A vida toda reutilizei sacolas de plástico daquelas de mercado como sacos de lixo. Dia desses, um particularmente monótono, fui pesquisar alternativas mais sustentáveis.
Topei com os da marca Embalixo, da linha sustentável, feitos de cana-de-açúcar, para usar nas lixeiras de banheiros e cozinha (3l). E… fiquei meio decepcionado, para ser bem sincero. Na cozinha, direto o saco vazava por baixo, aí ficava aquela meleca de chorume na hora de tirar o lixo. (Acabamos usando dois sacos por vez, o que não me parece exatamente sustentável.)
Vocês usam sacolas de mercado mesmo? Existe alguma alternativa melhor (ou menos pior) que não vaze embaixo com tanta facilidade?
Vez por outra, aceito sacos plásticos para utilizar como saco de lixo.
Azuis e amarelos vão para o banheiro, outras opções para o lixo padrão.
E deixo os biodegradáveis para o reciclável.
Temos duas lixeiras pequenas na cozinha, uma em cada banheiro e uma no escritório, e uma lixeira grande onde tudo isso é reunido + lixos grandes.
Na lixeira grande a gente usa EmbaLixo sustentável, é bem boa. Nas pequenas usamos as sacolas de mercado mesmo, que a gente pega só o suficiente pra usar nas lixeiras, pois usamos mais ecobag. Tomo sempre o cuidado de “estufar” as sacolas antes colocar nas lixeiras: se não sai ar vai pra cozinha, se não vai pros outros cômodos.
Lixo orgânico eu jogo numa composteira que tenho em casa, dessas com minhocas californianas, muito legal! Aí separo os recicláveis pro catador (principalmente papelão), então acaba que muito do meu lixo é seco e não tem o problema do vazamento. Uso a sacola do supermercado mesmo.
Um vizinho meu tem um triturador na pia da cozinha, segundo ele o único lixo que ele produz é o do banheiro (já que aqui não Brasil não podemos dar a descarga neles). No mais, ele tritura tudo que é orgânico, inclusive ossos de galinha, e o restante é embalagem que vai pro reciclável.
Juro que quando ele me contou das benesses fiquei com vontade de comprar um triturador também, porque compostagem é algo que só de pensar me dá preguiça.
Fiquei curioso… Onde ele joga o lixo triturado? Vai direto pra rede de esgoto?
Sim, na nossa região tem rede de tratamento de esgoto do município.
Não uso sacolas de mercado pois precisaria sempre inspecionar se elas tem furos. Sachês de molho e afins sempre fazem furos ou rasgam as sacolas de compras. Deixo para o lixo reciclado.
Na lixeira da cozinha, com resíduos molhados e afins, sempre uso sacos de lixo específicos para evitar vazamentos (eca).
A marca queridinha é a Dover-Roll, um saco lilás, que é até perfumado. Mas não é sempre que compro (compro quando está na faixa de 10 reais).
E não tenho essa preocupação em ser biodegradável.
Desculpa, planeta.
A Dover Roll tem sempre preço bom, eu já comprei algumas vezes esse modelo com “odor control” que é nada mais que outro cheiro pra substituir, mas funciona bem para os orgânicos.
Já os reciclados vai no mais barato do ML, inclusive melhor lugar pra comprar, tá sempre muito caro no supermercado.
Usei por muito tempo o saco de mercado mesmo, mas começaram a cobrar por eles e temos que adivinhar quantos vamos precisar na hora de passar as compras que acabei migrando para Ecobags pras compras e como os sacos ficaram raros aqui em casa compramos uma lixeira maior pra usar com esses Embalixo da vida.
O mais triste é que tem algumas marcas que o plástico é bem resistente e outras que só de olhar já parece que vai rasgar. Sempre que descubro qual é o tipo do que comprei já joguei a embalagem fora e fico sem saber qual comprar da próxima vez.
O irônico dessa história toda é que antes eu reutilizava plásticos e agora eu compro novos plásticos para jogar fora.
Quando comecei a comprar sacos de lixo também tinha esse problema, não lembrava qual era a marca boa e quais eram as medidas corretas.
Até que tirei uma foto e deixei no celular. Hoje em dia já decorei as medidas e já tenho 2 marcas que sei que são boas.
Eu sei que tem os escritos “Reforçados”, mas tem uns bem mais reforçados que os outros hehe
Nesse caso eu não me preocupo com a sustentabilidade. Eu utilizo sacolas da mesma marca, Embalixo, na cor preta, compro de 10, 30 e 50 litros. Já as sacolas de apanhar o cocô do meu cachorro eu compro da marca Pipicão, que são biodegradáveis.
A propósito, tem uma loja de plásticos aqui que vende esses sacos de lixo, mas bem resistentes, o saco é tão bom que dá vontade de reutilizar. Eu já fiz uma mudança inteira com esses sacos, sem caixas hahaha.
Pô, tenho a mesma questão! Cliquei aqui esperando que teriam boas soluções kk
Teoricamente, imagino que usar dois sacos de lixo biodegradáveis é um pouco melhor do que usar um só de plástico comum. Digo isso pensando que os comuns liberam CO2 e ainda são literalmente indestrutíveis enquanto lixo. O outro, mesmo não sendo 100% biodegradável, captura CO2 e é em grande parte degradável.
Agora, como lidamos com o chorume? Eu realmente não sei… Às vezes, o cuidado de não colocar nada além do lixo orgânico e sem pontas ajuda (imagino que ossos sejam um desafio, mas não como carne, então acaba que isso resolve). Em geral, então, um lixo seco e um lixo orgânico pode ajudar… Será? Ainda lembro de ter encontrado um ou outro vazamento, mesmo com esse cuidado.
Pessoalmente eu uso sacos normais, mas se fosse tentar fazer essa mudança, acho que eu compraria um lixeira grande e compraria aqueles sacos 30L, teoricamente você vai gerar menos lixo, acho que fazer mudança pra outras coisas, tipo comprar leite em garrafas maiores de atacado ou utilizar produtos veganos, métodos mais práticos de não gerar lixo
A gente usa sacos grandes para lixo reciclável (comprei da mesma marca), mas não dá para fazer isso com lixeiras menores e “fedidas”, como a da cozinha e dos banheiros. Se com saco pequeno os dejetos já cheiram mal antes de encher, imagine em uma lixeira 10 vezes maior!? Apareceria um monte de urubus na janela 😄
Eu não tenho esse problema do cheiro no banheiro, porque sempre me lavo (quase não utilizo papel higiênico; quando ocorre, é para alguma outra função). Eu uso sacolas de mercado mesmo nas duas lixeiras que tenho.
Saco plástico normal. O mais barato de 30L de preferência. Sacolas de mercado são pequenas para caberem numa lixeira de uma casa de 3 pessoas.
Sacola de mercado.
Cara vantagem de ser brasileiro podre e sem carro: meu impacto de carbono é tão minusculo, mas tão minusculo, que basicamente tenho passe livre para fazer qualquer coisa sem peso de consciência que estou destruindo o planeta (viu! eu sei ser otimista!! \o/ )
Nosso impacto de carbono é irrelevante de qualquer forma (falando em termos pessoais), mesmo das pessoas ricas.
O impacto de carbono vem da indústria capitalista, do modo de produção do agronegócio, dos bilionários etc.
Claro é que louvável pensar que devemos fazer a nossa parte, mas a verdade é que não impacta em nada no meio-ambiente, mas aplaca um pouco da nossa culpa cristã.
⬆️ THIS
Seu comentário é extremamente relevante nessa discussão. Acho que não é algo que devemos nos preocupar tanto. Eu me preocupo mais em não jogar lixo na rua, em apanhar o cocô do meu cachorro nos cantos.
Apenas sacos plásticos comprados para esse propósito. Gosto particularmente daqueles que tem uma tira plástica junto à borda para fechar fácil.
Mas Ghedin, pelo que me lembre, a legislação para sacolas agora exige “biodegradáveis”, não? Não a toa estes sacos vazam – eles são feitos para serem dissolvidos quando um líquido passar por eles.
Aqui é sacola de mercado, a propósito.
São oxibiodegradáveis, ou seja, ainda são feitas de petróleo, só que com aditivos que aceleram a fragmentação (“esfarelamento”) do plástico. O problema continua existindo, só não fica mais visível a olho nu.
E a decisão do STF que você linkou não diz que é obrigatório o uso de plástico (oxi)biodegradáveis, ela só autoriza os municípios a exigirem isso via lei local.
Eu uso os de mercado mesmo, ia ter que acabar jogando fora…
Isso, antes eu usava os de mercado (os que não vinham furados, pelo menos), mas faz mais de ano que levo ecobags quando vou às compras, justamente para não ter que trazer mais plástico para dentro de casa.
eu uso o de mercado convencional, pq nem sempre estou com o meu retornável e tem lugares que “dão” o convencional msm ele devendo ser pago, aí acabo sempre tendo, então já que tenho, os uso.