Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

33 comentários

  1. Mesmo para quem vem do Linux para o Mac sofre um pouco com (a falta de) apps. Que me fazia falta, mas consegui resolver:

    – Maccy – Gerenciador de clipboard (uso o Parcellite no Linux)

    Todo o resto existem versões multiplataforma (Firefox, Chrome, VS Code…)

    1. Para mim o maior diferencial do Maccy é ele ser capaz de armazenar imagens no histórico da área de transferência. Não conheci nenhuma solução gratuita capaz disso.

  2. Pra quem programa e usa muita coisa na linha de comando, o Homebrew (https://brew.sh/) é bem legal pra instalar as coisas. Inclusive, ele instala grande parte das recomendações que te deram nos comentários.

    – iTerm é um terminal melhor que o Terminal do Mac: https://iterm2.com/
    – Dozer, pra esconder ícones que vc não precisa da menubar: https://github.com/Mortennn/Dozer
    – IINA pra tocar qualquer tipo de vídeo, integra melhor com o Mac que o VLC: https://iina.io/
    – Karabiner-Elements, pra personalizar o teclado: https://karabiner-elements.pqrs.org/
    – Rectangle, pra gerenciar janelas: https://rectangleapp.com/
    – Keka, pra descompactar qlqer tipo de arquivo: https://www.keka.io/en/
    – Alfred, faz uma porrada de coisa: https://www.alfredapp.com/
    – Obsidian, pra anotações (não é só Mac): https://obsidian.md/

  3. The Unarchiver – para abrir arquivos .rar

    Cryptomator/VeraCrypt – criptografia de arquivos

    Todoist – se usar também no celular

        1. Pootz… 😬

          Pior que eu tinha esquecido, mas acho que foi um dos motivos pelo qual migrei pra ele.

  4. Se usar muito o trackpad do Mac, recomendo dar uma olhada no Swish for macOS para fazer o gerenciamento de telas, gosto bastante.

    1. Boa, o Flux eu tinha no Windows, esqueci de instalar no Mac.
      Sobre os demais apps, não cheguei a entender como seria útil aqui no meu contexto mas obrigado pelas dicas :)

    1. Esse eu coloco na categoria “não aprendi dizer adeus [ao Windows]” 😄

      Acostumei-me bem à dinâmica de alternância entre janelas do macOS — Cmd + Tab para alternar entre aplicativos, Cmd + ` para alternar entre janelas de um mesmo aplicativo.

    2. Foi o primeiro app que realmente instalei no Mac. Extremamente útil no reforço à memória muscular que foi construída pelo Windows hehe

    1. Embora seja de uma empresa com boa reputação, sempre fico com um pé atrás com clientes de e-mail que leem as minhas mensagens e armazenam coisas minhas em outros servidores que não o do e-mail, como é o caso do Spark.

      Você usou o Mail.app recentemente, Guilherme? O que o Spark tem de legal/diferente que o aplicativo padrão da Apple não tem?

      1. Fiz essa pergunta a mim mesmo recentemente. Uso o Spark faz tanto tempo que não lembro quais são as features do Mail. Fiquei com vontade de revisitá-lo. Você usa o Mail?

        1. Sim, uso desde que migrei para o macOS. Acho bem bom e consigo deixá-lo ~minimalista, removendo os ícones/botões das janelas (uso atalhos no teclado ou não uso, então nem fazem falta).

          Quando testei o Gnome/Linux, um bom cliente de e-mail fez muita falta. Geary achei cru, Evolution e Thunderbird são lentos e com interfaces datadas. O Mail.app é o mais equilibrado, na minha modesta opinião.

          1. O Linux é carente de bons clientes mesmo. O Mailspring tem uma interface legal!

        2. P.S.: usei ele por 3 min. e imediatamente lembrei por que mudei pro Spark. Quando você deleta um e-mail, ele abre o próximo. Eu não quero abrir todos os e-mails não lidos, um após o outro; eu só quero deletar um e-mail. Muito chato não poder mudar essa configuração.

          1. P.S. 2: Pra deletar sem abrir a próxima mensagem, tem que usar `option`+`delete`. Vou tentar dar uma chance pro Mail. Você tem um ponto fortíssimo sobre o pé atrás com a privacidade no Spark

    2. Meu deus esse Rectangle é maravilhoso mesmo, acabei de instalar aqui e fiquei muito feliz. Obrigado pela dica!

      1. Magina hahaha

        Se quiser levar o conceito pra outro nível, tem o Yabai. Mas esse eu nunca usei, então não é uma recomendação. Just FYI.

      2. Não é um aplicativo, mas algo que descobri recentemente depois de anos usando Mac, é que dá para jogar uma aplicação em um novo workspace a partido Exposé. Usando os botões das janelas, acho bem mais lento e confuso.

        Acho útil, não é tão funcional como o Rectangle, mas facilita para quem gosta de usar o tela-cheia nativo do MacOS.