Windows 10 será gratuito para todos, até piratas


18/3/15 às 9h46

Terry Myerson, chefe da divisão de sistemas operacionais da Microsoft, anunciou durante a WinHEC, evento da empresa em Shenzen, China, que o Windows 10 será gratuito para todo mundo, inclusive aqueles que usam versões piratas do sistema.

Até então era sabido que o Windows 10 seria gratuito para usuários dos Windows 7, 8 e 8.1, mas apenas de cópias legítimas. O local escolhido para fazer anúncio não foi ao acaso: a pirataria na China é enorme e a base instalada está defasada — dados recentes do StatCounter indicam que 30% dos computadores chineses ainda rodam Windows XP.

Não é a primeira vez que o Windows sai de graça; as versões 8.1 e 8.1 Update foram gratuitas àqueles que tinham comprado o Windows 8 — e esse, foi lançado a um preço promocional de R$ 69 para quem já tinha uma licença original dos Windows XP, Vista ou 7. A gratuidade para usuários piratas, porém, é inédita, fruto da nova estratégia de Satya Nadella que foca no faturamento em cima de serviços e nuvem.

Atualização (20/3, às 8h50): A Microsoft confirmou essa notícia, mas no comunicado enviado à imprensa deixou algumas dúvidas. Parece que usuários piratas serão elegíveis à atualização, mas continuarão… piratas (?).

Assine o Manual do Usuário

Ao acessar este blog, você não é rastreado ou monitorado por empresas como Google, Facebook e outras de publicidade digital. A sua privacidade é preservada. O Manual do Usuário tenta viabilizar-se por métodos alternativos e éticos. O principal é o financiamento coletivo. Colabore — custa a partir de R$ 9 por mês:

Assine no Catarse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

33 comentários

  1. mas eu li em um canto que vai ter de ter UEFI para poder usar o Windows 10, isso vai limitar demais o uso não?

  2. Muito bom! Só fico triste pelo fato de ficar cada dia mais raro ver nego chamando a Microsoft de Micro$oft por aí. Me divirto muito com esse tipo de comentário!

  3. Ja tinha lido em vários locais essa essa mudança de rumo na Microsoft, mas ninguém dizia que já iriam liberar o windows 10 ‘di gratis’

  4. Comentários bipolares de uma mente dividida:
    – A procura pelo efeito Halo.
    – Xerox da estratégia alheia.
    – Um tapa na cara da pirataria.
    – Um tapa na cara de quem sempre pagou por Windows.

  5. Eu tenho o XBO e uso Windows 8.1. Confesso que fiquei tentado a testar a troca do meu Android por um Windows Phone com toda essa interação do Windows. Fiquei muito tentado…

  6. OBRIGADO ZEUS, OBRIGADO!!!! Já estava achando que iria passar noites em claro procurando cracks e baixando torrents escrotos. E a coisa seria triste, pois não existe mais comu do Orkut com o passo a passo…

    Acabei de ouvir essas palavras do meu vizinho…

    Fico feliz por ele, nunca usei nada pirata na vida. Piratas, tô fora!

  7. Tenho um notebook faz uns 3 anos. Veio com uma versão OEM do Windows 7, mas como tava atolado de tralha, não pensei duas vezes e coloquei uma versão pirata, mas zerada.
    Então quando lançou o Windows 8, não consegui adquirir no valor promocional…
    Desde então tenho pesquisado opções para comprar uma licença do Windows 8, já esperando que a futura versão fosse gratuíta, mas 300 e poucos reais ainda tá fora do orçamento, ainda mais para comprar software…

    Enfim, se realmente for gratuíto, ótimo! :D

    1. Você poderia (na verdade, pode) reinstalar o Windows 7 e usar sua chave, a que veio com o PC, não? A dificuldade aí é achar uma imagem da instalação do sistema, mas não é nada do outro mundo também… Eu fiz isso com o meu.

      1. O problema é que a etiqueta com o serial veio colado na parte de baixo do notebook e depois de tanto tempo de uso, ela simplesmente “apagou”. Eu até tinha pensado nessa possibilidade, mas assim que percebi isso fiquei com uma poker face :-|

      2. Parece que essas chaves são consideradas OEM e não dão acesso a baixar o ISO de sua versão do Windows 7 na página oficial.

        Para baixar imagem do Windows 7 hoje só com serial. Bronca.

  8. Empolgado aqui com Windows 10, tinha o Windows 8.1 aqui que veio com o Notebook, mas retirei pra fazer uma instalação limpa(tinha muita porcaria da fabricante).
    Agora é saber se o meu Notebook fraquinho vai ter um desempenho pelo menos igual com o 10 como tem no 8.1

  9. Caramba! A expectativa que estou no W10 está bem grande! E a mudança de postura da Microsoft como um todo! A funcionalidade que mais aguardo é o streaming de jogos a partir do Xbox One!

  10. Olha, não sei se foi na sorte ou o que rolou, mas meu Windows XPzão era piratex e comprei a licença do Windows 8 no lançamento e funcionou de boa. E nem fiz instalação limpa, joguei por cima e foi de boa.

    1. Na época li vários relatos do tipo. Talvez a Microsoft tenha feito vista grossa e liberado de boa para mais gente atualizar — na época, afinal, a política ainda era Windows = pago.

      1. Claro. E nunca ouvi nenhum posicionamento aberto da Microsoft assumindo isso. Chutar o pau da barraca e anunciar isso agora muda muita coisa e firma ainda mais o Windows as a Service, conforme o Sadia Nutella falou naquele evento de janeiro.

      2. Tinha um outro bug também em que ao fazer o upgrade para a versão com media center (ou algo assim) era possível fazer a ativação via telefone (com ligação internacional via skype) e o sistema ativava também a versão pirata que passava a ser vista como original.

      3. parece que só vai poder atualizar quem tem o Windows Home SP1 ou W8.1,
        quem tem o Professional não vai rolar.

    2. Tenho duas licenças de atualização do Windows 8, uma comprei pelo site da Microsoft e a outra comprei a caixinha em um ecomerce qualquer, as duas licenças fazem instalação limpa numa boa, inclusive comprei um SSD mês passado e instalou, mas na hora de ativar tenho que ligar no suporte da Microsoft, ativa numa boa, antes disso era só Windows pirata.

  11. Essa pegou todo mundo de surpresa. Uma coisa é atualização gratuita pra quem em algum momento deu dinheiro pra empresa, seja comprando o Windows OEM numa máquina nova ou na caixinha, agora *dar* o OS pra basicamente qualquer um? Caramba

    1. A verdade é que o Windows mesmo pago não é tão de graça assim… aqueles aplicativos-padrão como o do clima, por exemplo, tem publicidade. Talvez o de notícias, saúde e comida devam cobrar por destaque de conteúdo.

      Penso que “dando de graça” a Microsoft vai conseguir lucrar em cima de todo mundo, até do indivíduo que se recusa a comprar o produto.