iOS 16.4 piorou a bateria do iPhone?

Toda vez que sai uma nova versão do iOS, aparece alguém dizendo que a duração da bateria piorou. Sempre ouvi esses relatos com algum ceticismo, até acontecer comigo 😬

No meu caso, tenho alguns indícios bem fortes:

  • Antes, chegava ao fim do dia com ~60% da bateria cheia. Recentemente, chego nesse nível por volta do meio-dia, 13h, mesmo quando mal uso o celular.
  • A saúde da bateria está piorando numa velocidade assombrosa. Até março, estava em 100%. No início de maio dei uma olhada e estava em 98%. Hoje, fim de maio, já caiu para 97%. O celular fez um ano semana passada.

Alguém mais percebeu uma piora ou só eu fui “premiado”?

PS: Acabou de pintar aqui o aviso do iOS 16.5. Acho que pior do que está, não fica. Atualizando…

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

10 comentários

  1. Interessante como algo que aparentemente não tem relação com o aparelho — sequer está ligado fisicamente ao mesmo — pode impactar no consumo de bateria do mesmo. Você tinha o modem da Vivo mesmo antes de atualizar o iOS e nunca tinha acontecido esse problema?

    Fiquei curioso como que esse problema ocorreu. Será que o sistema fica tentando se conectar continuamente à internet mesmo estando sem uso, e quando não consegue se conectar, acaba consumindo mais bateria por tentar mais vezes? Sei que há sincronização, atualização e tals, mas isso não devia ser problemático? E se isso for uma “feature” do próprio modem para economizar energia, ao cortar a conexão de aparelhos com consumo de rede baixo?

    1. Já tem alguns meses que isso acontece. Nas pesquisas que fiz, li outros relatos de donos de iPads e iPhones com o mesmo problema. Ninguém havia suspeitado da conexão Wi-Fi — e por isso demorei tanto tempo para detectar a origem do problema; achava que era coisa do iPad.

      Quando tinha o Pi-Hole, conseguia observar o comportamento do iPad em repouso. Ele tentava “falar” com uns endereços estranhos e não conseguia, e aí ficava num loop infinito. Suspeito que todos os dispositivos da casa sofriam do mesmo mal. E não era algo exclusivo de produtos da Apple; a namorada tem um Kindle que não durava nada a bateria.

      Não é um recurso do modem, não faz sentido isso. Agora, com o novo modem, o iPad perde pouquíssima bateria em repouso — o comportamento normal. Antes, se deixasse ele com a bateria cheia ligado ao Wi-Fi durante a noite, amanhecia com ~20% de carga. Com o novo modem, cai de 100% para ~95%.

  2. A bateria do meu deu uma boa degradada nos últimos tempos, mas é do celular mesmo (iPhone 12, diz que a saúde da bateria tá em 86%). Não notei nenhum update que tenha afetado significativamente

  3. Essa queda de saúde é um padrão dos produtos Apple pelo que já li em algumas matérias. Os dispositivos mostram os 100% mesmo que já tenha degradado um pouco, depois que cai pela primeira vez ele começa a mostrar a porcentagem “correta”. Falam que o aplicativo coconutBattery revela a verdadeira porcentagem, mas eu nunca testei ele.
    Tô passando uma experiência parecida com o MacBook Air M1, ele acabou de fazer um ano, aos 9 meses a bateria ainda estava em 100% com pouco mais de 20 ciclos. Hoje fui olhar e está em 96% e com 30 ciclos. Caiu 4% em 3 meses apenas.
    Meu iPhone 14 tem 7 meses de uso, por enquanto está 100%, mas sinto que a bateria não está boa quanto deveria.
    Podemos ter a sorte de uma recalibragem no futuro também, por exemplo, o WatchOS 9.5 chegou e recalibrou a bateria de todos os Series 6, inclusive o meu! Com pouco mais de 2 anos e meio de uso ele mostrava 88%, depois da atualização subiu para 95% de saúde.

    1. Testei o coconutBattery, segundo ele o MacBook ja esta com a saúde de bateria em 87% de vida enquanto o iPhone está em 98%.
      Perder 13% em um ano com o MacBook me deixou com receio agora, já baixei o AlDente pra ver se resolve, com ele vou fazer uma recalibragem, vi um caso no YouTube de um MacBook Pro M1 que após uma recalibração correta ele subiu a porcentagem no coconut.

      1. Se for verdade essa porcentagem de 87% não faço ideia que maldição tem na bateria da Apple.
        Antes do Air M1 eu tinha um Asus core i7 de 2013! Usei ele por quase 10 anos! Hoje em dia no Windows 10 tem um aplicativo da Microsoft chamado “Verificação de Integridade” e lá mostra que esse meu Asus tem ainda 80% de saúde de bateria, se só mexer no navegador ele dura 3 horas fácil longe da tomada.
        No MacBook faço a mesma rotina que fazia nele e deixo o “Carregamento Otimizado” ativado, não é possível que degradou tão rápido.

  4. Difícil avaliar pois os seus indícios não são nada precisos.
    Quanto a saúde da bateria: %3 de queda em 1 ano está excelente.
    O iOS 16.5 está oficialmente com problema na bateria. Só Googlar aí.

    1. O que acendeu meu alerta não foi a queda como um todo, mas a velocidade em um intervalo tão curto. Não foi gradual, saca? Até março, durante os 7 primeiros meses de uso, a saúde estava em 100%; 2 meses depois, caiu 3%. Estranho, não?

      Tem algum link específico a respeito dos problemas de bateria com o iOS 16.5?