Faz pouco mais de duas semanas que estou usando a Huawei Band 8, uma pulseira inteligente com alguns sensores e recursos de relógios mais caros.
Passado esse tempo, começo a questionar a utilidade ou necessidade desse tipo de coisa para alguém com a saúde em dia — leia-se sem problemas cardíacos ou respiratórios — e que não pratica esportes em modo competitivo ou obsessivo.
Os dados da pulseira confirmaram que meus batimentos cardíacos estão normais, que meu sono profundo é deficitário (o que já suspeitava) e que deveria me movimentar mais.
Estou fazendo algo errado? O que poderia fazer para extrair mais utilidade ou benefícios desse negócio?
No começo usava bastante os dados de sono, mas ultimamente mal tenho olhado. Meu maior uso é mesmo pelos alarmes que vibram, tanto para acordar como alarmes no trabalho, e pular música em caixas Bluetooth
Uso Apple Watch há quase 5 anos, sou novo mas minha familia tem histórico de problemas cardiacos. Fico pensando mais no futuro: caso venha a dar algum problema comigo tenho como passar um PDF detalhado para o médico dos últimos anos, podendo assim dar um diagnostico mais preciso.
Pra mim só funciona pra corrida. A única coisa que usava de smart desses relógios, justamente para ver métricas de pacing e batimento cardíaco, além de acompanhar se estava na zona de queima de gordura.
Tive um Samsung watch 4, vou vendê-lo, e talvez no futuro pegue um garmim só pra usar durante as corridas. Ou mesmo um monitor cardíaco.
Final de semana fui felizardo ao encontrar numa feira um Orient 3★ automático de fundo verde, igual ao que meu avô tinha. Me apaixonei na hora, fiz rolo num outro Orient que tinha em casa parado e não era meu estilo, e agora ver as horas é um espetáculo.
Zero saudade de smartwatch.
Uso pra receber algumas notificações, como whatsapp.
Tem momentos que isso pode ser útil não pegar no celular, como numa reunião.
O despertador também ajuda a não incomodar a esposa que levanta mais tarde.
A utilidade: Nenhuma
uso real: Ver as horas em mostradores mais bonitos.
A paternidade fez com que minha rotina mudasse e, como a vida é feita de escolhas, priorizei a família no primeiro momento e deixei de praticar atividades físicas por mais simples que fossem.
No entanto, caso queira obter maior eficiência na manutenção da saúde, recomendo ler sobre a Fórmula de Karvonen, funcionou muito bem para mim por alguns anos e o smartwatch foi um grande aliado.
Ah, acabei não respondendo sua pergunta: no meu caso, os dados eram importantes apenas durante a execução da atividade física, eu não ficava comparando os dados dos meses anteriores porque naturalmente os resultados eram perceptíveis na disposição e na balança. Seria uma ratificação do que já era sabido.
Importante destacar que, quando for possível retomar o hábito salutar de se exercitar, eu já sei o que precisa ser feito que o resultado será alcançado.
A maior utilidade pra mim está na parte de atividades físicas. Uso um Apple Watch com todas as notificações desabilitadas e não tenho nenhum app instalado, apenas os padrões do watchOS.
Eu sou assinante do Apple Fitness+, e utilizo diariamente o relógio para fazer aulas com foco em cardio como corrida em esteira (esse serviço é excelente), bicicleta ergométrica e core. Não abro mão por nada e me supre perfeitamente.
Boa dica ein!
Cara, é só isso mesmo. Dados esportivos, no mais é pura curiosidade.
Deve ter utilidade para quem pratica bastante esporte e/ou trabalha em locais não mapeados ou sei lá!
Tenho 3 smart/band/watch – 2 amazfit e 1 samsung – a utilidade para mim é pode ler/responder as notificações sem tirar o celular, alarmes, controlar a música, tem calculadora e lembretes. Um deles tem até Alexa e foi bem legal nas 3 vezes que funcionou.
O uso, desculpem, mais bobo é o sono. Precisa o relógio dizer quando vc dorme mal?
Mas você pratica algum esporte em outro(s) modo(s)?
Corro e faço musculação.
E como você monitora sua corrida? A pulseira não é útil?
Antes eu monitorava com o celular. Funcionava bem. A pulseira é mais útil, porque consegue captar dados da frequência cardíaca e o acesso é mais fácil (o celular, eu carregava numa pochete).
Para treinar, acho bem legal. Esse tem sido o único momento em que vejo utilidade real nela.
Ah, aí sim. Foi o que eu imaginava, para corrida realmente faz diferença. E sincroniza com strava ou similar?
@ Lucas Fonseca
Uso o próprio app da Huawei para analisar os dados, e o Apple Saúde (sincroniza com esse).
Eu tenho um Apple Watch, mas muito mais porque eu queria ter um do que pra monitorar alguma coisa. Gosto de relógios (tenho uma mini-coleção de 6 relógios, sem contar o Apple) e ele foi mais um comprado.
Eu acabo monitorando minhas caminhadas e sono. É bom de ver a evolução que ele registra do esforço físico cardíaco e da tendência de respiração. A inclinação ao caminhar também ajuda a corrigir a passada ou, caso necessário, produtar um ortopedista para ver se existe algum problema (que com o tempo pode acarretar em sobrecarga em joelhos e tornozelos).
Junto disso eu comprei uma balança que se comunica como telefone. Como eu estou de dieta e preciso perder 5kg, é bom pra ver a evolução (e principalmente a variação de peso) ao longo do processo. Não que isso me motive ou me ajude, é só legal mesmo.
Se você quer uma utilização PRÁTICA mesmo, não existe. Assim como a maioria das coisas que temos. Um paciente cardíaco precisa ter outro tipo de equipamento pra monitorar a pressão e os batimentos (um medidor de pressão digital de fato) e estar sempre calibrando ele (por sorte a UBS faz isso de graça). Eu sei disso porque meus pais precisam aferir pressão sempre – meu pai é enfartado e minha mãe é cardíaca.
Eu estou usando um smartwatch acho que já tem duas semanas, e estou achando útil. Antes eu usava um pedômetro no celular pra saber se eu tava me mexendo com uma frequência minimamente boa, mas agora com o relógio eu percebi de como tinha muito passo não contabilizado pq nem sempre tô com o celular. Minha meta inicial era fazer 6k passos, agora são 10k. E embora ele não seja a coisa mais precisa do mundo, achei bom ter uma noção da qualidade de sono (uma coisa que eu queria melhorar esse ano e diria que tô conseguindo rs). A frequência cardíaca deve ser mais útil nos exercícios (estou vendo de praticar corrida)
Acredito que quem esteja fazendo dieta, mesmo não fazendo exercício possa se beneficiar, da parte dos passos diários com intenção de verificar gasto calórico diário, já que esses apps tem um medidor de gasto calórico diário básico, mas esses apps existem também sem essas pulseiras, e bem também, recomendo o google fit
Desde que criaram relogio inteligente estou na mesma: me diz UM USO PRATICO, real, e posso considerar em aparelho desses.
Importante:
1. nao vou em academia
2. sempre terei meu celular no bolso
3. devido a evolução que minha espécie passou eu sei dormir sem precisar monitoramento de maquinas.
Até hoje não achei. Acredito que nunca haverá.
“devido a evolução que minha espécie passou eu sei dormir sem precisar monitoramento de maquinas” ri disso.
É uma solução em busca de problemas, e “justificativa” (Ah, o cara estava enfartando e percebeu pelo smartwatch) para quem gosta de exibir produtos da Apple.
Eu também não tenho a mínima intenção de usar um smartwatch. Só uso meu relógio digital skmei de 50 reais.