Pen drive não dá boot no notebook

Notebook: presario cq-18.
Pen drive: sandisk cruzer blade 16 GB.
o pen drive aparenta ser original e não ter nenhum problema. eu testei com o f3probe, f3write e f3read e ele tem 14,5 “escrevíveis” e de fato eu coloquei 14 GB de música ejetei, coloquei de volta e ele toca tudo normal. E também formatei várias vezes em vários sistemas de arquivos e sempre ejeto adequadamente o pen drive.
Lembrando, tenho ubuntu instalado em modo legacy e nunca instalei windows. Nas configurações da bios o secure boot tá desativado, csm ligado, legacy mode ligado, usb bios ligado, usb legacy on bios ligado. Eu testei nas três portas USB e tentei com várias isos (linux mint, manjaro, arch, fedora, windows) e com vários programas (balena-etcher, gnome-disks, usbimager, fedora media writer, multibootusb, unetbootin, ventoy e até no terminal com o dd). Mas nem na ordem de boot ele aparece. Eu fui até a tela de diagnóstico e quando eu plugo o pen drive ele aparece lá: Sandisk Cruzer Blade, mas ele nem sequer aparece na ordem de boot pra eu poder mudar a prioridade. Só aparece o meu hd.
Tentei procurar uma maneira de atualizar a bios mas todos os links que achei estão mortos, e mesmo que não estivessem aparentemente requer windows instalado pra atualizar.
Só tenho esse notebook e o hd externo no qual eu tenho backup, então não consigo testar em outro computador no momento.
Estou considerando fazer uma gambiarra do tipo encolher minha partição root pra criar uma outra menor e gravar lá a iso e dar live boot lá e instalar na primeira partição.
Alguém tem alguma ideia de qual possa ser o problema? E se não alguma maneira de contornar esse problema de uma maneira segura?
Tenho o backup no hd externo e comprei esse pen drive só pra formatar e instalar outra distro.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

8 comentários

  1. Não sei se já conseguiu algo, mas tente fazer um teste formatando o pendrive como se fosse fazer um boot em DOS. Se conseguir bootar em DOS, talvez o que faltou é se ater a ativar a partição para boot. Partições em FAT-32 e formato MBR exigem que a partição onde está o inicializador esteja ativada. Se está em linux vou ser sincero e dizer que não sei o comando, mas que eu me lembre, se vai usar o G-Parted por exemplo, é botão direito na partição onde está o boot e escolher “active”.

    Dica de ouro: tenta juntar uma grana e nem que seja usado comprar um HDD para fazer backup de emergência. Um HDD usado está em torno de 30 a 50 reais, é provavelmente poderá ser um gasto relevante para evitar acidentes. Ver se tem alguém que pode lhe doar um equipamento com defeito também pode ajudar a ter um HDD de graça.

    1. cara, eu escrevi uma imagem do freedos e agora ele aparece skkskdksskksks. muito obrigado. e justamente comprei um hd externo junto com o pen drive.

      1. Fico feliz que deu certo.

        Tenho a sorte de morar na Grande SP, e com isso conseguir ir na 25 de março e achar pendrive barato. Quase que ia comprar um outro hoje a propósito.

        Tente depois agora reescrever o pen com a imagem de sua preferência. Espero que funcione.

        Procure também imagens multiboot como Medicat e Hiren’s Boot. São boas ferramentas de teste. :)

        1. ok, quando eu escrevo as isos linux e marco como bootável ele ainda assim não aparece. E também não é qualquer imagem do freedos que dá boot, eu baixei o zip do livecd e ele tem uma imagem mínima .img que até onde eu entendi é pra dar boot em sistemas legados através de disquete, e a outra imagem isso que realmente contem o sistema cheio do qual o boot mínimo pega as coisas pra instalar um sistema cheio. E dessas duas a única que funciona é a img. Eu baixei o zip do liteusb e tentei a img de lá mas essa não funciona e eu não faço ideia do pq… esse notebook é de 2013, ele nem tem disquete nem gravador de cd, pq uma imagem de disquete daria boot por usb e uma pra usb não? 🤔🤔🤔

          1. situação bem esquisita.

            me lembrei que algumas bios uefi das primeiras gerações exigia colocar o caminho do boot por lá. checa se não é isso.

        2. Tentei de todo jeito aqui e não foi. Olha acho que vou desistir, mas muito obrigado, alguma coisa pelo menos eu consegui fazer dar boot.E não é uma grande preocupação pois pretendo comprar outro notebook daqui a um tempo quando puder.

  2. Olá!
    Você falou de quase tudo aí, mas não mencionou sobre GPT (GUID Partition Table, não o Chat kkk) e EFI. Tenta ir pra esse lado, gerar um pendrive com EFI e outro sem pra ver o que rola.