É isto.
Não consigo entender quem usa modo escuro PARA TUDO.
Faz sentido que a interface de programas de edição de imagem e vídeo seja mais escura para destacar o conteúdo que se está trabalhando, mas para uso geral (especialmente em navegadores) não consigo ver sentido. A leitura com o fundo escuro me parece bem mais pesada.
No modo escuro, seja lá onde for, troque a letra branca por algum tom de verde ou âmbar. Os olhos agradecem e fica bem mais confortável.
Eu praticamente só consigo usar em IDEs, onde acho que faz bastante sentido, pois fico meio perdido no código com temas claros. Minha hipótese é que os temas escuros desenvolvidos pra IDEs são mais bem pensados em termos de contraste. Não são apenas uma inversão dos temas claros, em que o branco vira preto. Encontrei um pro IntelliJ (Atom One Dark) que me conquistou, pois devo usar há uns dois anos.
Já em outras interfaces, como Twitter e WhatsApp, é justamente essa impressão de “tema claro invertido” que tenho, e não consigo me adaptar. Imagino que tenha um pouco a ver com a percepção de figura-fundo.
A principal razão é estética: acho mais bonito e me acostumei mesmo aos sites em modo escuro (que eram uma coisa que incomodava no começo).
Dito isso, há um benefício real expressivo em ganho de bateria: https://youtu.be/qbxdHpD5jWw
Resumo: quando o iPhone no modo claro apagou, ainda havia 30% no modo escuro.
Os ganhos para telas de LCD normais tendem a ser nulos, menores (miniLED) ou bem menores (supondo local dimming) e aí fica só na questão estética mesmo.
Praticamente não uso o modo escuro, já tentei usar no celular, mas muitos apps na epoca não tinha, desisti nunca mais tentei. O pessoal falou do modo escuro para IDE, eu cheguei a usar por um breve periodo, mas depois tirei, pois na epoca usava um notebook com tela brilhante e com o moto escuro a tela virava um espelho, acabei me acostumando com o tema branco, hoje uso pra tudo que posso! kkk até no VS Code que é preto por padrão achei um tema com cores claras que não troco mais.
Olha, eu tenho astigmatismo. É um grau leve e, por isso, o meu principal sintoma é a dor de cabeça no final do dia e um pouco de fotofobia. Com o modo escuro e/ou um bom filtro de luz azul, minhas noites são tranquilas, ainda que não use os óculos todo o tempo. Com o modo claro, a dor no fim do dia é certeira.
Dito isso, eu “gasto” minha luz branca nos editores de texto, porque neles, realmente, acho bastante estranho escrever em um fundo escuro.
Eu uso tudo que posso no modo escuro. Hahahaha
Até acho mais bonito as coisas no fundo branco, mas muita claridade dói meus olhos, me incomoda demais.
Meu celular e minhas telas vivem com brilho muito baixo, prefiro ficar com a luz apagada sempre que possível.
Eu sempre achei mais bonito, porém também achava estranho nos sites e pra ler. Mas acho que é costume. Comecei a usar mais quando virei pai e ler qualquer coisa de noite no celular transformava ele em um holofote 😅
Eu acho mais bonito e também tenho a sensação (não sei se placebo) de que faz menos mal pros olhos, ainda mais no meu caso que uso monitor grande (UW de 34″). Não sei se cientificamente é melhor modo escuro a modo claro.
Eu gosto de utilizar no sistema, Windows e Android, porém em navegação de sites ainda prefiro o tema claro. No tema escuro as letras ficam meio turvas na minha vista.
Eu uso por conta da aparência principalmente. Sempre curti interfaces escuras. Na realidade, meu caminho foi meio que o contrário. Descobri que era possível deixar os navegadores no modo dark e por isso fui replicando para todo o sistema.
Pensar nisso me fez lembrar do meu pc antigo no Windows XP. Eu queria ele na pegada ‘hacker’ e era sempre preto e verde ou preto e amarelo. Saudades! 😁
Tenho notado que muitos sites têm colocado como opção o modo dark. O que me desagrada é uma espécie de ‘sépia escuro’ que deixa a interface amarronzada. Esse sim é horrível. Se não me engano, o Notion até pouco tempo era assim. Nesses casos, é necessário apelar para o Dark Reader.
Já no celulares sinto falta desse modo disponível nos aplicativos. Muitas vezes, é necessário usar o modo escuro meio que a força, mas pelo menos nos aparelhos da Xiaomi nem sempre é muito agradável.
Sou programador e utilizo o modo escuro na minha ferramenta de programação (IDE), em parte por hábito (já fiquei com os olhos ardendo um pouco após ficar olhando para a tela algumas horas), mas também em parte porque arquivos de código possuem extensas áreas em branco (na lateral direita), além de ajudar a diferenciar vários termos coloridos (declarações de variáveis, nomes de métodos e classes, etc.)
Porém não utilizo o modo escuro em tudo. Já usei por um tempo no celular, mas acabei voltando para o modo claro, e pra mim parece mais agradável olhar para as cores e ler as coisas num fundo claro.
Já tentei utilizar também no Word e no e-mail (Outlook) e achei estranhíssimo o fundo preto invadir a página, uma área onde normalmente é branca (seria a estranheza por causa do papel físico?)
É engraçado porque aqui no Manual eu já me acostumei a usar o tema preto, e acho estranho quando abro em outro PC ou no celular e aparece o tema branco.
sim, faz todo sentido o modo escuro em IDEs (onde o colorido do código fica mais evidente no fundo escuro que no claro, além de toda a luz excessiva durante horas e horas de trabalho)
mas nos demais casos (como em leitura de textos e mesmo no citado Word) realmente não entendo
O interessante é que, usar modo escuro em IDE e editores, não era tão comum nos anos 2000-2010.
Depois do Sublime Text (acho pelo menos), se tornou mais comum editores e IDES virem assim por padrão ou sugerir. Inclusive, era associado a coisas antigas, como as telas de mainframe que não tem opção de esquema de cores.
Eu gosto de modo escuro porque cansa menos e dá para ver melhor os símbolos como você comentou, mas uso os que tem menos contraste porque senão aí me incomoda pelo astigmatismo.
notepad++ e gedit usei nessa época com fundo branco e formatação colorida no texto, vs code vem por padrão preto e me acostumei mas o ubuntu e os outros apps neles uso com fundo claro. Já no iphone eu agendei claro de dia e escuro a partir das 19h
O modo escuro de fato reduz o brilho, mas essa redução só faz sentido em ambientes pouco iluminados (quase escuros). Mesmo em salas iluminadas artificialmente, à noite, a diferença nesse aspecto parece-me irrelevante.
Outra justificativa seria a economia de energia em telas OLED, mas isso só vale para o preto absoluto e, a julgar pelas reclamações que o modo escuro do Manual recebia quando era preto absoluto, acho que poucos apps fazem uso dessa cor. (E não sei até que ponto a economia é significativa.)
Tenho comigo que, quem usa, usa porque fica legal. E está tudo bem se for só por isso mesmo, a despeito de todo o enorme trabalho de adaptar tantos aplicativos e sites para um padrão de cores extra.
Eu não uso modo escuro porque acho o claro mais bonito e, mesmo que não fosse o caso, tenho astigmatismo — alguns segundos lendo texto claro contra fundo preto já deixam minha visão toda zoada.
Engraçado que eu utilizo o modo escuro no trabalho (como falei no outro comentário), mas odeio ficar em um ambiente escuro, mesmo pra assistir um filme em casa, por exemplo. Acredito que seja mais questão de hábito mesmo.
Curioso que eu gosto de cinema mas em casa não gosto de desligar as luzes para ver um filme, cedo quando o filho pede.
Tá explicado porque as letras ficam turvas na minha vista hahaha
também concordo que a preferência “estilística” pelo modo escuro é por si só uma justificativa perfeitamente válida, mas penso se ela “vale a pena” (quero dizer: as pessoas realmente se acostumam com isso?)
Concordo totalmente sobre a questão do ambiente. Para mim, faz todo sentido usar modo escuro em ambientes sem iluminação, mas em ambientes iluminados, desde sempre essa leitura me incomoda.
Lembro dos anos 2000, quando os sites ainda eram feitos à unha, com o CSS ainda começando a bombar. Alguns sites costumavam ser fundo escuro com fontes amarelas ou brancas. Era sofrível ler. Desde esse tempo que não vejo sentido em fundo escuro para sites relacionados a leitura.
O dia que descobrir me avise
Apesar que quando eu comecei com o Adobe Premiere no 1.5 do Windows isso nem existia ainda, mas talvez lá pelo CS4 começou a vir escuro por padrão e nem se tinha ainda o conceito de modo escuro. Curioso saber quando que viraram essa chave lá também.
Acho que é questão do corpo de cada um. O modo escuro cansa bem menos os meus olhos. Prefiro que as telas não brilhem no meu rosto.