que já está ficando cansada.
  10. Óculos RayBan Clubmaster (49 mm). Gosto muito desses óculos, o design clássico funciona em qualquer ocasião. São especialmente úteis se estou usando lentes de contato que aumentam minha sensibilidade ao Sol.
  11. Câmera Fujifilm X100f. Fotografia é um hobby recente, por isso queria algo que eu pudesse carregar comigo no dia-a-dia e que também me ajudasse a aprender o ofício. A X100F da Fujifilm se mostrou a opção perfeita: ótima lente fixa (equivalente a 35mm) e controles essenciais — abertura, ISO e obturador — no corpo da câmera. É um deleite tirar foto com ela, recomendo principalmente para fotografia de rua e viagens. OBS: a alça de mão eu comprei da Walc Design.
  12. Kindle Paperwhite. Figurinha carimbada das mochilas aqui, sou fã também do leitor de e-books da Amazon. No momento, estou lendo O Estado Empreendedor, livro bastante interessante que passa uma perspectiva diferente da relação do Estado com a inovação.
  13. Caderno Cícero. O “Moleskine brasileiro” é um caderno muito bom, as folhas grossas e amareladas são boas, recomendo para quem quer um caderno com esse estilo mais sóbrio e de ótima qualidade.
  14. Necessarie Shave Box Dr Jones. Sempre uso necessaries que ganhei com algum produto, nesse caso foi a Shave Box da Dr Jones. Serve basicamente para carregar escova e pasta de dentes, mais algo que possa ser necessário como pomada para cabelo ou solução para lentes.
Conteúdo da mochila do Gabriel Arruda (versão 2019).
Clique para ampliar.

Nota do editor: “Na mochila” é uma seção semanal do Manual do Usuário que apresenta o interior das bolsas e mochilas de leitores, profissionais e amigos. Veja as outras mochilas já publicadas e mande a sua — a continuidade da seção depende de você.

Alguns links na lista de itens da mochila têm códigos de referência das respectivas lojas. Comprando algo após clicar neles, o Manual do Usuário recebe uma pequena comissão que não altera o preço final para você.

Assine a newsletter gratuita:

Siga nas redes sociais:

Mastodon / RSS / Telegram / Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 comentários

  1. Uma mochila sem um Macbook? Vai ser banido do MdU =D

    Nautica é um bom guarda-chuva, sempre indico pra todo mundo. Eu comprei um kit com 2 desses mas perdi ambos (um quando fui assaltado e outro no ônibus). Como agora eu trabalho em casa eu nunca mais me preocupei com isso.

    Eu também tinha a técnica de deixar o TRI (bilhete único de POA) em outro bolso para poder voltar pra casa em caso de qualquer problema. Funcionou, quando fui assaltado fiquei só com o TRI e o fone de ouvido.

    1. Eu uso o computador da “firma” agora e como eu não tenho VPN, nem carrego ele geralmente, só quando preciso ir para algum outro lugar de manhã. Melhor upgrade de vida esse haha

      Será que é de propósito o bilhete único de vocês ser chamado de TRI haha?

  2. Legal resgatar pessoas que já apresentaram suas mochilas anteriormente.
    Achava que o detalhe da posição da alça de mão nas mochilas era TOC meu.
    Usuários de iPhone SE sempre me passam confiança.
    Saudades do meu Kindle Paperwhite (1ºg./furtado 😞). Espero compra um na BlackFriday deste ano.
    Também lamento a mochila estar entrecortada na imagem.

      1. Pra te falar a verdade não sei ao certo. Mas uma pessoa que escolhe (verbo importante) usar um celular 4″ hoje em dia eu acho bem consciente, sóbrio.

        1. ahh sim, faz sentido, eu to procurando celular com menos de 5″, mas é difícil encontrar um com bom custo x benefício

          1. só restam 2 opções: iphone SE ou xperia z3 compact (último android disponível nele é o 6.0.1).

          2. Eu acho que os iPhone 7 e 8 continuam sendo ótimas opções apesar de antigos, o problema de atualização é tão grave no caso do Android, que esses dois provavelmente terão mais suporte que um Galaxy S9 por exemplo.

            Acho que o iPhone só perde feio em tela e design, mas em termos de performance, não perdem em nada para os Android….aliás ganham muito bem a nível de benchmarks,

            Há boatos de que a Apple vai limar vários aparelhos esse ano com iOS 13, o que faz sentido pelas vendas “ruins”. Só que mesmo piorando o suporte, um iPhone 8 certamente terá mais update que um S9.

          3. Custo benefício fica difícil, e celular “pequeno” mais ainda. Mas te indico, por uso próprio, os iPhones 7 e 8, os X e Xs, os Galaxy S8 e S9 e o Xperia XZ2 Compact. São os únicos que possuem pegada boa e tamanho ok. Não são nenhum SE, e graças a Deus né, ninguém perece tela de 4 polegadas, mesmo na época eu já reclamava, mas não era eu o público dele né.

    1. Acabei de comprar um guarda-chuva automático Fazzoletti 906 no ML, vi vários comentários só com elogios desse guarda-chuva que é compacto para carregar na mochila e bem grande quando aberto.

      1. acho que foi esse msm que vi no ML, to pensando em comprar quando o meu ficar ruim (se bem que quando chove muito vaza um pouco de água, nada que molhe muito, mas incomoda um pouco)

  3. Bela mochila ! Só acredito que seja VictorinOx e queria ter visto ela inteira, o design deles costuma ser bem bonito :)
    Queria conseguir usar a capinha no kindle, mas não gosto, acho que a pegada fica ruim, inclusive tenho uma igual a essa.
    Os cadernos da Cícero realmente são bons, mas comprei de uma marca nova no mercado que chama Mar Cadernos, gostei bastante.

    1. Estou procurando alternativas ao Cícero, bom saber dessa. Gostava muito deles, mas agora custam o que custava o Moleskine antes (que agora custa o que custava 2,5 Moleskines antes).

    2. Mochilas da Victorinox são de fato, excelentes. Porém caras, e o pós-venda deixa muito a desejar.

      Comprei uma mochila em 2017 numa promoção de 395 (Preço dela era R$1004,00), e precisei acionar a garantia e voilá, tomei um chá de cadeira de 1 mês.

      1. Eu comprei em uma viagem, aqui os preços são realmente impraticáveis. Bom saber do pós-venda, jurava que era bom…

    3. É Victorinox mesmo, nem percebi o typo haha

      Legal esse Mar Cadernos, vou dar uma olhada quando precisa comprar um novo, como o Frederico comentou os Cíceros estão ficando caros também.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!