Dúvidas sobre o Órbita? É bem provável que ela esteja respondida neste documento. Se não encontrar a resposta aqui, não hesite e envie um e-mail, ok?
1. O que é o Órbita?
O Órbita é o espaço para conversas do Manual do Usuário — ou, posto de outra forma (mais fria), o espaço para conteúdo gerado pelos leitores do Manual.
Inspirado no Hacker News, o Órbita lembra um fórum de debates, mas com uma pegada moderna. Ao acessá-lo, você se deparará com uma lista de links, cada um deles com um total de votos, nome do autor, data relativa e número de comentários.
Existem dois tipos possíveis de conteúdo no Órbita:
- Links: Conteúdos de outros sites que despertam a nossa curiosidade, interesse ou dúvidas. Nesses, ao clicar no link você é levado a outro site — para ler os comentários e participar do debate, clique no link “XX comentários”.
- Conversas: Posts “internos”, que abrem no próprio Órbita. Esse tipo, indicado pelo emoji 💬, é ótimo para tirar dúvidas e pedir ajuda.
Não deixe de ler as regras de convivência e orientações gerais para comentários — tudo ali também vale para o Órbita.
Acesse o Órbita em manualdousuario.net/orbita.
2. Como faço para participar?
O Órbita é aberto a todos, sem paywall de qualquer espécie. É possível ler e comentar nas conversas e links livremente, tal qual no próprio Manual.
Para publicar conversas/links e votar nos das outras pessoas (poder clicar nos botões ⬆️), é necessário fazer um breve cadastro gratuito.
Note que, após o envio do formulário de cadastro, suas informações serão revisadas por um ser humano e, se estiver tudo certo, seu perfil será criado no Manual do Usuário (dentro do WordPress, o nosso CMS). Você receberá um e-mail avisando da criação do perfil contendo um link para definir sua senha.
Caso já tenha criado o cadastro e esqueceu-se da sua senha, clique aqui para redefini-la.
Se fez o cadastro e não teve retorno, envie um e-mail.
3. Padrões e boa etiqueta
- É permitida a autopromoção no Órbita, ou seja, publicar links para materiais do(a) próprio(a) autor(a) da conversa, desde que com parcimônia, sem exageros.
- Ao linkar notícias e reportagens, prefira sempre as fontes originais em vez de sites que as repercutem. Exceções são cabíveis quando a repercussão acrescentar algo relevante à reportagem original ou esta estiver atrás de um paywall intransponível.
- O Órbita aceita conteúdos em português, em inglês e em espanhol. Quando o link estiver em idioma diferente do português, sinalize-o colocando
[en]
ou[es]
na frente do título. - Evite alterar o título das notícias/reportagens/conteúdos linkados. Deixe a opinião para os comentários.
- No caso das conversas (posts sem links), descreva o assunto no título de modo sucinto e objetivo, para que os demais participantes saibam do que a conversa se trata apenas lendo o título.
- Qualquer pessoa que participe do Órbita concorda, de antemão, com eventuais edições feitas em seu conteúdo (posts, links e comentários) pela moderação, conforme a regra de convivência #7, acrescida em 3 de maio de 2023.
4. Onde vejo os posts novos e populares?
A página principal do Órbita filtra as conversas e links mais populares. Isso é feito por um algoritmo simples, que faz um cálculo com base nos números de votos e de comentários e no tempo decorrido desde a publicação do conteúdo.
Existe outro filtro, Links novos, que lista todos os posts em ordem cronológica inversa, como se fosse um blog. É legal visitá-lo vez ou outra para descobrir novas conversas/links e ajudar a promovê-los, comentando e votando.
O Órbita publica automaticamente novos posts neste canal no Telegram e neste perfil no Mastodon. Sinta-se à vontade para acompanhá-los.
5. Como encontrar uma conversa antiga?
Ao publicar uma conversa ou um link no Órbita, você recebe automaticamente notificações por e-mail dos comentários publicados ali, na sua publicação.
É possível “assinar” outros posts que não sejam de sua autoria para receber os comentários publicados neles. Basta comentar ou clicar no link “Você também pode inscrever-se sem comentar”, que aparece no formulário de comentários de cada post.
O Órbita ainda oferece uma busca interna, no rodapé da página principal e “Links novos”. Use-a à vontade.
6. Como postar um link ou conversa?
Basta clicar no link Postar, no menu principal do Órbita.
O formulário de postagem contém apenas três campos:
- Título: Prefira títulos em português, mesmo se o conteúdo ou o título original estiver em inglês. (Nesse caso, use o prefixo
[en]
para sinalizar o idioma.) Evite mexer no título a menos que isso ajude na compreensão do assunto/contexto. Evite, também, opinar ou fazer juízos de valor no título — deixe isso para os comentários. - Link: Sem segredo, é o link. Note que este campo não é obrigatório — se quiser propor uma conversa, deixe-o em branco.
- Comentário: O conteúdo do post. Se você estiver propondo uma conversa, é aqui que você descreve a situação ou sua dúvida. Posts com link também podem ter o campo comentário preenchido.
Isso é importante e uma fonte constante de mal-entendidos, então, reforço: o Órbita aceita posts sem links, de conversas. Basta não preencher o campo Link
.
7. Como formatar posts e comentários?
Os posts e comentários do Manual aceitam tags HTML
. Na documentação dos comentários há uma explicação detalhada e as tags permitidas — tudo ali vale para o Órbita também.
8. Newsletter do Órbita
O Órbita possui uma newsletter exclusiva, à parte da do Manual, enviada a quem se cadastra no site/Órbita. Ela não tem regularidade fixa nem um escopo definido (por ora), mas é importante para mantermos um canal de comunicação entre Manual e participantes.
A inscrição na newsletter do Órbita não é pública. Ao solicitar seu cadastro no site, seu e-mail é automaticamente inscrito na newsletter. Você pode solicitar a não inscrição ou cancelá-la clicando no link de descadastramento no rodapé de todas as mensagens enviadas pela newsletter.
9. Como ajudar no desenvolvimento do Órbita?
Tecnicamente, o Órbita é um plugin do WordPress, o sistema de gerenciamento de conteúdo usado no Manual do Usuário.
O plugin tem o código aberto e é desenvolvido em público, neste repositório no GitHub. Sinta-se à vontade para sugerir melhorias, apontar erros ou falhas e debater o futuro do Órbita com a gente.
Última atualização: 3/5/2023.