Tenho um Dell 5457, que esse ano completa seus 7 anos. O HD começa a dar sinais de cansaço, então creio que seja a hora de mexer nisso.
Aceito sugestões de marca, e opiniões sobre o quanto entendido eu precisaria ser pra trocar o negócio sozinho.
Tenho um Dell 5457, que esse ano completa seus 7 anos. O HD começa a dar sinais de cansaço, então creio que seja a hora de mexer nisso.
Aceito sugestões de marca, e opiniões sobre o quanto entendido eu precisaria ser pra trocar o negócio sozinho.
Cara, neste video do canal MW Informática o cara explica tudo sobre as especificações de um SSD, vale muito a pena.
Muito bom o vídeo!
Vim agradecer pela indicação também. Gostei do jeito que a pessoa apresenta e a explicação é bem didática. :)
Obrigado pelas dicas. Verifiquei aqui, e trata-se de um SATA. Por ter apenas 70GB em uso, vou optar por um de 240GB. O HD que existe ali tem 1TB, e não pretendo utilizá-lo em outro lugar. Dicas do que fazer?
Também não pretendo migrar o Windows, farei a instalação limpa.
O desafio agora é comprar original. Vamos ver o que acontece.
para o hdd de 1tb, transformar em case creio que é o caso . vender não compensa e até por segurança ter um espaço de cópia de arquivo ajuda.
Existem dois tipos de SSDs, os com interface SATA, que se parecem com HDDs convencionais, e os NVMe, que lembram um pende de RAM.
Os NVMe são mais rápidos. Não sei se notebooks de sete anos atrás já tinham suporte; verifique.
De qualquer forma, mesmo um SSD SATA simples já dará uma baita diferença no uso do seu notebook em comparação a um HDD.
Quanto a marcas, creio que não terá problema se se limitar às mais conhecidas, como Seagate, Samsung, Kingston.
Um ponto sobre marcas: pesquise sobre os modelos antes, pois a gente pode se surpreender, como por exemplo pegar um modelo falso de uma marca famosa ou o modelo por mais que seja de boa marca não atenda o que precisa. Costumo comprar o da Neide Notebook (eles pelo visto conseguiram pegar com uma OEM para revender no nome deles), mas já peguei Patriot (OK, mas já escutei reclamações), Western Digital, SanDisk, Kingston, Lexar e algumas “submarcas” (Goldenfir, ACOS, Netac e LifeData). Quando falo “submarca”, é porque no Brasil eles não tem tanto anúncio ou destaque, e os preços baixos sempre indicam a ausência de garantia ou suporte. Já tive um caso de Goldenfir que deu problema antes do tempo, diga-se.
Se você já tem noção de como instalar um sistema operacional ou clonar, ajuda bastante. Caso não tenha, há bons tutoriais em vídeo ou texto, basta achar algum que seja compreensível ou tenha um estilo que te agrade.
Se for “clonar” (repassar do HDD para SSD de forma igual), ache um programa que te atenda bem. Eu costumo usar as ferramentas que tem no Medicat (um pacote de programas que você pode por em um pendrive de no mínimo 32GB). Se for comprar um SSD de marca (como Sandisk ou Kingston), eles fornecem ferramentas gratuitas para um pendrive de 4 a 8 GB que facilita a clonagem e funciona bem. Que eu me lembre, eles geralmente fornecem o Acronis True Image “gratuito” (subsidiado) apenas para esta função de clonagem – e só ligado ao SSD da marca deles (original – atente-se a isso, pois o número de série define se é), o programa identifica. E funciona bem.
Não se esqueça de se atentar ao tamanho do HDD original, não é muito bom clonar para um SSD que tenha um tamanho menor do que 1/4 do original (De 1TB para 240 GB por exemplo). Caso faça isso, diminua o tamanho das partições (pesquise por “Gerenciamento do Computador” no Windows 10 e encontre o editor de partições. Botão direito > Diminuir).
Tomara que dê tudo certo. Estamos aí se precisar :D
Marcas conhecidas e boas: sandisk, samsung e kingston. Fique atento as velocidades de leitura e escrita.
Não é muito diferente de trocar um HD e até eu que sou bem ruinzinho nessas coisas já consegui trocar vários, então você deve se sair bem. Talvez ver alguém trocando no youtube antes pra saber o que te aguarda seja uma boa