O SlackJef, youtuber brasileiro que fala sobre Linux há muito tempo, disse que adquiriu uma empresa de backups empresariais e dedicou uma parte do serviço para usuários finais. O armazenamento em nuvem é um servidor rodando o NextCloud, mas ele também oferece um provedor de e-mail, o @slackmail.com.
Estou dando uma olhada. Muitas coisas ainda parecem não automatizadas, mas achei a proposta tão inusitada quanto interessante. Sempre me perguntei porque não havia tentativas brasileiras nesse sentido.
Para quem comprar a ideia de peito aberto, tem um plano lifetime disponível por tempo limitado que é bem generoso.
Pensamentos?
8 comentários
“Vitalício” = “enquanto a empresa viver” ?
Sou simpático ao Jeff, adiquiri quase todos os seus cursos (só para apoiá-lo mesmo), mas acabei por ter minha confiança na pessoa dele abalada por uma bobagem. Adquiri um livro que ele lançou, paguei em dezembro passado e até a data não recebi o mesmo. O contato oficial dele por email não me retorna nenhuma resposta. Então não boto mais fé.
É, parece que isso é um problema. Notei que os comentários do vídeo dele tinham muitas reclamações.
Acho que a coisa de propor cloud storage para usuários finais depende muito de um bom suporte (ou de muito poder de fogo). Sem isso, tudo fica muito frágil
O meu pensamento é que se trata de um serviço muito difícil, com concorrência pesadíssima e margens muito curtas.
Imagine ser responsável por dados vitais, insubstituíveis, de um público difuso? Acho meio loucura. E aí concorre com Apple, Google, Microsoft, Dropbox… sei lá.
Ah, o plano vitalício me inspira pouca confiança. Como é um serviço de custos operacionais contínuos, chegará um momento em que o cliente que pagou pelo vitalício se tornará uma despesa recorrente. Até o mIRC, que não tem custos operacionais recorrentes, voltou atrás.
Fiquei com a impressão que o plano vitalício é para um número bem pequeno de clientes, aqueles que toparem pagar um pouco mais nesses meses/anos iniciais.
Mas é bem incerto mesmo… Pelo que vi pesquisando rapidamente, o Nextcloud funciona com um padrão zero knowledge (uma dúvida que sempre tive, porque nunca confiei muito nos provedores recomendados na página deles).
Isso dá alguma segurança mínima, mas ainda tem uma questão importante sobre a resiliência do serviço, etc. Se minha vida dependesse disso, não votaria que fosse dar certo. Mas torço bastante que dê
Adquiri o vitalício, dando um voto de confiança mesmo.
Em 2~3 anos, pra mim, estará pago.
A gente sabe que vitalício, tem como marco temporal a vida da empresa, por vezes, sequer isso, embora muito errado.
Mas algumas empresas fazem isso de um modo que reputo ser muito inteligente. Vendem apenas alguns planos, que sabem que serão caros no longo prazo, mas que são mais baratos que um financiamento. E só isso mesmo, limitam a quantidade, para que valha como captação financeira para alavancar o negócio.
Comprei um plano vitalício de 1TB.
Estou votando com a carteira, torcendo para que dê certo.
Espero que dure muitos anos.
O preço está bom. O problema é saber se vai durar.