4 maneiras de burlar paywalls de sites de jornais
Indiquei na newsletter de sábado uma boa matéria com dicas de conservação para reutilizar máscaras PFF2. Alguns leitores reclamaram que não conseguiram ler porque bateram no paywall do jornal O Globo. Ops! E aí teve o caso bizarro da Folha de S.Paulo, que deu um serviço de como doar para ajudar as vítimas das enchentes em Petrópolis (RJ), mas escondeu o texto atrás de um paywall. Oi?
Um paywall poroso, ou seja, daquele tipo que te deixa ler algumas notícias, costuma ser ativado por um código JavaScript, uma linguagem de programação que é executada localmente, pelo seu navegador no seu computador. Para burlá-lo, pois, basta neutralizar esse código antes dele ser executado.
Não é ilegal?
Não é. E imoral? Aí acho que varia de pessoa para pessoa. Não vou entrar no debate ético aqui — afinal, este é um post com uma dica prática e rápida, e só.
Existem quatro formas de se fazer isso. Elas estão listadas por nível de dificuldade, da mais fácil à mais complexa.
1. Instale uma extensão
O Marreta, quebrador de paywall hospedado pelo Manual do Usuário, oferece extensões para Chrome e Firefox. Basta instalá-la e usar o botão da barra de endereços ou a opção no menu de contexto de um link.
2. Use o Marreta, 12ft, Archive.is ou SemPaywall Leia Isso
Marreta, 12ft, Archive.is e SemPaywall Leia Isso são sites que fazem o trabalho pesado de burlar os paywalls porosos.
Atualização (setembro/2025): O 12ft foi derrubado por veículos jornalísticos estadunidenses.
Atualização (julho/2024): O Leia Isso encerrou suas atividades.
Há duas maneiras de usar ambos:
- Copie a URL (endereço) do conteúdo com paywall, acesse o site do Marreta,
12ft, Archive.is ou SemPaywallLeia Issoe cole a URL no campo correspondente. - Adicione
marreta.pcdomanual.com/p/,,12ft.io/archive.is/ousempaywall.com/antes do endereço que você deseja burlar o paywall. Se esta página em que você está tivesse um paywall, você teria que entrar no siteleiaisso.net/marreta.pcdomanual.com/p/https://manualdousuario.net/dica-como-burlar-paywalls/, por exemplo.
3. Desative o JavaScript (ou use o modo leitura)
Lembra que o JavaScript é uma linguagem executada (a princípio) no navegador, no seu computador/celular? Os navegadores permitem desativá-lo, e isso neutraliza o funcionamento dos paywalls porosos.
No Safari, por exemplo, basta entrar nas opções (Command + , (vírgula)), ir à aba Segurança e desmarcar a opção Ativar JavaScript.
O Firefox, curiosamente, tirou essa opção das configurações. Hoje, para desativar a execução de JavaScript nele, é preciso acessar o about:config, procurar a entrada javascript.enabled (use a pesquisa) e alterar seu valor para false.
Tenha em mente, porém, que ao fazer isso outros recursos da maioria dos sites podem quebrar — alguns sequer abrem sem JavaScript. A extensão NoScript (somente para Firefox) permite fazer uma configuração granular, ou seja, escolher quais sites podem executar códigos em JavaScript e quais não podem. Funciona muito bem, mas é um bocado trabalhoso.
Uma alternativa mais simples e direta é ativar o modo leitura na página do conteúdo que deseja ler clicando no ícone de uma folha, dentro ou perto da barra de endereços do navegador. (Esse recurso existe no Firefox, no Safari e provavelmente em todos os navegadores mais populares com exceção do Chrome.) O modo leitura filtra apenas o conteúdo da página e o exibe em uma formatação limpa e legível — sem JavaScript, logo, sem paywall poroso.
4. Bloquear scripts específicos
Usando extensões que bloqueiam conteúdo, como a uBlock Origin (Chrome, Firefox) ou 1Blocker (Safari), é possível bloquear o carregamento do JavaScript responsável por disparar o paywall.
É um tanto trabalhoso, porque um site pode ter dezenas de scripts rodando em paralelo e nem sempre eles têm nomes óbvios ou desempenham apenas uma função. Por outro lado, esse método dá ao usuário controle total da experiência — além dos scripts de paywall, dá para remover elementos da interface, anúncios e outras coisas indesejadas.
No caso d’O Globo, por exemplo, na data da publicação desta dica o JavaScript responsável pelo paywall está localizado no endereço https://static.infoglobo.com.br/paywall/js/tiny.js. Basta bloqueá-lo para que os conteúdos escondidos atrás do paywall, como aquele das orientações para o uso de máscaras PFF2, sejam exibidos em toda a sua glória no seu computador ou celular.
Site que também está funcionando:
https://www.removepaywall.com/
Ele traz várias opções de cache para abrir o link
DEU SUPER CERTO O ARCHIVE.IS. MUITO OBRIGADO
Desativar o JavaScript só funciona em páginas onde o conteúdo já está disponível na página. No caso desse site, você precisa ser assinante para que o servidor lhe mande o conteúdo.
Lamento informar, que mesmo lendo e relendo e assistindo o vídeo eu não conseguir acessar a seguinte matéria da revista Piauí: https://piaui.folha.uol.com.br/infancia-celulares-redes-sociais-escolas/
A revista piauí usa paywall rígido. Não dá para burlar.
Pra mim, a maneira mais fácil é aquela em que você clica na notícia e assim que acessa a página e ela carrega, você muito rapidamente desliga o sinal de wi-fi.
Pra mim, não tem método melhor e mais prático.
Muito interessante... Fiz um script que grava as páginas dos jornais Estadao e Folha de SP. Grava o conteúdo útil sem execitar o javascript embutido.
#!/bin/sh echo "Entre com a URL da pagina" read url echo "Nome do arquivo final" read arq wget -O /tmp/$arq.html "$url"cat /tmp/$arq.html | sed 's//\n&/g' | sed 's//\n&/g' | sed 's/ /\n&/g' | sed 's/ /\n&/g' | sed 's/ /\n&/g' | sed 's/ /\n&/g' | sed 's/ /\n&/g' | sed 's/ /\n&/g' | sed 's/ /\n&/g' | sed 's/ /\n&/g' | sed 's//\n&/g' | sed 's/ /\n&/g' | sed 's/ /\n&/g' | sed 's//\n&/g' > /tmp/temp.html
rm -f /tmp/Arq.$arq.html
sed 's/.js/naojavascript/g' /tmp/temp.html > /tmp/Arq.$arq.html sed -i '/mold-assine/,+6 d' /tmp/Arq.$arq.html sed -i '/inline-block perfil/,+51 d' /tmp/Arq.$arq.html rm -f /tmp/$arq.html
echo "Arquivo final: /tmp/Arq.$arq.html" /usr/bin/firefox /tmp/Arq.$arq.html
O que eu não encontro é uma forma de burlar o paywall da Revista Cult, eles usam um trem bem resistente.
A Revista Cult é bem resistente, mas apenas para seus artigos mais recentes, pois encontrei paywalls da Cult burlados até por volta de 19/ jan / 2024, a partir daí estamos sem solução para o novo paywall.
leia isso.net/ simples assim!
Dicas muito boas. Achei mais fácil de usar a n° 2. Não foi necessário digitar algo a mais no link da página copiado.
Eu tinha visto um reels disso no insta, dai hoje me deparei com uma situação dessas quando estava tentando entrar num artigo falando sobre justamente mascaras PFF2 e outras para uso em caso de "proteção biológica." ( Contra virus etc) Enfim... GRATIDÃO!
cara muito obrigadaaaaaaaaaa meu salvou p krl!!!!!!!!!!!!!!11111!!!
Pessoal existe um navegador muito bom que oferece além do bloqueio de anúncios também o bloqueio de scripts que é o BRAVE é só pesquisar "brave download" e baixá-lo e depois no ícone do leão e escolher "Bloquear scripts" e pronto. Link: https://brave.com/pt/ Pode ficar tranquilo é confiável e leve. Muito obrigado.
precisa de uma atualização, infelizmente parece ter caído o 12ft.io no final de agosto (dia 30)
Mais uma dica pessoal, outra forma de burlar paywalls é ir para outros jornais que não possuem paywalls, talvez blogs e outros sites e afins. Ultimamente, quando quero saber algum notícia geralmente informo-me no manualdousuario, Youtube, Twitter, Facebook, Instagram. Se não houver muitos leitores que acessam esses site, talvez pensem em retirar esse recurso de conteúdo pago. Outra forma bem legal é que existem alternativas como https://www.printfriendly.com/
Existe a forma de você acessar determinadas páginas com web cache, não sei se esse método funciona para toda página, mas funciona em alguns casos. Você clicar no botão direito cache antes de abrir um link e geralmente funciona. Como disse, só não sei se para todos os casos. Como foi comentado aqui uma forma de burlar paywalls essa seria uma forma.
Outra forma seria remover o elemento da página através de um ctrl+i que vai na ferramentas de desenvolvimento e você dar um click em del e deleta cada elemento da página. Geralmente para isso tem coisas como Ublock etc.
Dicas perfeitas! Obrigada! Agora posso aproveitar as leituras sem tanta propaganda pulando na tela.
Ou abra na guia anônima do navegador.
não funciona...
Encontrei um que desbloqueia até o Valor Econômico:
https://possoler.tech
Basta instalar a extensão, adicionar o script nela e entrar diretamente nos sites.
Eu estou usando esse site https://outlinetts.com/ parece que é o novo outline!
galera recomendo muito esse site, parece que vai substituir o antigo outline https://outlinetts.com testem e vejam voces mesmos a CNN e o G1 funcionam como balas :)
Achei… estranho? Esse novo Outline (que não dá para saber se tem ligação com o antigo, desativado) tem uma parte sobre divisão de receitas com sites. A gente já viu esse filme (Pocket, Brave) e não deu certo. No mínimo, soa como a um sequestro da receita potencial dos sites de notícias ou de parceria forçada -- muitas vezes, os sites de notícias nem sabem que o serviço existe ou não querem estabelecer relações comerciais com ele.
Como já comentaram abaixo, muitos leitores de feeds RSS costumam quebrar essas paywalls sozinhos.
É feio e sem sincronização, mas o HandyNewsReader (https://play.google.com/store/apps/details?id=ru.yanus171.feedexfork) é um bom leitor de RSS local e quebra paywalls da maioria dos jornais.
Rodrigo, o site outline.com ate ontem fazia este servico. Dava para contornar os paywalls de varios sites. Contudo, o site outline.com parece que foi desativado
Também reparei nisso, Luiz. Não sei dizer se é temporário ou permanente. De qualquer forma, ainda tem o 12ft.io, indicado ali embaixo pelo Davi.
Tem também o https://archive.is/ que funciona inclusive com paywalls mais cabreiros.
Tem um site que pode ser útil também. Segue https://outline.com
Parou de funcionar
Ai, Ghedin, quero acesso ao conteúdo pago do MdU, mas sem pagar, tá? Ensina aí, vai.
Você já tem. O Manual tem um programa de assinatura, mas todo o nosso conteúdo é aberto/gratuito.
Cries in telegram group...
Eu pago há vários anos uma assinatura do Estadão... me parece ÉTICO, mas no Brasil, sou considerado trouxa por isso.
Pagar pelo entulho do Estadão, que ja recebe pela publicidade que impõe aos leitores (inclusive assinantes) e ser trouxa no Brasil e mais 174 países!
ué, por que entrou na página então? e quem é ético mesmo não fala que é
Outra possibilidade, para quem já tem o uBlock Origin: Quando você clica naquele botão do escudo do navegador, lá na barra de extensões. Embaixo do nome do site tem um botão específico, no canto direito, que só desabilita o javascript. Assim, com dois cliques já resolve o problema. Funciona também no celular, mas tem alguns cliques a mais para chegar nesse botão.
Eu costumo usar o outline.com.
No Chrome, uso a extensão "Toggle JavaScript" que permite habilitar e desabilitar o JS rapidamente, em qualquer site: https://chrome.google.com/webstore/detail/toggle-javascript/cidlcjdalomndpeagkjpnefhljffbnlo
Tentem um bot do Telegram chamado Article Reader ( https://telegram.me/chotamreaderbot ) É só colar o link na caixa de mensagem e dar enter. Uma página Instant Read com o artigo é disponibilizada na msg seguinte. Se quiser, você pode ler no próprio Telegram. Tem mais uma coisa, no título do artigo é criado um link que abre o artigo no navegador, qualquer um com o link pode abrir e ler. Funciona no paywall da Folha e NY Times, pelo menos até esse instante.
Para ler artigos do New York Times, o Outline não funciona e o modo leitor do Firefox também não. Alguém já conseguiu uma solução?
Burlesco também não funciona.
Pelo que li uma vez - no próprio "ajuda" do Outline explica" -, existem paywalls que são "dentro" do servidor, não sendo porosos. O do NYT deve ser deste tipo.
Atrasado, mas acho que vale ainda.
Descobri que o Outline na época usava um filtro de endereço para evitar pegar notícias do NYT.
Usar uma URL encurtada, tipo pelo bit.ly ou digitar "shorten [o link que você quer]" no Duckduckgo, passava por esse filtro facilmente.
Btw, se alguém ainda gosta de usar o Outline, mas tá sofrendo com o fato de ter aparentemente saído do ar, o app Outliner (https://play.google.com/store/apps/details?id=mobi.largemind.outliner) ainda funciona pra maioria das soft paywalls.
uso modo leitura no Edge (Windows) ou Chrome (Android). Mas tb pressiono o ESC no Windows antes da pagina carregar completamente. E para quem usa Telegram, tem o bot pra transformar qualquer link em "modo leitura": @chotamreaderbot
Achei que fosse mencionar a dica mais famosa: o Outline, que tem site e extensão para os navegadores. Outra dica que uso é assinar o feed. Alguns portais famosos de notícias entregam o conteúdo completo no feed, mesmo de conteúdo pago, como é o caso de Veja, IstoÉ e blogs de O Globo, como o Lauro Jardim, por exemplo.
Pois é, senti a falta do Outline. Tinha a impressão que esse era o mais famoso, e também o mais prático - melhor do que instalar extensões de modo inseguro ou mexer nas configurações do navegador, que podem afetar outros sites. Basta copiar o link e colar lá no Outline, pronto.
Acho que mais prático mesmo é o modo leitura do navegador (caso ele tenha essa opção). Na verdade, o Outline é exatamente um modo leitura, né, só que rodando online.
É pq o outline parou de funcionar
Comentei no grupo do Telegram, mas tem o bypass-paywall-clean para o Chrome e o Firefox.
https://gitlab.com/magnolia1234/bypass-paywalls-chrome-clean - versão pro Chrome (imagino que funcione para outros browsers baseados no Chromium)
https://gitlab.com/magnolia1234/bypass-paywalls-firefox-clean - versão pro Firefox
Na minha experiência é muito melhor que o burlesco para os principais jornais brasileiros - Folha, Estadão, Valor Econômico, O Globo. Não há suporte para sites como a Gaúcha ZH ou o Nexo, mas acho que é mais por falta de interesse da comunidade e dos devs. Quando eu tentei usar o burlesco nesses dois sites, ele não funcionou. Gosto do Nexo, então paguei. Mas não consigo justificar gastar na GaúchaZH por não ser da região.
Na loja do firefox: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/bypass-paywalls-clean/
Instalei o Bypass Paywalls Clean e percebi que os vídeos do G1 pararam de funcionar. Desativei a extensão pra ter certeza e os vídeos voltaram. Por enquanto, estou gostando mais do Burlesco,
Estranho. Eu tenho esse problema, é verdade, mas tem um slider pra desativar por domínio. O uBlock origin também bloqueia coisas do GloboPlay, então tenho que desativar nos domínios da Globo.
Outra extensão muito boa é o "Posso ler?" que é mais atualizado que o Burlesco.
Nas respostas do mesmo post do Twitter tem essa outra pérola. Parabéns aos envolvidos.
Na defesa do diabo, o post não era opinião, editorial ou escrito por alguém da Folha. Era um espaço pro instituto Palavra Aberta, que postou no seu site e na Folha.
https://www.palavraaberta.org.br/artigo/por-que-acesso-a-informacao-ainda-e-um-problema-global
Esses conteúdos de terceiros sempre passam pelos olhos de um editor. Qualquer coisa que saia no site da Folha, mesmo que não seja de autoria de alguém de lá, é de responsabilidade da Folha.
Pra quem usa o ublock Origin, basta colocar paywall como se fosse um filtro novo, na aba "Meus filtros".
Um último que encontrei e tem funcionado até nos mais insistentes é o https://12ft.io
Muito bom, acabei de adaptar um bot pro Telegram pro 12ft quando vier respostas negativas ou inválidas do Outline. ;)
E muito bom eu aprendi muito.
E muito bom eu aprendi muito e sei que não e muito fácil e da muito trabalho