Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

11 comentários

  1. Acho que não existe mesmo.
    Acho uma funcionalidade interessante dos Samsung. Pode ser utilizado para esconder algumas coisas por exemplo da esposa (eita lelê kkkk) ou até mesmo por exemplo de crianças, coisas que não quer que elas vejam no celular.
    Talvez algo que ajude seja um hack utilizando o Atalhos, vi que pode ser colocado um atalho para bloquear o telefone no momento em que um app é aberto. Desta forma, alguém que está com seu celular desbloqueado não conseguirá abrir o app sem antes fazer um novo desbloqueio. PS: obviamente, não ajuda nos casos de companheira/companheiro que já conhece a senha.

  2. A depender do que você quer, existem apps específicos que fazem isso. Não dá pra esconder seu aplicativo do banco (ou qualquer app), mas dá pra salvar notas seguras, fotos, documentos, etc., tudo criptografado dentro do app que precisa de senha pra abrir.

  3. Até onde sei, não existe. O sistema não oferece e nem permite que aplicações ajam dessa forma.

    Pessoalmente, não sinto falta. A lógica do iOS, creio eu, é de que o próprio sistema é uma “pasta segura”. Enquanto o atacante não tiver a senha de desbloqueio, sem problema. (E isso me faz pensar até que ponto a “pasta segura” dos Androids é efetiva em uma situação análoga, ou seja, quando o atacante tem a senha de desbloqueio…)

    1. A vantagem da pasta segura é que tem uma senha adicional e os dados são criptografados. Assim, se o atacante tiver a senha de desbloqueio, ele não conseguirá o acesso à pasta segura e nem aos dados nela contido sem que ele descubra essa senha adicional.

    2. Mas você já viu que é possível desbloquear um iPhone mesmo sem ter a senha de desbloqueio? Com um “hack” através da central de notificações? Lógico que dá pra desativar isso, mas será que todo mundo desativa? Eu tentei no meu (vi a “dica” em um reels de instagram) e desbloqueou, fiquei abismado e desativei na hora.

      Já a pasta segura é como se fosse um armazenamento separado, criptografado, ele tem senha própria e não se comunica com o sistema padrão. Você também pode ocultar a pasta segura para não aparecer no menu e chamá-la através de um código de discagem. A não ser que o usuário coloque a mesma senha pra tudo, o que não faz sentido usar a pasta segura assim, o recurso é muito eficaz.

      1. Errata: Não dá pra “chamá-la através de um código de discagem”, eu me confundi. Este recurso é do aplicativo “Cerberus”.
        Você consegue ocultar a pasta segura do menu de aplicativos e antigamente você podia deixar com um ícone e com um nome diferente, como se fosse um aplicativo fake.

        1. Só um complemento sobre a pasta segura, segue sendo possível trocar o nome e ícone da pasta segura, fiz esta personalização no atalho.

    3. Confio bastante na pasta segura, cheguei a citá-la em outro post sobre usar dois smartphones.
      Não entendo porque a Samsung não divulga o recurso com mais ênfase, já que efetivamente é um diferencial … melhor deixar as pessoas comprarem um segundo smartphone “baratinho” que talvez seja da própria Samsung? Vai saber …
      Já foi explicado em outras respostas o disfarce do atalho e a senha adicional para acesso. Uso ambos.
      Eu também inativei a exibição de notificações dos apps da pasta segura, mas é possível exibir as notificações completas, ou exibir somente o nome do app nas notificações.
      Um ponto que ainda não testei é a exclusão do atalho na tela de aplicativos, para saber por onde acessaria a pasta segura (provavelmente dentro de algum subitem dentro das configs, a confirmar).