A expansão forte da rede de trens de alta velocidade na Espanha começa a dar seus frutos.
Ainda não se chegou no estágio da França, que está em vias de banir o tráfego aéreo doméstico dentro da França Metrópole, mas a Espanha está caminhando para isso.
Estive na Espanha no começo do mês e gostei da experiência de viajar de trem de alta velocidade entre Madri e Barcelona. A viagem ainda é mais longa que se comparada ao avião e igualmente custosa, porém só de não ter de enfrentar a burocracia de aeroporto valeu a pena.
Quanto aos preços, tem muita promoção promoção pros trens, mas nos finais de semanas o preço é quase igual.
Meu sonho um dia a gente contar com trens de passageiros no Brasil.
Desde mais ou menos 2010 sonho com a promessa do governo de SP de construir uma rota de trem que ligaria Americana(onde moro)-Campinas-São Paulo-RJ. A ideia era que ficasse pronto pra copa de 2014, mas acho que não vão conseguir cumprir o prazo mais (risos).
Foda é que a estrutura ferroviária está toda ali, mas, é concedida integral mente a uma empresa de logística.
para mim tem algo de muito errado no fato de praticamente toda a malha estar na mão da Rumo (ex-ALL) e ela simplesmente não fazer nada para aumentar o número de clientes (i.e. transporte de carga ou de passageiros)
Se não me engano teve um pedido de recuperação judicial ou algo assim na Air Itália que no documento eles citam como razão da queda do faturamento a expansão da rede de trens rápidos no país
É uma pena que ao invés de investirem nisso, tão preocupados com fazer carro pé-de-boi de 50 mil dinheiros (como se isso fosse popular).
Acho bem frustrante que não existam trens de alta velocidade no Brasil. Imagina só, ir visitar meus pais no interior e chegar lá em 3h em vez de 9h de ônibus, a um preço menor e com menos burocracia que as viagens de avião!?
Não tem nem de baixa velocidade.
Lembro de uma história na copa de 2014 de um grupo de argentinos que ficou preso porque planejou fazer um roteiro de viagem SUPONDO que existia trem
Tem que ver certinho esse preço menor, há alguns bons anos (quando o dólar não custava um rim) fiz um roteiro com deslocam de trem em várias cidades da Espanha, a experiência foi ótima, mas saiu quase o preço do aéreo Brasil-Espanha (também por este ter sido promocional.
Ainda assim isso não muda o quanto é triste o Brasil ser tão dependente do modal rodoviário.