Tenho um MacBook Pro e uso um monitor externo (Huawei MateView). Pra conectar com o monitor, uso o USB-C que veio com o mesmo.
Até então, eu estava mantendo aquela “regra” de deixar o Macbook carregado sempre entre 20-80%, mas com a conexão agora sendo carregado a todo o momento, vai pra 100% e permanece lá. Tenho medo de isso degradar a bateria mais rapidamente.
O monitor não oferece a opção para disabilitar isso. O que fazer? O que acham? Opiniões?
Monitor tem alguma outra conexão que não USB-C?
Engraçado que o windows sozinho aqui, mesmo conectado, desliga a alimentação pra controlar a bateria a cada x ciclos.
O próprio macOS oferece uma opção que limita a carga da bateria a 80% quando conectado. Uso ela e funciona bem. Precisa ser um MacBook relativamente recente, com chip MX ou T2 (no caso dos Intel).
Para MacBooks mais antigos, tem o aplicativo AlDente (nunca usei).
Pô, ótima dica desse app, valeu! O meu do trabalho fica ligado no monitor direto carregando, mas ele tem essa opção que pausa sozinho. Mas o Mac pessoal também uso na tomada direto e não tem.
Parece que ele faz parte do Setapp, pra quem assina.
É verdade que “demora” algum tempo pra o Mac entender quando voce realmente usa ele na tomada e quando não, mas nunca foi transparente isso pra mim.
É, já ouvi falar no AlDente, mas fico sempre meio tenso de usar apps externos quando o assunto é bateria.
Eu deixo aquela opção sempre ligada, mas não vi, até então, funcionar de fato. Sempre fica em 99% por algum tempo mais elevado até chegar finalmente aos 100%.
O meu é um M2.
Estranho 🤔 Aqui, quando clicko no ícone da bateria, já tá escrito que tá “on hold” nos 76% por raramente ser usado na bateria.
Ele tenta adivinhar sua rotina, pelo que entendi, para que você não saia de casa com a bateria do notebook a 80%. Se não houver rotina (no uso do notebook na tomada e fora dela), talvez o macOS tenha dificuldade em entender quando segurar a carga e quando ir a 100%.
Aqui funciona bem (MacBook Air M1).
usei o AlDente por quase 1 ano, e não vi muito desgaste na bateria, acho que foi questão de 2%, esse ano decidi começar uma instalação limpa do mac e deixar que o sistema resolvesse essa questão pra mim e já perdi 5% em 6 meses praticamente.
também fiquei bem receoso quanto ao app, mas estou pensando em voltar a usar pq ele realmente ajudou, só tem que se atentar na hora de remover ele, pq existem relatos que a bateria travou nos 80% (eles tem um manual no site de como remover, é bem simples, mas formatar sem fazer esse procedimento antes pode bugar, acredito que o kernel, que limita o carregamento da bateria)