Google usa inteligência artificial para combater mensagens de “bom dia” do WhatsApp


23/1/18 às 9h44

Há muitas similaridades entre Brasil e Índia quando o assunto são hábitos em tecnologia. Um deles é a preferência pelo WhatsApp. Outra, o modo de uso do app.

Segundo o Wall Street Journal, o Google desenvolveu um algoritmo com base em inteligência artificial e um grande banco de imagens para usar no app Files Go a fim de detectar e apagar automaticamente as famosas mensagens de “bom dia”. Segundo a empresa, elas contribuem para a escassez de espaço nas memória dos celulares indianos.

Em entrevista ao jornal, Josh Woodward, gerente de produtos do Google, disse que “Tentamos desconstruir o que é o DNA de uma boa mensagem de ‘bom dia’ por meses. Deu muito trabalho para acertarmos”.

Uma pesquisa da Western Digital apontou que cerca de 33% dos smartphones em uso na Índia ficam sem espaço de memória diariamente. Nos Estados Unidos, esse percentual cai para 10%. Na Índia, smartphones com 8 GB de memória — consequentemente, muito baratos — são muito populares, o que motivou o Google a investir na criação de uma variante adaptada a hardware fraco do Android, chamada Android Go, e uma suíte de apps “Go”, mais leves e com menos recursos.

O Files Go está disponível no Brasil também. Para dicas de como lidar com a falta de memória no smartphone, dê uma lida nesta matéria.

Acompanhe o Manual do Usuário por e-mail (newsletter), Twitter e Telegram.

80 comentários sobre “Google usa inteligência artificial para combater mensagens de “bom dia” do WhatsApp”

  1. Boa noite ? kkkkk será que vai ter fim mesmo ???? vai facilitar apagar essas imagens ou fazer limpeza no celular ????????

  2. Segundo o WhatsApp é “criptografia ponto a ponto” (será mesmo?). Será que foi feito em padrão de bytes?

    1. O Files Go atua na galera do aparelho, não no WhatsApp. E, de qualquer forma, a criptografia sendo de ponta a ponta significa que nas duas pontas o conteúdo é decodificado — e, portanto, legível :)

      1. Concordo em partes. Vai depender do ponto de vista da especificação. Os processos Androids não interferem uns nos outros de forma direta, por questões claras de segurança, caso o Files GO não seja um recurso nativo do SO Android, violaria, ao meu ver, esta premissa. Quanto a criptografia ponto a ponto, é preciso pensar em no mínimo em duas possibilidades: descriptografar ao receber a mensagem ou descriptografar a cada exibição? Cada abordagem tem prós e contras (imagina se os dados fossem gravados cifrados a violação). Mas de maneira geral é um cenário invasivo, cada um é responsável pela sua própria gerência de recursos.
        Abraços

  3. Cara é tanta hipocrisia, muitos desejam bom dia via Zap e desviam o olhar no trabalho, nas ruas, etc.. Já deu no saco aquelas xícaras de café com mensagem de bom dia .. O mundo está carente de calor humano !

  4. Whatsapp android deveria ser como do iphone e não salvar as imagens, gifs e vídeos recebidos na memória do celular. Só deveria salvar se i usuário realmente desejasse. Muiti melhor e evita o trabalho da limpeza constante no aparelho. Um desperdício de tempo e memória rs

  5. O povo quer ficar mais atualizado !! Mas na verdade estão ficando mal educados ! São apenas cumprimentos!! Não gosta de receber bom dia da mãe! Mas morre ao ver uma mensagem de boa noite do peguete!! Achei sem graça!

    1. o pessoal que gosta de mandar imagens de bom dia no WhatsApp pode muito bem usar o WhatsApp Status para isso ao invés de lotar a memória de todo mundo

    1. Mas o pessoal que gosta de mandar imagens de bom dia no WhatsApp pode muito bem usar o WhatsApp Status para isso ao invés de lotar a memória de todo mundo

  6. Acho que tem alguém que tem a profissão de criar essas porcarias de mensagens de bom dia boa tarde e boa noite do pode

    1. Exatamente.
      Na minha mente bem um grupo de velhinhas numa sala, todas com o Power point, distinguindo qual será a mensagem de hoje.

    1. Eu ja dou block na primeira vez que recebo esse tipo de mensagem. Só pra ter idéia minha mãe tá bloqueada.

  7. Ola gente, abre o WsApp
    Clica em cima dos três pontinho, em alto a direita
    Escolhe configuração
    Escolher a matéria: vídeo, foto, ou áudio
    Desmarca o que não querem salvar.
    Pronto..o app não salva mais os itens.

  8. Não me preocupo com isso. Simplesmente marco com estrela o que me interessa e apago todo o restante limpando a conversa.

  9. Lol, se isto virar um recurso padrão, minha tia vai estranhar que ninguem mais recebe mensagem dela.

  10. É só fazer uma faxina no celular existem apps que facilitam esse processo depois que terminar só desinstalar

  11. Eu particularmente, preferiria que o WhatsUp tivesse uma opção para só salvar aquilo que eu PEDIR pra salvar.
    Me pouparia de encontrar minha galeria cheia de lixo.

    1. Mas tem, é só você olhar nas configurações e pedir pra ele não baixar automaticamente. Por que se você baixa tem que salvar em algum lugar, não tem como não ser salvo.

      1. Viu que o problema é o usuário e não os apps ou o sistema? A pergunta dele
        já existe solução há muito tempo.

      2. Acho que ele quis dizer Salvar. Porque se você visualizar ele já baixa. Acho que ele queria ver e escolher se salva ou não.

          1. Acho que é isso mesmo. Ele deve estar falando de uma configuração tipo so telegram ou messenger que vc visualiza mas não baixa.

          2. Telegran também baixa, unica diferença é que ele esconde e não deixa aparecer na sua galeria. Depois olha as pastas do sistema, vai ta tudo la em uma versão menor claro.

          3. Mas você pode configurar o telegram para apagar tudo sozinho depois de alguns dias, e ao contrário do WhatsApp, você pode baixar de novo o que apagar

      3. Não é questão de “não baixar automaticamente”. Isso eu já configurei.
        O problema é se eu quiser ver ou ouvir uma foto, vídeo ou áudio eu preciso baixá-lo. E depois deletar. Bastaria me mostrar o conteúdo e não guardá-lo automaticamente.

        1. Vc ver, ouve ou assiste. Ai quando terminar basta deletar ali mesmo no app, ele vai perguntar: deseja deletar da sua galeria? Marque sim e pronto. Isso resolve o problema mas não é o que vc quer realmente, seu desejo está mais para algo parecido a uma página web onde o conteúdo é carregado na RAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *