EUA e aliados espionam usuários de celulares via notificações push
O senador norte-americano Ron Wyden enviou uma carta pública (leia na íntegra) ao Departamento de Justiça avisando a todos que Apple e Google entregam dados de notificações push associados a celulares de indivíduos a agências governamentais de outros países.
À Reuters, que deu esse furo, uma fonte anônima afirmou que agências dos EUA também pedem esses dados e que os outros países são “democracias aliadas aos Estados Unidos”.
A parte mais chocante é que, quando questionada pela agência de notícias, a Apple informou que a carta de Wyden deu a ela uma abertura para compartilhar mais detalhes de como governos monitoram notificações push.
“Neste caso,” disse a Apple em nota, “o governo federal [dos EUA] nos proibiu de compartilhar qualquer informação.”
Notificações push passam necessariamente por servidores da empresa dona da plataforma — no caso, Apple (iOS) e Google (Android). Em um texto de janeiro de 2023, o pesquisador francês David Libeau explicou por que “notificações push são um pesadelo de privacidade”.
Não bastasse serem um incômodo/gatilho de ansiedade e, a depender das circunstâncias, devorarem a bateria, notificações push agora são um risco à nossa privacidade.
Após a revelação do escândalo, a Apple atualizou as diretrizes para procedimentos legais nos EUA. O documento agora traz um tópico que diz:
Quando os usuários permitem que um aplicativo instalado receba notificações push, um token do Apple Push Notification Service (APNs) é gerado e registrado àquele desenvolvedor e dispositivo. Alguns aplicativos podem ter vários tokens APNs para uma conta em um dispositivo para diferenciar entre mensagens e multimídia.
O ID Apple associado a um token APNs registrado pode ser obtido com uma intimação ou maior processo legal.
O Google só libera esses dados com uma ordem judicial. A Apple poderia aprender isso com eles.
Passada a perplexidade dessa descoberta, ficam algumas perguntas. A principal é: o que mais o governo norte-americano proíbe a Apple e o Google de divulgarem em seus relatórios de (supostamente) transparência? Via Reuters, Washington Post (em inglês).
Cada vez mais convencido q o melhor caminho é a vida desconectada. As vantagens da tecnologia já não são nem de longe razoáveis para o nível de exposição e vigilância.
“Ain, mas ngm liga para oq vc faz” pode não ligar msm mas sabe aquela máxima se tem placa tem história? É por aí, se não tivesse nenhuma utilidade as bigs iriam inventar alguma história de não ser viável e tal.
Se não sei para oq pode ser usado, melhor não usar
Por isso que tem de banir o tik-tok. Tu simplesmente não sabe o que governos autoritários fazem com a informação de empresas que, por estarem nesse pais, acabam tendo de ceder.
Espera… apple?
Opa, desculpem. Novamente confundi paranoia com realidade :/
Mas nesse caso não se preocupem. Todos usam apple porque é justamente a que valoriza o anonimato. Tá tudo bom, é apple. Não precisa mudar nada não. Todos amamos você.
E tem essa ainda, né? A hipocrisia da caça às bruxas que os norte-americanos fazem com o TikTok. Mesmo antes dessa bomba já era algo… curioso, com o histórico da NSA e as revelações do Snowden.
Aproveitando o assunto. To com um dumbphone faz mais de um ano. Mas tenho pensando em voltar a usar um smartphone com o máximo de privacidade e algum conforto. Existe algo mais eficiente que um smartphone básico com Lineage OS + F-Droid para um proletário?
Depende do teu celular. Não existe nada mais seguro que o GrapheneOS, mas ele só roda em Pixels, ironicamente, do Google.
Isso, GrapheneOS em um Pixel parece ser a melhor experiência no mundo Android “degoogled”. De qualquer forma, você estará bem servido com o LineageOS e o F-Droid. Sugeriria colocar a Aurora Store nessa mistura — com ela, você consegue baixar aplicativos gratuitos da Play Store de forma anônima.
Muito bom! To rindo…de nervoso, inclusive.