Antes de abrir esse post, deu uma confirida e notei que existe bastante gente por aqui que entende de Linux e tem ótimas recomendações. Mas um desafio que costuma aparecer para pessoas com menos conhecimento (eu me incluo nesse grupo) nesse sistema operacional é a dificuldade de fazer a máqiuina funcionar de forma plena.
Já instalei Linux (geralmente Ubuntu, Mint ou alguma outra distro mais amigável) em diversas máquinas e nunca ficava 100% tudo funcionando. Sempre alguma coisa não enroscava ou eu demorava muito pra descobrir uma solução razoável.
Dessa vez, contudo, as coisas funcionaram muito bem. Instalei Ubuntu num notebook Redmi Pro 15 (com amd ryzen 7 série 6000) e, depois de alguns ajustes, tudo está funcionando surpreendentemente muito bem.
Só precisei fazer, claro, alguns ajustes: um na Bios (primeiramente trocando o idioma chinês e depois desligado o secure book) e atualizar o Kernel pra que o wifi e o bluetooth, respectivamente, funcionassem. Depois foi ajustar o teclado pro padrão inglês internacional, trocar a loja de apps pra da Gnome (seguindo algumas dicas que vi no YouTube), instalar alguns programas do meu interesse e só.
Achei tudo muito tranquilo e agora, para quando não tenho que fazer coisas do trabalho, uso apenas Linux nesse notebook, o que pra mim, pessoalmente, é fonte de grande alívio em termos ideológicos.
O dual boot está funcionando bem também. A tela, que é 4K, ficou ótima! Só a bateria que não tem durado muito, mas também não duvara com o Windows… Creio que é uma limitação da máquina, mesmo usando essa versão mais nova do processador da amd, que prometia menos consumo, porque ela realmente não dura muito. Carrega bem rápido, mas não dura como um computador da Apple. Eles tinham prometido 14 horas de duração com esses processadores, mas passa bem longe disso nesse notebook.
Se alguém puder indicar mais máquinas que funcionam bem, isso pode ajudar as pessoas a escolherem seus próximos equipamentos caso queiram usar Linux sem muita dor de cabeça.
Uso um Macbook Air mid-2013 com Linux Mint em casa. Funciona bem – só precisei instalar a webcam da Apple (que sempre preciso reinstalar quando tem update do Kernel. Meu único desafio é não conseguir usar a escrita em português BR quando uso os teclados do laptop e um Logi K380 que vieram com layout US-International…
Tive dois notebooks Acer mais antigos naquela época o drive de leitor de cartões era a única coisa que não funcionava a contento. Hoje uso um Lenovo Ideapad 310 e tudo funciona normal. Estou vendo minha próxima aquisição mirando em maior autonomia de bateria. Uma dica para ti se quiser aumentar a autonomia é usar o powertop. Utilizo com parametro –auto-tune e dá uma melhorada boa. Tem o software gráfico da Slimbook também.
A Dell vende notebook com Linux, Ubuntu se não me engano.
Isso mesmo, tem várias opções de máquinas Dell com Linux, entra no site na sessão de notebooks e filtra por Linux.
A tela em 4k pode ser um buraco negro de energia tambem, pensa que são 4 vezes mais pixels pra iluminar que uma tela de 1080 pixels. E processador mais rápido consome mais energia sim, nem que seja pois gera mais calor que precisa ser dissipado pelos ventiladores. Essa historia de tecnogia nova diminuir consumo nunca da certo, ou ela consome mais diretamente ou a industria se reajusta pra exigir mais, e ai consome mais recursos.
Pela minha experiência limitadissima, se nao for um notebook novo, tipo de 3 anos atrás, eh quase certo que alguma distro grande vai eventualmente funcionar nele, nem que seja versao nvidia ou algum driver feito pela comunidade, ja que deu tempo de usuário beta usar, programadores fazeren alguma coisa, etc, eh a mesma história dos jogos AAA que lançam com falhas.
Ai o Linux ideal vai variar com o uso almejado ne. O mais garantido, se for pra comprar, eh comprar algum que venha com Linux, geralmente eh o PopOS agora.
Pitacos rápidos:
1) Vai usar um notebook Linux para trabalhar? Pense bem se não vale a pena quebrar o cofrinho e pegar um Thinkpad ou um XPS novo. São duas linhas (merecidamente) queridinhas do mundo Linux, meio que não tem como errar.
1.1) Thinkpad ou XPS usados ou recondicionados são boas dicas caso o dinheiro não dê, o MercadoLivre tá cheio de empresas revendendo máquinas dessas. Mas sempre dê uma olhada no vendedor e tal.
2) Vai usar um notebook Linux para jogar? Queria dizer apenas “desiste disso e compra um Steam Deck”, mas não estamos nos EUA, então é aquilo, faça como a Valve e procure um Radeon.
2.1) A não ser, claro, que você precise de programar em CUDA…
Eu comprei um Dell G15 após pesquisar sobre compatibilidade com Linux, entre outras coisas. Parece que justo na linha G a Dell só suporta Windows :-/
Depois de fuçar um pouco consegui instalar um kubuntu com o driver de vídeo correto, mas ainda tive uns problemas, principalmente com o teclado iluminado e a porta HDMI externa. E acho que preciso ainda melhorar as configurações de energia pq me parece que a bateria vai bem rápido.
Por via de regra, creio que o maior indicativo de que a máquina roda bem um Linux, é ver se no site da marca do pc/note oferece na hora da compra escolher entre Windows ou Linux, a dell por exemplo permite escolher o Ubuntu.
Outra coisa é: esquece nvidia, não a toa distros como Pop_OS oferecem um download separado só pra nvidia por conta da dor de cabeça que é configurar vídeo dessa marca.
Procurar no YT e Google pra ver se alguém já testou também é uma boa.
Tenho um notebook Acer Nitro 5 e ele funciona bastante redondo com a distro pop_os (nativamente ele vem com um linux zoadíssimo). Só tive que ajustar na bios uma opção do tipo de armazenamento.
De resto, observo só que a bateria dura menos do que quando usava o Windows (cerca de 1 hora a menos). Os drives de vídeo funcionam bem (só nessa distro, tentei ubuntu e zoou tudo).
Ainda não coloquei dual boot, estou com preguiça de configurar o grub para rodar.
Algumas empresas dão suporte melhor a Linux, daí é questão de ir atrás de modelos que usam componentes delas. Tipo Intel para processadores e Wi-Fi/Bluetooth.
Estava pesquisando aqui e topei com este site. Não sei se está atualizado, mas é uma boa ideia (e óbvia).
Regra número 1: não deve ter placa Nvidia.
Eu tenho infelizmente um notebook Lenovo Ideapad L340 com placa Nvidia e uso o Fedora nele. Vive me dando problemas. Por muito tempo eu sequer conseguia reduzir o brilho da tela sem fazer gambiarras (passou mais de um ano para lançarem uma atualização que corrigiu isso).
No meu próximo notebook (daqui a uns bons anos, acho), vou passar bem longe da Nvidia.
Essa página dá um norte legal nesse sentido: https://ubuntu.com/certified/laptops
Mas o meu é um Acer Nitro 5 AN515-54, e tudo funciona perfeitamente no Ubuntu e Pop_OS, desde a placa de vídeo até wi-fi, bluetooth, câmera, microfone, etc.
Eu tenho um Dell XPS 15 (que inclusive, estou vendendo!) que funciona bem com Linux e usei-o assim por uns 3 anos. Único problema é que o Wi-Fi desconecta as vezes e eu tinha que manualmente reconectar (acontecia cerca de 3x por semana, usando todo dia)
A linha Thinkpad é conhecida por ter bom suporte a Linux (tenho experiência com um recente, o T480, que funciona bastante bem, com apenas um bug mais relevante que ainda não foi corrigido em firmwares). Tive 2 laptops Asus (Vivobook E202 e Eee PC 700) que também funcionaram muito bem (no caso do Eee, perfeitamente: ele rodava até Trisquel, uma distribuição bem purista, sem firmwares proprietários); não sei se foi coincidência, pois não sabia de reputação da Asus nesse sentido.