Vai revolucionar e tal, ou não vai e é hype.
Hoje, você está apenas companhando ou para que você está efetivamente usando ele?
Dica, plugin https://sharegpt.com – exporta o historico tb.
Uso muito para redigitar texto (ele simplesmente escreve melhor). Esse é o meu uso, acho que 3x por semana apelo para ele.
ex – https://sharegpt.com/c/eKNjqkp
ex2 – https://sharegpt.com/c/NAmmVJd
Procura de informação vaga…
ex – https://sharegpt.com/c/VpfVe4h
ex 2 – https://sharegpt.com/c/ncSXKOF
Muito pouco para trabalho técnico, mas vejo no historico que tenho alguns….
ex – https://sharegpt.com/c/fmD0rXK
… e quanto o meu cérebro entra em tilt (manaveta!!!)
ex – https://sharegpt.com/c/7Pse0dW
Hoje já considero uma ferramenta útil.
Usei algumas vezes pra fazer código pro Houdini em Vex, mas foi só teste, funcionou um pouco, no geral tive que corrigir coisa. Pra pesquisa a gente testou aqui e inventou um monte de informação. Vi que tem gente usando pra pesquisa aqui, só parem pq vcs tão arriscando a própria reputação.
Meu primeiro uso prático foi perguntar o porquê de ler o manualdousuario.net. Peguei a resposta e usei para preencher o formulário de inscrição no site. Como o Ghedin liberou meu cadastro, penso que foi um uso proveitoso. ;)
Tenho utilizado mais para “brincar” fazendo perguntas absurdas e tal. Porém consigo ver uma aplicação que serviria bem para o meu antigo emprego: com alguma frequência eu precisava analisar dados usando SQL, mas não era algo recorrente o suficiente para que eu conseguisse praticar e aprender a linguagem o suficiente. Então eu sempre perdia algum tempo pesquisando como montar a query que filtraria os dados da forma exata que eu queria (o clássico “sei que tem como fazer isso, mas não lembro como”). Fiz o teste e vi que com o ChatGPT eu poderia ter economizado esse tempo pesquisando/relembrando como construir as queries que eu queria (esclarecendo que geralmente eram consultas simples, do tipo select mesmo).
Já usei para escrever alguns programas para mim. Não sei programar, mas tenho boas noções de informática, e sei também algo de HTML, CSS e regex. A primeira coisa que fiz foi um script em Python para renomear certos arquivos que tinham sido alterados por engano por um programa que renomeia arquivos em massa. O programa deixa um log, então bastava um script que consultasse o log para reverter a mudança, mas apenas nos arquivos que estavam com nome que não me agradava. Consegui fazer isso com o chatGPT.
Também consegui fazer um userscript para o BTDigg e agora estou tentando fazer mais um para o Rate Your Music.
Em nenhuma das vezes o robô conseguiu de primeira, mas eu ia dando feedback e ele ia ajustando até dar certo.
Andei pensando inclusive em usá-lo para conseguir concluir minha dissertação de mestrado… 🤔
Sou UX designer e uso muito para:
1. Gerar qualquer pequena informação aleatoriamente ordenada ou não, como nomes, datas, e-mail, etc.
2. Traduzir pequenos textos para inglês ou espanhol.
3. Pedir a definição de alguma coisa.
Não consigo concordar (ou não quero acreditar) que ele escreva melhor do que eu, nas vezes que eu testei pedir sugestões a ele elas em geral foram bem previsíveis (o que faz sentido, afinal ele vai procurar as estruturas mais usadas e tem muito mais texto medíocre do que bom por aí)
Em todo caso eu tenho utilizado para sumarizar informações, muitas vezes após uma reunião minhas anotações são uma zona, aí peço para ele estruturar em tópicos e isso agiliza na minha organização.
É porque não escreve mesmo. Quem escreve profissionalmente, ou mesmo porque gosta, sabe que a escrita do CGPT é uma escrita engessada (exatemente pelo motivo que você falou).
Se você alimentar ele com textos acadêmicos e “melhor escritos” ele escreve melhor, não?
O unico uso “util” pra mim foi o seguinte. Eu tenho a coleção da revista BIZZ em CD Rom. Só que o programa pra navegar pela revista usa o Flash, que foi pro Vasco, logo não conseguia mais usar. Fuçando o CD vi que todo o texto tava em um .mdb. Tava fazendo aos poucos uma macro pra extrair o texto e mandar para arquivos docx individuais. O Chatgpt finalizou pra mim.
Dia desses o Christopher Mims, colunista de tecnologia do Wall Street Journal, comentou no Mastodon que, na condição de escritor, o ChatGPT como assistente de escrita não lhe tem utilidade alguma, mas que ele entende por que muita gente está empolgada e usando — às vezes a gente empaca mesmo, comunicação é difícil, e para quem não vive disso/não tem facilidade, é um baita desafio.
Talvez eu devesse usar mais o ChatGPT para me ajudar com fórmulas do Excel 😄
Venho usando para diversas atividades.
1. Dúvidas técnicas e revisão de códigos
2. Revisões de textos em geral (inglês e português)
3. Dúvidas gerais
Hoje mesmo, minha namorada estava escrevendo um convite para um evento sobre pessoas pretas. Ela tem muita suspeita com essas ferramentas de IA. Mas o resumo é: escrevi um prompt sobre o convite e assunto, ela se impressionou demais. Usou adaptando alguns pontos.
Ñ vejo essas IAs substituindo todo o trabalho, enxergo mais como um auxiliar.
Agora que integrou no bing tenho usado mais. Várias duvidas que surgem ao longo do dia. Mas está nos meus planos usar mais para treinar o inglês também. A ultima conversa da manaveta foi foda kkkk
as vezes uso para treinar inglês, conversando sobre qualquer assunto.
Pra nada, acho um grande e caro gerador de lero lero