Ultimamente tenho tido umas dores chatas no pulso e acho que pode ser o momento de tentar novos periféricos mais ergonômicos. Estou de olho no Logitech MX Vertical e no MX Ergo, ainda em dúvida, porque vejo bastante gente com dificuldades de adaptação ao trackball.
Achei legal o teclado Ergo da Logitech também, mas não sei se a diferença seria tão evidente quanto no uso do mouse. Acho que esse vai ficar pra depois.
Dei uma olhada nas mesas de escritório do Manual e parece que o Logitech Lift é popular entre o pessoal. Vi até uns usuários de trackball de mão… aí já está longe demais da minha realidade!
25 comentários
Há uns 25 anos atrás (no fim dos anos 90), usei um que era trackball fixo no teclado e os botões do outro lado, então só mexia os dedos no trackball, e o botão com a mão fixa, se precisava a mão livre no teclado, os botões do trackball eram replicados ao lado do mesmo. Era excelente, mas por ainda ser mecânico, em menos de seis meses a bola começou a escorregar, pois juntou sujeira, e ao limpar desgastou e parou de funcionar. Mas achava muito bom. Agora usei o ergonômico barato que meu pai usa, e achei muito bom. Era genérico, mas tinha função de trocar ddp, e alguns botões extras
Eu sou ambidestro no uso do mouse, então tenho um Logitech Lift Left (para canhotos), vertical, que é meu mouse principal e um Rapoo RA009 simples para usar com a mão direita, para aliviar a mão esquerda vez ou outra.
O Lift me causa um pouco de desconforto eventual por ser pequeno – não que minha mão seja grande, mas fica no limite do conforto. Além disso, minha mão fica dolorida no ponto de apoio com a mesa, pois não consigo apoiar o peso da mão sobre o mouse, e também fico incomodado com o dedo mínimo que fica esfregando na mesa também por falta de apoio. Dito isso, gosto do mouse e sinto um nível de conforto maior com o uso prolongado do que com mouses horizontais.
Quanto ao teclado, tenho um Logitech Ergo K860 e acho ele muito bom. Ele tem alguns defeitos, sendo um deles o layout americano, que me faz sentir falta das duas teclas extras e do formato do Enter do teclado ABNT2. Também sinto que o apoio de mãos é “curto” no lado esquerdo – minha mão fica no limite, quase caindo. Apesar de tudo, a curvatura dele faz muita diferença, e senti falta dela quando experimentei um teclado mecânico de um amigo meu.
Se tiver condições de experimentar, eu recomendo fortemente.
Eu uso mouse vertical há alguns anos e gosto bastante. Trabalhava com CAD então a ergonomia do mouse tinha um impacto gigante na minha vida. Recomendo, mas não acho que seja necessário pagar o rio de dinheiro que a Logitech cobra. Tenho um Delux M618G DB que funciona perfeitamente há 3 anos (USB C, bateria interna, bluetooth e dongle 2.4GHz) e custou uma fração do preço de um MX Vertical/Ergo.
Já quanto aos teclados, ainda não tive chance de testar nenhum design ergonômico, mas queria montar um split assim que possível
Eu tenho o combo Logitech: Ergo K860 e o MX Vertical. No primeiríssimo dia, é esquisito, depois, vc já acostuma hahaha
Eu recomendo demais, não tenho mais dores nas mãos e fico muito confortável. Pra mim, o mouse é um “no brainer”, depois de tanto tempo usando mouses verticais (mesmo os baratinhos), eu fico bastante consciente da torção do braço quando uso um normal.
O teclado é outra história. Nesse caso, eu acho que é importante ter um setup que te ajude: pra mim, o teclado curvo faz muito sentido quando eu estou em pé, porque consigo ajeitar toda a postura e fico encaixado. Quando sento, às vezes me pego meio torto, aí as vantagens ergonômicas caem por terra…
Então, ter uma mesa com altura ajustada e uma cadeira bem regulada é tão importante quanto, porque é completamente possível usar o periférico “da forma errada” :-p
Na minha experiência pessoal com dores no punho tive melhora ao adotar apoios de pulso acolchoados para mouse e teclado. Nunca experimentei mouses verticais, mas tento usar mouses de tamanho “padrão”, ao invés daqueles pequeninos. Mas é importante estar atento e talvez consultar um ortopedista, pois dependendo do que está causando a sua dor um tratamento pode ser necessário, às vezes mudar a postura, a cadeira, fazer exercícios direcionados, fisioterapia, etc.
Estou no meu terceiro Logitech com trackball. Já uso há mais de dez anos e te digo que acabou com cerca de 70% das minhas dores que iam do ombro até o punho.
O primeiro foi um M570 (ele tinha um problema crônico com o “clique” depois de uns anos).
O segundo foi o MX Ergo e, gostei tanto, que poucos anos depois comprei outro pra deixar no trabalho.
Tentei um mouse vertical genérico, mas não me adaptei, e doei pra uma amiga, que adorou. Outras duas amigas compraram esse mesmo mouse e também gostaram bastante.
Você não acha que o trackball força muito o uso do polegar? tenho receio de passar a dor do pulso para o dedo hahaha especialmente porque usamos o polegar o dia inteiro pra mexer no celular também
De nenhuma forma! Eu uso mouse mais de 8h por dia, há mais de 10 anos. Nunca senti nada no polegar.
O polegar é o único “dedo” que se movimenta para todos os lados, diferente dos outros 4.
Então não pegue trackball que usa o dedo do meio para movimentar. Apenas as que usam o polegar.
Ah, e o uso é diferente do celular. No uso do celular, nós acabamos apoiando o celular na palma da mão/base do polegar, o que pode causar dor. Já no mouse trackball a gente apoia a mão no mouse, o que causa até um certo conforto/descanso.
Agora, como comentei, a dor no braço não vai sumir, pq continuará sendo utilizado. Mas vai diminuir muito, já que não é preciso ficar movimento o mouse.
Outra vantagem, como o trackball não precisa usar uma base para reconhecer o movimento, você pode colocar em qualquer superfície (cama, barriga, perna, etc), o que pode diminuir o desconforto de usar em única posição (mesa).
vim aqui indicar o Logitech MX Ergo! salvou o meu ombro. é caro, mas vale cada centavo
Eu testei alguns mouses (mx master 3, mx anywhere 3, mx vertical), mas a dor no punho só acabou quando migrei pra um trackpad externo (Magic Trackpad 2)
A desvantagem é que (acho) só funciona em Mac
Não tinha pensado nessa possibilidade… tem uns genéricos no Aliexpress, será que prestam? (exemplo: https://pt.aliexpress.com/item/1005008557748636.html)
Poxa, não faço a menor ideia. Nem sabia que existiam essas imitações
Minha esposa usa o MX Ergo e adora. Se acostumou rapidamente também.
Cheguei a cogitar um numa época que o “braço do mouse” doía no final do dia, mas acabei trocando a mesa e a cadeira antes e a dor sumiu.
Eu uso, eu gostei e me acostumei rapidamente, senti uma melhora nas dores no meu pulso quando comprei, mas ainda trabalho muitas horas por dia então ainda sinto uma dor aqui e ali.
Na minha experiência, o teclado tem mais influência que o mouse, mas depende do seu trabalho. Emprestei um Logitech k860 ergo para uma amiga terminar a escrita da tese de doutorado dela e foi outra vida. Um outro amigo que digita bastante também amou a mudança.
O teclado trackball tem gente que não se adapta. Até onde eu me lembre, tem mouse vertical mais barato que o da Logitech. Tem gente que também usa tablet de desenho, porque aí usa a caneta como mouse
Meu sonho de consumo o mouse trackball, mas para canhoto é muito difícil de achar.
É lamentável não ter versão pra canhotos. Mesmo sendo destro, já procurei uma versão para canhotos do MX Ergo para poder diminuir a pressão de uso no braço direito, mas nada…
Ambidestro, que cê rola a bolinha com o fura bolo e o pai de todos em vez do mata piolho, tem aos montes. Inclusive, acho mais confortável.
Em relação ao ambidestro (o qual nunca utilizei), na época que pesquisei, havia vários relatos que com bastante uso causava dor, já que os tendões desses dedos não são apropriados para movimentos em todos os lados, sendo o polegar o que menos causava danos.
Mas, como dito, nunca utilizei, e a conclusão foram de relatos de usuários da época.
Apesar disso, considerando que meu uso com a mão esquerda seria menor, talvez valha a pena investir em um modelo mais barato para manter como segundo uso.
Oi, eu também sou canhoto, vale a pena olhar o Kensington Orbit, e tem os modelos open source Ploopy Nano e Ploopy Adept (que lembra muito o kensington expert), caso você possa importar ou tem acesso a impressoras 3D. Ainda não comprei nenhum dos modelos que mencionei, mas pretendo. Como nunca usei, fico com alguns receios por causa do custo de aquisição, hahaha.
Hoje eu uso o Phylina M10, uma versão pirata do MX Master 3. Custou 110 reais com taxas do aliexpress, me ajudou bastante com as dores no cotovelo direito.
Kensington Orbit: https://www.kensington.com/pt-br/p/produtos/controle/trackballs/trackball-orbit-com-anel-de-rolagem-cinza/?srsltid=AfmBOorD87926kfjUfALIqR_m5_jeVAWc-bDRXCKdlerevZZTaaRlys6
Ploopy: https://ploopy.co/
Há tempos eu uso um teclado Microsoft Confort Curve Keyboard 2000 e um mouse MX Ergo.
Pro meu uso (desenvolvimento) a adaptação foi tranquila em ambos os periféricos, mas se você tem mão pequena dê uma olhada no Ergo M575.
O Microsoft Sculpt Ergonomic Keyboard sempre foi meu sonho de consumo.
Mas parece que não vendem mais lá fora e aqui o BR foi sempre muito caro e difícil de encontrar.
Tenho muita vontade de um trackball canhoto, mas também não e muito fácil/”barato”.
Fico na vontade.
Atualmente não uso nada de especial, a única diferença é que mesmo sendo destro uso o mouse com a mão esquerda, isso já ajuda a distribuir um pouco o “peso” do trabalho.
Nunca usei. Como está a ergonomia aí? Existem alguns ajustes que podem trazer resultados muito bons sem ter que gastar, como apoios para os pulsos no mouse e teclado e cadeira com “braços” para que os seus não fiquem suspensos.
Sinto a diferença muito fácil quando visito meus pais e uso apenas o notebook, sem mouse e teclado externo, em uma cadeira simples.
Essa questão do apoio de braço não é tão simples assim, já li a respeito e me parece que é um tema controverso. Vi que muitos estudiosos da área dizem que os apoios de braço são uma muleta, e que se o resto da usa mesa estiver devidamente apropriada, eles se tornam dispensáveis.
Eu, por exemplo, nunca gostei, sempre tirava eles da minha cadeira e sempre fiz questão de ter mesas com profundidade suficiente e com altura correta pra poder apoiar os braços diretamente na mesa.