Lista de instâncias brasileiras do Mastodon

A venda do Twitter ao bilionário Elon Musk provocou um êxodo de usuários preocupados com o futuro da rede para o Mastodon, uma alternativa descentralizada e de código aberto.

O Mastodon se parece com o Twitter, mas é diferente em alguns aspectos principais. Talvez o mais importante dele seja a descentralização. Em vez de um lugar central para se cadastrar, como ocorre no Twitter, no Mastodon existem instâncias, ou servidores diversos, que são independentes, mas que podem se comunicar entre si.

A melhor analogia é o e-mail. Alguém com um e-mail no Gmail pode se comunicar com outra pessoa que usa o Hotmail, ou que tem um servidor/domínio próprio.

Tanto é assim que, no Mastodon, o “nome de usuário” sempre vem acompanhado do endereço da instância. O perfil do Manual do Usuário, por exemplo, é @manualdousuario@masto.donte.com.br.

A escolha da instância é importante por dois motivos:

  1. Cada instância tem regras próprias de moderação, de aceitação de novos membros e de relacionamento com outras instâncias. Instâncias grandes e genéricas, como a mastodon.social (a mais popular do mundo), não diferem muito da experiência do Twitter.
  2. Ao contrário do e-mail, a instância oferece interação entre seus membros. Numa analogia urbana, é como se a instância fosse um condomínio e todos esses condomínios formassem uma cidade. Existe uma linha do tempo extra, a local, com toots (como são chamados os posts no Mastodon) dos membros da instância. Por isso, é legal participar de uma com que se tenha alguma afinidade — pode ser temática, geográfica ou de idioma.

Abaixo, há uma lista com as instâncias brasileiras ativas e o estado delas no momento:

  • bantu.social: Aberta para novos cadastros, sujeito a revisão manual da administração.
  • bolha.us: Aberta para novos cadastros, sujeito a revisão manual da administração.
  • colorid.es: Aberta para novos cadastros, sujeito a revisão manual da administração.
  • conversafiada.net: Aberta para novos cadastros, sujeito a revisão manual da administração.
  • cuscuz.in: Aberta para novos cadastros, sujeito a revisão manual da administração.
  • masto.donte.com.br: Fechada para novos cadastros.
  • mastodon.com.br: Fechada para novos cadastros.
  • ursal.zone: Aberta para novos cadastros, sujeito a revisão manual da administração.

Independentemente da instância escolhida, leia as regras dela antes de começar a postar. Pode parecer bobagem — e é algo que ninguém faz no Twitter —, mas no Mastodon as regras da instância são importantes e levadas a sério pelos administradores.

Para entender melhor o funcionamento do Mastodon, leia esta matéria do nosso arquivo.

Lista de instâncias atualizada em 7/11/2022.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia as diretrizes e dicas.

31 comentários

  1. Tem alguma instância hospedada no Brasil? Se não, bem que USP (ou instituição parecida) podia administrar uma…

  2. Uma pequena sugestão: a lista também poderia incluir uma curta descrição dos assuntos e do objetivo e/ou do público alvo de cada instância.

  3. Não tem a mínima chance de isso ganhar popularidade e volume.
    Vai ficar nichado, e olhe lá.

    Você vai se cadastrar (criar um email) no masto.donte.com.br ou no mastodon.com.br e a primeira coisa que vê é a mensagem altamente convidadativa: “As inscrições pro Mastodonte estão fechadas no momento”. No primeiro ainda tem a ameaça: “Usuários que não respeitem as regras serão silenciados ou suspensos, dependendo da severidade da violação”.

    1. masto.donte.com.br ou no mastodon.com.br ficam hospedados nos EUA: a justiça brasileira não tem jurisdição legal (para, por exemplo, fazer respeitar Marco Civil)

  4. Eu sigo lendo sobre esse Mastodon mas me parece muito complicado por ser particionado. Ai leio que isso ou aquilo é sujeito à moderação e tals. Qual a vantagem de sair do twitter e ir-nos-íamos um lugar com tantas regras? Sei que uma hora vou experimentar mas, por enquanto, quanto mais leio mais sinto preguiça.

    1. Mas é justamente a falta de regras do twitter contra nazi e derivados que fez o pessoal se interessar ao mastodon. Mas se isso for um problema é provável que tenha alguma instância mais “velho-oeste” por aí

    2. Não é só isso. Cada servidor tem suas próprias regras, normalmente moderado por um único ser “todo-poderoso”, que pode ou não definir que usuários irão ou não ser bloqueados, e quais outras instâncias serão ou não bloqueadas. Desse jeito só serve para os donos dos servidores massagearem o próprio ego aplicando regras arbitŕarias da cabeça deles.

      1. Essa é uma generalização injusta. Existem instâncias muito bem moderadas — arrisco dizer que a maioria é assim.

        Se analisar bem, não é nada muito diferente do Twitter, só que pulverizado e em escalas bem menores. A diferença é que no Twitter as regras são feitas para “massagearem” o bolso dos acionistas.

        Ah, e no Mastodon, caso você discorde das regras de uma instância, pode migrar para outra ou mesmo criar a sua. No Twitter, é aceitar ou aceitar.

        1. isso mesmo: geralmente existem grupos grandes que moderam conteúdo em instâncias “boas”/grandes (só o “dono” modera conteúdo em instância pequenininha…)

      2. Venho do futuro e o qud você disse se aplica muito mais ao twitter de hoje que a qualquer instância popular do mastodon

    3. e lembro: qualquer usuário de qualquer instância pode seguir ou ser seguido por qualquer usuário de qualquer outra instância (desde que as instâncias não se bloqueiem)

  5. Ghedin, li várias pessoas compartilhando problemas de segurança no mastodon, especialmente porque o ‘sysadmin’, a pessoa que levantar o servidor da instância, pode acessar o banco de dados do servidor e ler tudo que é publicado lá, inclusive mensagens diretas entre usários que são salvas como texto simples não criptografado. O próprio perfil oficial já falou sobre isso e disse que é ‘teoricamente possível’ apesar de não ser uma função dada pelo programa. https://twitter.com/joinmastodon/status/1518741793873047552?t=v8IVS7TEmzotKznONMa4og&s=19

    Você montou uma instância do Manual? Tem informações sobre como isso poderia funcionar?

    1. É isso mesmo: o administrador da instância tem acesso a tudo. Do seu lado, como usuário, é importante conhecer quem administra a instância (e confiar minimamente nessa pessoa) e tomar cuidado com o que publica lá (não dá para ter conversas confidenciais na DM do Mastodon; existem outros aplicativos mais adequados para isso).

      Eu (e o perfil do Manual) estamos na masto.donte.com.br.

      1. Confiar minimamente na pessoa do sysadmin é maximamente impossível. Como se pode confiar em alguém que não se tem a minima ideia de quem é?

        Eu ainda não estou convencido que se submeter ao arbítrio de alguém pode ser minimamente aceitável.

        1. Acho que isso vale para qualquer espaço online – inclusive o próprio Manual. Se estamos aqui, confiamos em quem cuida do espaço.

          Sou da regra que a melhor regra de segurança é a própria pessoa que faz – de preferência sem ninguém saber o que vai fazer e como.

          Lembremos que um Mastodon, Twitter ou redes sociais similares tem estrutura similar a de fóruns, então a segurança sempre será baixa quando falamos em comunicação entre pares.

        2. Geraldo, no Mastodon uma das lógicas mais importantes é a de comunidade. Pessoas com relação com outras pessoas. Confiar no trabalho de quem administra uma instância é importante, assim como confiar em quem está na instância pois são essas pessoas que fazem o ambiente seguro e o torna agradável. Por isso conhecer minimamente a instância pelas regras é importante.
          Que eu saiba, as DM no Twitter tb não são criptografadas e apesar de ser uma empresa isso por lá não é um problema… assim como nunca foi um problema nos meus 4 anos, seja pra mim ou para outros que estão por lá.
          Se aventurar num espaço de confiança na internet, inclusive na questão d e privacidade, parece que doido, mas fazemos isso a todo momento.
          Mas de certo você não usará DMs para conversas entrementes críticas e possivelmente nenhum administrador vai querer fuçar o banco de dados pra bisbilhotar suas mensagens (todos que eu conheço tem até pavor de mexer em bd pra att a instancia, quem dirá ficar olhando rsrs)

        3. Provocação: você então confia em quem no Twitter? Jack? Elon? Algum admin é seu/sua amigo/a?

          Indo além: no Mastodon se sabe que alguém com acesso ao banco de dados *pode* acessar seus dados; você ao menos sabe que no Twitter o inverso é verdadeiro ou assume que a ausência de informação implica na garantia de segurança e privacidade?
          Segurança por obscuridade não é segurança, é fé cega. (argh, capacitismo? alguma sugestão de expressão pra substituir “fé cega” nesse contexto? desde já agradeço!)

          Não seria melhor ter fé em alguém que vc conhece e com quem conversa do que com um ideal inalcançável, uma entidade, um ídolo (num sentido mais literal da palavra)?

          Essa é uma diferença importante no Mastodon (e em redes federadas em geral): enquanto numa rede centralizada há um distanciamento daqueles que a administram e aqueles que a utilizam; numa rede federada esses dois grupos *podem* ser muito mais próximos porque as instâncias não *precisam* ser gigantescas. Por isso (entre outras razões) muitas instâncias limitam sua capacidade máxima de usuários.

          1. Resumindo: tão preferindo confiar num sysadmin qualquer (que pode ver tudo que vc faz), do que nas bigtechs, porque as bigtechs são centralizadas e os donos bilionários podem ver tudo que vc faz. Tá serto.

          2. @ André

            Você confia em mim quando publica um comentário aqui. Tenho o seu e-mail e só não tenho o IP por opção — poderia coletá-lo também. Viu como isso pode funcionar?

      2. Não é bem assim: sysadmin não tem acesso ao conteúdo de mensagens, é como um servidor de e-mail

        1. Ele tem acesso sim.

          Da política de privacidade do Mastodon (grifos do original):

          Please keep in mind that the operators of the server and any receiving server may view such messages, and that recipients may screenshot, copy or otherwise re-share them. Do not share any sensitive information over Mastodon.

          1. isso não trata mensagens diretas, amigo (que são como e-mail)

          2. @ Felipe

            É sim, você está equivocado.

            Se não, por favor, aponte-me um local que informe expressamente que o Mastodon tem mensagens diretas criptografadas.

  6. Eu queria fazer parte da masto . donte, mas já que não dá, sigo na mastodon . online mesmo.