🔗 Teclados 40% (como o Planck)ergodox-ez.com

Alguém aqui se aventurou pelo mundo dos layouts de teclado minimalistas? 40% é o santo graal, dizem, mas até agora não achei nenhuma opção além dessa do Planck (250 dólares + possibilidade de ser taxado) ou comprar peças no Aliexpress e montar sozinho. Alguma dica de fornecedor mais ace$$ível para teclados não tradicionais?

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

17 comentários

  1. Eu também estou querendo um 40%, estou morrendo de vontade de comprar o CSTC40 que tem no aliexpress, o kit completo + as keycaps, pq não vem no kit, fica por volta de uns 400 reais, o daora é que já vem com hotswap e rgb por tecla, o meu medo mesmo é ser taxado como tem acontecido muito nos últimos dias.

    1. Não conhecia esse Lucas! Quando você diz que não vem no kit o que seria? A placa?

      Com o preço do dólar pode ser que compense mesmo se taxar.

      1. Oque não vem são as keycaps, as teclas mesmo.
        No kit vem o corpo do teclado, a placa pcb, uma placa para encaixar o switchs( o plate), vem cabo usb-C e switch.
        Sobre essas taxas será que para teclado eles pegam muito? Eu sei q ele procuram celulares para taxarem, e como será q definem o valor, já vi gente falando q foi taxado em 100% no valor do produto

  2. Eu uso um 60% pra programar e acabei me acostumando. Inclusive não é ABNT2 e ainda assim me acostumei com certa facilidade. É tudo questão de quanto tempo você quer investir pra usar determinado dispositivo ou software. Não consigo estimar exatamente quanto tempo eu levaria pra me adaptar a um 40%, mas seres humanos são bons em adaptação. O preço é que geralmente assusta.

    1. Consegue compartilhar o modelo que você usa? A diferença nesse caso é apenas dos números na linha superior?

      1. Opa! Consigo sim.

        Tenho usado 2, ambos da Redragon, pois são de fácil acesso aqui no Brasil.

        Um é o Lakshmi K606R, que é 60%, mas é ABNT2. Não é bluetooth e a iluminação não é individual por tecla, é por “faixa”. Cabo USB-C e na cor preta. Switch veremelho. Facilmente encontrado por 200 R$.

        O segundo, que é o que mais uso, é um Redragon Modelo Draconic K530W-RGB, também 60%, na cor branca. Esse é padrão americano, mas possui bluetooth pra até 3 dispositivos e rgb individual por tecla, switch marrom. Esse gira em torno de 450 a 500 reais, mas pode ser achado por menos.

        Agora, se tiver grana e paciência pra esperar chegar de fora, vai de Anne Pro 2 ou Keychron. Não os testei, mas todos os reviews que vi até agora são positivo. Brabo é o preço mesmo, em torno de 900 com frete.

        1. pelo fato de um programador usar muito as direcionais/home/end/insert/etc, como vc faz para não se desmotivar com os 60%?

          1. Então, é costume e memória muscular. Pra usar as setas, home, end, insert, preciso pressionar a tecla FN, que fica na primeira fila de teclas, entre o Alt e o Ctrl. Então meu polegar ta sempre muito próximo dessa tecla, acabo pressionando ela de forma muito automática. E é mais tranquilo do que parece, pois eu sequer tenho que movimentar o antebraço/pulso pra acessar os a FN e os direcionais, o que não ocorre quando as setas são dedicadas, como nos teclados 100%. No meu trampo, os códigos que lido, não uso tantos numeros, geralmente eles já estão dentro de alguma variável ou outra. Agora, pra quem lida muito com dígitos, pode ser mais problemático.

      2. Esqueci de responder, mas sim, os números são somente acessíveis pela linha superior. Aí com a tecla FN você pode acessar as teclas “F”, como “F1” etc. E os direcionais são somente com a tecla FN pressionada, daí basta utilizar o W, A, S, D, tal como é utilizado em jogos.

  3. Sei lá… Como membro da seita dos IBM Model M, eu acho muito, mas muito esquisito esses teclados com tão poucas teclas. Acho que minha cabeça velha trava com tão pouca tecla e necessidade de decorar mais atalhos para destravar cerrar funções.

    O conceito é interessante, de camadas que se interpõem e certas teclas assumem outras funções. Mas deve funcionar melhor para quem não tem vícios de digitação tão antigos quanto eu!

    1. Eu sinto que tenho poucos vídeos de digitação. Minha impressão é que eu uso muito pouco as teclas de um teclado 100%, e me acostumei a digitar sem olhar, mas meus dedos acabam doendo às vezes.

      Como acho overkill usar um Ergodox, um teclado ortholinear acho que funciona bem. A ideia do 40% foi o grau de customização pra flashear :)

  4. 40% não é muito hardcore?
    Tenho um 60% mas não consegui acostumar e fico perdido quando preciso usar as setas. E olha que normalmente não uso as setas, configuro quase tudo para usar o estilo do vim.
    Acabei voltando pro 100% mesmo, mas pensando em pegar um TKL

    1. Fui procurar o TKL e achei a loja da keychron. Lindos teclados, mas pelo preço (1200 reais) acho que compensa juntar a grana importar o que eu já tô afim mesmo hahaha

      Eu gosto muito de usar as setas tipo VIM.
      Vou tentar achar um mapeamento de frequência das teclas e ver quanto eu uso do teclado em 1 semana.

      1. Comprei um 65% da Keychron pelo AliExpress e estou gostando muito(esse aqui: acesse.one/qX4Qr), vi nas Americanas por esse preço que você falou, no Ali foi pouco mais de R$500 e não fui taxado. Me acostumei de boa, não é tão difícil quanto parece. Quero muito comprar o Plank, só que o preço e os impostos não ajudam. Seria bom se houvesse uma opção de 40% com um preço mais acessível, se a Keychron criasse um nessa pegada seria top!

        1. Fiquei inclinado a pegar um desses. Mais fácil justificar do que pagar o dobro no Planck e ainda correr a chance de ser taxado.

  5. Acho que nunca tinha visto um teclado 47%. Será que não faz falta a fileira de teclas numéricas? (Como se digita números nisso, aliás?) E as quatro setas enfileiradas… sei não. Talvez até se acostume, mas daí usar qualquer outro teclado deve se tornar complicado.

    1. Ele usa o conceito de layers: você tem um botões que sobem/descem a camada, e cada camada é customizável (da mesma forma que teclados touch tem uma camada pra números e símbolos, por exemplo).

      Você também pode customizar todas as teclas e iluminação de cada uma delas, além de ter diferenças de tap e tap+hold numa tecla pra ter funções diferentes.