Como usar o WhatsApp no computador

Alguns padrões que emergem entre os usuários são difíceis de entender. Um deles, para mim, é o uso do WhatsApp como ferramenta de trabalho, principalmente em tarefas que exigem um PC como escrita ou produção de vídeos, ou para gerenciar grupos na faculdade. Quando me vejo na situação, ter que alternar entre o teclado físico do computador e o celular apenas para conversar com alguém da equipe acaba sendo algo extremamente contraproducente. O problema é que quase sempre sou voto vencido na sugestão de uma alternativa.

E não é que elas faltem. A abordagem como a do Telegram e do Slack, com aplicativos móveis e web/desktop, existe e é melhor nesse cenário. Afinal, tenho a comodidade do teclado físico do mesmo dispositivo onde desempenho o trabalho e, de quebra, a companhia do app móvel quando não estou na minha estação. Mas vai convencer o povo. É difícil :-)

A solução é, então, levar o WhatsApp para o PC. Coisa que, como vim a descobrir, não é tão fácil. O WhatsApp só se conecta a um dispositivo por vez, logo coisas como o BlueStacks, que permite instalar apps Android em computadores Windows, não resolvem — nem sei se ele consegue manter seu número verdadeiro e, mesmo que sim, ao logar aqui seu smartphone é desconectado.

Abaixo, mostro quatro formas de poder usar o teclado físico e o conforto da tela grande do seu desktop ou notebook para conversar pelo WhatsApp — uma delas, oficial. Com exceção dessa última todas as dicas deste post são para Android. E o iOS, coitado, é o único não contemplado por nenhuma das quatro. Em alguma coisa relacionada a apps ele tinha que ser o pior, né?

WhatsApp Web, a solução oficial via código QR

Acesse o WhatsApp pelo navegador com a solução oficial.

Em janeiro de 2015 o WhatsApp oferece um “atalho” para usá-lo no navegador, a sua aguardada e ansiada versão web. É preciso manter o smartphone conectado para que o espelhamento, que contempla todas as mensagens e conversas, funcione. O recurso é compatível com Android, Windows Phone e BlackBerry, e exige a última versão do app.

Para usá-la, entre em web.whatsapp.com no Chrome (só funciona nele) do seu PC. Pegue o smartphone, abra o WhatsApp e aponte a câmera para ao código QR que aparece na página. Nessa mesma página há instruções específicas para cada plataforma de onde encontrar o lugar exato para fazer o scan; no caso do Android, entre no menu e, depois, toque em WhatsApp Web.

Se tudo correr bem, a conexão será estabelecida e você poderá conversar com seus amigos do WhatsApp via navegador, digitando no teclado físico e recebendo notificações.

Espelhamento da tela com Samsung e Asus

Outra saída é levar o smartphone ao computador fazendo o espelhamento total do Android — com suporte a teclado e mouse. Algumas fabricantes oferecem o recurso nativamente. A Samsung tem um negócio chamado SideSync e é bem avançado. Dá para espelhar a tela do smartphone no PC ou apenas levar o cursor do mouse e o teclado para a telinha do celular. O vídeo abaixo explica:

https://www.youtube.com/watch?v=HVvczhM5KxI

A Asus, com os recém-lançados Zenfone 5 e 6, também tem uma solução do tipo, o PC Link. O app replica na tela do computador a interface do smartphone e essa é totalmente interativa com mouse e teclado:

Zenfone 6 conectado ao computador via PC Link.

O único detalhe é que, no momento, o PC Link não entende letras acentuadas, então um “não” acaba virando “no” e “você”, “voc”.

Ambas as soluções resolvem se você tem um smartphone Samsung ou Asus. Mas e para as outras marcas?

PushBullet ou AirDroid

Aqui as coisas ficam um pouco mais complicadas, mas depois de pronta, é das mais elegantes. O PushBullet é um app gratuito bastante engenhoso que habilita um “diálogo” entre computador e smartphone. Com ele, é possível passar links, fotos, arquivos e outros materiais de um para outro de um jeito bem elegante.

O Quick Reply for PushBullet é um app que depende do PushBullet, mas foi criado por um terceiro e é vendido à parte (~R$ 5). Apesar disso, conta com a bênção do desenvolvedor do PushBullet e parece funcionar certinho, como o vídeo abaixo demonstra:

O Quick Reply não é tão trivial de ser instalado: é preciso que o seu aparelho tenha sido rooteado e ter instalado um tal de BusyBox. Ultrapassadas essas barreiras, novas mensagens surgirão no seu computador via notificação e, com um clique, uma janela se abrirá para que você as responda.

Outra solução, essa recém-saída do forno, é o AirDroid 3. Este app é antigo, só que a nova versão trouxe diversas melhorias — entre elas o AirMirror, que faz o que você está pensando. Detalhe chato: por ora, só com rooting também.

AirMirror, novidade do AirDroid 3.

No anúncio do AirDroid 3, os desenvolvedores informaram que estão negociando com fabricantes e operadoras para implementarem suporte nativo ao AirMirror em seus aparelhos. Como isso é um processo longo e que provavelmente não será retroativo (ou seja, só valerá para modelos novos), se o WhatsApp no PC for imprescindível a você talvez valha a pena mergulhar no mundo do rooting.

O que é rooting?

Ao fazer rooting no seu smartphone Android, em termos grosseiros você remove algumas limitações impostas pela fabricante por questões de segurança ou estratégia. Em geral são partes do sistema e comandos avançados que, sem muito cuidado, podem causar estragos.

Claro que o pessoal não faz rooting para destruir seus aparelhos, né? A motivação é poder instalar apps malucos e até úteis, como utilitários de backup avançados, overclock do processador, gravadores de tela em vídeo, remoção de apps da operadora e bloqueadores de anúncios — aqui tem uma lista de 30 bons apps que só rodam nessa condição. Problema? Além do risco (mínimo, é verdade) de inutilizar o aparelho, o procedimento pode anular a garantia. (Algumas ferramentas, como a VRoot, prometem o rooting sem violação da garantia.)

“Legal, mas como fazer rooting?” Depende do seu smartphone. Alguns são mais fáceis, outros, mais complicados e uns tantos outros impossíveis por limitações da plataforma ou má vontade da fabricante. Faça uma pesquisa no Google pelo nome do seu smartphone + root e procure por tutoriais em sites que emanem alguma confiança — XDA-Developers é quase sempre a melhor pedida, mas há outros sites que também disponibilizam bons tutoriais.


Você conhece alguma outra forma de usar o WhatsApp pelo computador? Se sim, compartilhe com a gente aí embaixo, nos comentários.

Acompanhe

Newsletter (toda sexta, grátis):

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

36 comentários

  1. Um lance chato, é que o meu celular quebrou a tela, daí nem lê mais o código. Até obter outro, só dá pra usar pelo bluestarcks, aquele programa do Android, que quebra um galho, mas pra quem ta acostumada com outra plataforma, como o Windows é ruim, já que to tendo dificuldades pra exportar os contatos do Hotmail para Google. Seria bom se houvesse uma forma de não precisar desse código.

  2. Uso o WatsApp da Bluestaks, no PC windows 7 pois aqui é uma emissora de radio, não interessamos deixar um celular aqui porque, “some” ou usam pra outras finalidades como fazer ligações indevidas etc. Gostaria de configurar meu teclado físico pois não funciona perfeito, troca alguns símbolos como ? ^~ Pode me ajudar?

  3. Não encontrei o lugar pro scan no app =/ e estou com a versão mais recente. A da Play Store inclusive é mais recente que a do site, pelo menos tem um número maior.

  4. Me incomoda muito não poder utilizar o WhatsApp no tablet. O PC quase não utilizo mais, o Tablet atende muito mais e ter que ficar trocando de dispositivo por causa de um aplicativo é de matar.
    Como já vimos existem várias opções e mesmo assim a “porcaria” do WhatsApp continua mandando no mercado. Tentei utilizar o Hangouts quando o lançaram, mas era muito lento no envio de mensagens, meus amigos e parentes reclamaram muito. Na compra do WhatsApp pelo Facebook tentei migrar para o Telegram, novamente não gostaram, não tinham amigos por lá.
    Desisti e fiquei no WhatsApp mesmo. Não teve jeito.

    1. Acho que o jeito é esperar, pelo menos por enquanto.
      Espero que o Facebook pense em uma forma de permitir usar mais sistemas/dispositivos, principalmente algo que não dependa do sistema, como uma versão web “geral”.

  5. Ghedin, já usou o Mobizen? O único contra que achei nele foi que aumentou bem meu consumo de bateria. No resto, só alegria. Inclusive prefiro ele ao Side Sync no meu S4.

  6. O PushBullet sozinho não permite usar o WhatsApp no computador, certo?
    Pelo que entendi, precisa ainda instalar o Quick Reply. É isso?

    Instalei o PushBullet no Mac e no Windows Phone, e consegui “apenas” enviar notas de texto, links, e arquivos entre os 2 dispositivos (o que por si só já vale a pena, rs).

    1. Exatamente isso. O Pushbullet em si é “só” uma forma prática de enviar dados via push notifications. Só por isso ele já vale a pena, é uma mão na roda :D
      Para o WhatsApps, precisa da extensão mesmo.

  7. No meu trabalho, tivemos que dar um jeito dos locutores da rádio se comunicarem com os ouvintes por WhatsApp. A “solução” foi usar o BlueStacks mesmo. Apesar do programa ser pesado. E dar muito problema tanto na instalação, quanto nas atualizações. Infelizmente não dá pra pedir pros ouvintes largarem o WhatsApp e migrarem pro Telegram.

    Uma dica: para usar seu próprio número na hora de configurar o WhatsApp basta solicitar o código de confirmação que vem por SMS e esperar cinco minutos para inserir ele manualmente.

    1. O único problema do BlueStacks (ou outro emulador de Android) é que não posso usá-lo junto com o smartphone. Ou mantenho o WhatsApp logado no cel ou no PC.
      Pra quem só acessa via PC, ai não tem problema.

      1. Ouvi falar que dá certo se tirar o acesso do whatsapp à internet no Android enquanto usa pelo pc, nesse caso da para fazer uma regra de firewall, que bloqueia o acesso aos servers do whatsapp, e executa-la antes de logar no PC, nesse caso teria que ter root e nunca esquecer de executar a regra ou automatiza-la com tasker ou similar.

  8. Ainda bem que não estou sozinho, acho terrível e não produtivo usar o Whatzap em substituição a fóruns de discussão ou wikis

  9. Pushbullet é incrível, deveria vir instalado já. Tantas pessoas não fazem ideia de como passar as coisas do pc de forma rápida.

  10. Aqui na empresa usamos o Jabber, para criar um IM interno. Para empresas, acho que é a melhor opção.
    Claro que isso não resolve no caso de grupos de trabalho da faculdade ou grupo de amigos… Nesse caso, Telegram deve ser a melhor alternativa, tem app pra tudo que é plataforma!
    Mas como tu disse, vai convencer a galera…

    Off-topic: Pushbullet é o melhor app criado nos últimos tempos, é item obrigatório em qualquer smartphone.

    1. No meu emprego anterior também usávamos um Jabber interno. Funcionava que era uma beleza. Havia um app-cliente recomendado, mas ficava livre para cada um usar o que quisesse, já que apps compatíveis com esse protocolo é o que não falta.

      1. Jesus Christ, vocês precisam conhecer o Slack. Atualmente eu chego ao ponto de dizer que ele é o meu programa favorito entre todos os que tenho instalado no computador. É simplesmente perfeito para comunicação em grupo. QUALQUER tipo de grupo.

  11. Por isso que outros aplicativos ainda existem no mercado. O hangouts é, para mim, o que melhor oferece a possibilidade de “continuidade” na conversa, sem problemas de truncamento de mensagens. O problema é que não é muito disseminado e um tanto pesado, se comparado ao whatsapp. Talvez o Telegram seja uma boa pedida também, apesar de nunca ter utilizado.
    Por outro lado, o Viber foi uma experiência terrível. Notificações mutiplicadas, falhas nos envios de mensagem, mensagens que não aparecem… um caos.

    1. Testei outros só por curiosidade e conhecimento mesmo, o Viber é terrível com o uso do 3G, chega a super aquecer o aparelho, mas no mais eu gostei. Eu havia desinstalado todos, usando apenas Hangout. Depois me obriguei a usar o Whats por causa de alguns grupos que seria bom participar, mas desativei notificação de todos eles, aí só confiro as vezes.

  12. Também não me entra pela cabeça usar o WhatsApp nessas situações que você mencionou, Ghedin.

    Na verdade eu não vejo problema nenhum o app estar disponível apenas em smartphones (nem tablets são contemplados), desde que o seu uso seja o de substituto do SMS. Acho que inicialmente ele até era visto assim, mas com o tempo extrapolou e acabou se tornando o novo Facebook, ou o novo MSN/Hangouts/etc.

    O problema não é do app em si, ele é ótimo para o que se propõe.
    O problema é das pessoas insistirem em usá-lo nessas situações inadequadas.

    Eu fico p*** quando em algum trabalho em grupo da faculdade, alguém da equipe me manda mensagem por lá. Não faz sentido nenhum. Se estamos no computador, com um tecladão à frente, por que pegar o celular, desbloquear a tela, abrir um app e então sofrer em um teclado minúsculo? Oh God, why?

    Para situações de trabalho eu vejo sentido em usá-lo se você souber que uma das pessoas está na empresa ao computador e a outra está na rua, ou ambas na rua. Agora se ambas estão na empresa, por que não usar um app qualquer no computador mesmo? É tão mais prático e eficiente…

    1. Mesmo que esteja no telefone, o que leva uma pessoa fechar o email ao invés de clicar em responder e abrir outro app, procurar o contato e aí então enviar uma mensagem. O que diabos essa pessoa pensa? Acha o Whatsaapp mais bonitinho? Acha que ele é mais barato? Que o receptor vai ler mais rápido? O que?

      1. Esses dias um amigo meu da faculdade compartilhou no WhatsApp uma foto da tela do computador mostrando um email, em vez de encaminhar o próprio email para os amigos…

  13. é o unico motivo pelo qual ainda uso mais o Hangouts e o Facebook para conversar com os amigos.
    Não dá pra ter uma conversa muito longa via whatsapp.
    Alias, Whatsapp tem sido usado somente para dar recados para minha namorada e o pessoal da banda.

  14. Tenho uma raiva quando mando email para uma pessoa e responde pelo Whatsapp.
    Meu telefone fica o dia inteiro na gaveta, e quando tenho muito trabalho deixo até desligado para evitar essas “apurrinhações”.

  15. Nem acho tão errado o WhattsApp funcionar apenas a partir de um aparelho, do ponto de vista técnico sincronizar mensagens pela nuvem é uma grande complicação que poderia tirar o maior trunfo do sistema. Entretanto, eles poderiam usar uma abordagem Pushbullet/Continuidade para receber as mensagens no desktop a partir do smartphone…

    1. do ponto de vista técnico sincronizar mensagens pela nuvem é uma grande complicação […]

      É uma grande complicação que já foi resolvida por todos os mensageiros desde o ICQ.

      1. E que mensageiro funcionava com tanta confiabilidade em conexões sofríveis e consumindo pouquíssimos dados? Por um bom tempo, o WhatsApp foi campeão indiscutível nesses aspectos.

        O problema não é fazer o código, mas garantir uma comunicação em N mantendo a qualidade que comentei antes, algo quase impossível. Fazer menos é o grande recurso do WhatsApp, porque isso deixa ele ser melhor para fazer o principal.

        1. Hm, não sabia que o WhatsApp era campeão nesses aspectos. Confesso que raramente tive oportunidade para testar nessas condições, mas nas poucas que tive usando outros sistemas como Jabber, Hangouts e até Skype (texto), eles funcionaram bem.

          De qualquer forma, mesmo que o WA seja realmente melhor nisso, acredito que a forma como ele (não) entrega as mensagens para múltiplos dispositivos tenha pouca influência, já que esse tipo de tarefa é basicamente responsabilidade do servidor e não do cliente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!