O #TerSoftware é uma iniciativa do @usuario@instancia.org no fediverso. Toda terça-feira, indicamos apps a partir de um tema sugerido por alguém da comunidade. (Aí eu trago ele aqui para o Manual, fazendo essa ~ponte.)
Nesta semana, o tema é… editores de texto:
12 comentáriosUm dos nossos primeiros e mais apaixonantes temas volta à baila, vamos atualizar nossos favoritos: quais editores de texto estamos usando em 2026?
Pra texto puro eu gosto do Micro. Ele é mais completo que o nano, suporta plugins e utiliza atalhos comuns.
Já pra notas e outros textos, costumo usar o Obsidian.
Uso um editor de texto que não recomendo à ninguém:
NeoVim
Mas não por ele ser o fodão dos editores. Escolhi meio que a força quando retornei ao Linux e não “encontrei” meu querido Notepad++ nem nada similar. Foi um trauma.
Pra não ter que mudar de editor nunca mais, tomei coragem e fui direto NeoVim. Chega de sofrer com migração de editores (prefiro sofrer aprendendo a usar o editor mais difícil da galáxia, haha).
Usei o Notepad++ por anos, quando eu tava no Windows. Super recomendo. Não precisa ser programador para fazer bom uso dele.
Notepad2, também open-source (e mais leve) é outra boa opção pra esse sistema.
Bom, a dica mais sábia hoje em dia é, use qualquer editor, mas não use o Notepad do Windows 11.
Em casa, usando linux:
– Emacs para programar ou anotar coisas usando o org-mode
– neovim para editar algo rapidamente direto do terminal
– Kate para todas as outras ocasiões
No trabalho, sofrendo com windows:
– Office quando é pra compartilhar com os colegas
– Notepad++ quando é pra mim mesmo, ensaiando uma migração pro Kate
Só agora nesse post que reparei que Kate e Kwrite eram aplicativos distintos, achei que o Kwrite fosse só um layout simplificado do Kate
> Só agora nesse post que reparei que Kate e Kwrite eram aplicativos distintos, achei que o Kwrite fosse só um layout simplificado do Kate
Esse é um caso curioso porque apesar de serem apps “distintos”, o código de ambos [vive no mesmo repositório](https://invent.kde.org/utilities/kate).
No fundo, o que difere o Kate do Kwrite é a infraestrutura de plugins, que existe no primeiro mas não no segundo. É ela que dá o jeitão de IDE para o Kate (tipo a integração com o konsole, navegador de arquivos, suporte a versionadores de código e mais).
Pra texto puro (e uma ou outra coisa pra corrigir códigos básicos) Mousepad (o bloco de notas do XFCE). Volta e meia uso o notepad do Windows (no caso, o notepad raíz, nao aquele projeto de “WordPad 2” do Windows 11, embora tenha gostado da função de usar o Markdown.)
Pra códigos mais pesados, uso o Notepad++. Pra criar documentos e trabalhos escolares (estou ajudando a montar para o filho da cuidadora que vem aqui), estou usando o WPS Writer (variante do Word)
Pra anotações que quero deixar guardado criei um grupo pra mim mesmo de bloquinho de notas no telegram.
Pra coisas mais descartáveis, papel e caneta já basta 😅😅😅
https://community.notepad-plus-plus.org/topic/18101/notepad-infected-with-a-virus-trojan-rheur-agent-dg
https://linustechtips.com/topic/1631397-notepad-hacked-allegedly-by-the-chinese-state-sponsored-group-and-used-to-spread-malware%E2%80%A6/
https://www.pcworld.com/article/3049744/hijacked-notepad-updater-quietly-targeted-users-for-months.html
Notepad++ infectado com trojan , troquem por outro editor de texto e desinstale de sua maquina. alerta no proprio site do software.
O alerta não é para desinstalar, hein? A recomendação é para reinstalar manualmente a versão 8.9.1 ou superior, que corrige a falha.
Uso o editor de texto puro padrão do sistema operacional. No momento, é o Editor de Texto do macOS, sempre em modo texto puro (por padrão, ele trabalha com arquivos
*.rtf).O que mais gosto, porém, é o KWrite do KDE Plasma, um espécime híbrido (também serve como editor de código básico) e, ainda assim, super leve e personalizável.
Muito raramente preciso usar um editor de texto rico. Nos últimos anos, só o usei para redigir contratos da Célere. Aí usei o Pages mesmo, da Apple, que já vem no macOS.
Em celulares, uso a conversa comigo mesmo no Signal.
vim/neovim ftw!!!
Uso o obsidian para notas e textos curtos
Libreoffice writer para textos grandes
Nano no terminal
E estou odiando o editor de texto do cosmic, mas sigo usando por preguiça de baixar outro. Pelo menos é bonitinho e minimalista, mas eu juro que vou quebrar tudo se ele, do nada, apagar outro parágrafo inteiro do nada.
Os apps próprios do Cosmic parecem todos muito crus. Algum motivo para não usar outro, como o padrão do Gnome? Está a apenas um
# apt install gnome-text-editorde distância, hehe.Eu ia reinstalar o geany que eu usava no mint, mas tô segurando enquanto tenho paciência pra ver se corrigem os problemas dos apps do cosmic. E até o cosmic tem uns bugs chatos