Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

15 comentários

  1. Nos últimos 2 anos tenho usado o Pop_OS como distro principal no computador do trabalho e gosto bastante da forma com que a System76 mantém o SO.

    As atualizações são bem mais rápidas e as funcionalidades adicionadas na interface baseada no Gnome são excelentes.

    Eles pularam a atualização tradicional de outubro para focar esforços na criação do próprio ambiente de desktop deles, escrito em Rust. Parece bem promissor.

  2. A canonical está tentando de alguma forma tornar rentável o Linux no desktop e pagar as contas.
    Essa mudança do Ubuntu Pro embora eu tenha várias críticas, compreendo como uma tentativa de alcançar o uso corporativo garantindo maior estabilidade e updates futuros para empresas.

    A comunidade Linux eh muito sensível em relação a monetização e vimos recente o caso do autor do pacote core-js q eh usado por um monte de empresas mas o autor não conseguia apoio.

    Software open source e quem o produz tem que ter um pé no chão em relação ao financiamento do mesmo.

    A Canonical está tentando espero que de certo, pra quem quer total liberdade pode ir usar um fedora ou mesmo um Debian e tá tudo bem

  3. Ubuntu? Não, obrigado! Estou muuuuuito feliz com o Debian. O Linux para serem humanos deixou de ser para seres humanos faz tempo. Êta mundo capitalista.

  4. Esses empurrões da Canonical sempre me irritaram, recentemente mesmo os “sabores” derivados do Ubuntu “””concordaram””” em parar de usar Flatpaks¹ em favor do snap.

    Migrei do Ubuntu pro Pop_OS e foi um alívio (maior uso dos flatpaks e menos dessas decisões); hoje em dia eu uso Fedora porque realmente gosto do ambiente gnome (e tenho gostado do sistema).

    Se eu fosse usar outra coisa, acho que só confiaria no Debian ou no Gnu Guix, mas to bem no Fedora, funciona pra mim.

    ¹ https://www.omgubuntu.co.uk/2023/02/ubuntu-flavors-no-flatpak

    1. eu como leigo de linux não manjo muito das distribuições, hoje a pop_os é a mais prática? há uns 10 anos eu me aventurei e achei o ubuntu mais fácil, era só instalar e usar, mas pelo visto não é mais tão bom

      1. Fora aquelas reconhecidamente mais complexas, como Arch, a maioria das distribuições são do tipo “instalar e usar”. Até o Debian, que muita gente acha um bicho de sete cabeças e, na real, é só um Ubuntu com menos coisas e mais estável.

        1. Manjaro é Arch e é fácil de usar, Ghedin. Recomendo pra quem quer ter uma distro estável. O Pacman ainda é o melhor gerenciador de pacotes do mundo Linux.

      2. Continua a mesma coisa, o que atrapalha são as escolhas do “ditador benevolente”, é cada c@#ada! Pena que estão tomando um rumo diferente daquele lá do início. Por fim, Linux Mint, pop_OS!, Zorin, Fedora, Debian, Manjaro e tantas outras são excelentes escolhas. Não existe uma melhor do que a outra, existe sim aquela que atende suas necessidades e que você se identifica.

        1. Ditador benevolente não o Volkerding?

          Eu gostava do Slackware (nem dá mais pra falar só Slack que o pessoal já pensa no mensageiro).

  5. Pra mim sempre foi uma pena que a base de linux não migrou pra outras distros, o ubuntu ainda é o mais seguro pra se ir se você quiser um primor de um sistema operacional, e as alternativas: Linux mint, Zorin OS e KDE Neon, são bastante dependentes dele, se houvesse uma migração da base Ubuntu pra outra base tão completa quanto, seria bacana, mas a verdade é que pra um OS se popularizar ele precisa necessariamente ser desleal e eliminar a concorrência, Sistema Operacional é um mercado de “o vencedor leva tudo”, pra predar a destruir as experiências dos outros, você precisa ser um monopólio empresarial, e as experiências do Manjaro não fogem muito disso: “boa experiencia final” e “ser visto como a fonte de lucro”

  6. Há anos a Canonical vem empurrando os snaps guela a baixo dos usuários, e agora vai tentar de tudo pra conseguir mais $$$ com o Ubuntu pro, e se pra isso ela tiver que piorar a experiência dos usuários, o fará.
    Foi-se o tempo em que o Ubuntu era só uma distro legal e receptiva aos usuários iniciantes.

    1. Sim, a essa altura da pra dizer que Canonical é a Microsoft do linux. Indo mais longe, Eu olharia uma distro Arch no lugar, Tipo manjaro ou biglinux. Debian puro tende a ser menos avancado que a arch, e hoje em dia uma boa distro arch eh tao estável quanto, não vale mais a pena.