Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

Então, vamos ter um site?

Desde quando li o post que o Ghedin fez a duas semanas Então você quer ter um site…?, uma coisa que ele falou que ficou na minha cabeça foi que nem sempre as pessoas estão querendo gastar com um site para uma coisa que é apenas um hobby. Concordo.

Porém para mim, ter um website é exatamente isso, um hobby. No meu caso eu já não me importo em gastar para ter meu site com hospedagem e com domínio próprio.

Daí, tive uma idéia de configurar um servidor e compartilhar com quem quer apenas criar algo como um hobby. Basicamente será um usuário com SFTP e acesso a uma pasta que você poderá colocar o seu site hospedado. Quem tiver interesse basta preencher o formulário aqui que assim que a conta de SFTP estiver criada, eu envio os dados por email. No estilo “slow web”.

Bom, se ainda não ficou claro, este espaço é apenas para ser usado como hobby, você é responsável pelo seu próprio backup de tudo que você fizer upload. Você pode usar domínio próprio se quiser, mas caso não queira no formulário dou dicas de onde registrar um subdomínio.

13 comentários

13 comentários

  1. Uma ideia muito boa, uma espécie de "hospedagem comunitária".

    Muitos de nós temos hospedagem sobrando sem ser usada. Eu assinei um plano da Hostinger (Premium Web hosting) e parece que tenho direito a 100 websites e 100 GB de armazenamento. Lógico que nunca vou usar isso.

    Eu apenas hesito em sair por aí distribuindo hospedagem gratuita para a comunidade, simplesmente devido ao trabalho técnico e administrativo que isso pode gerar pra mim depois (ando muito ocupado com trabalho e projetos pessoais).

    Também não sei se isso estaria de acordo com os termos da Hostinger? Estaria?

    Estou aberto a sugestões.

    1. Realmente precisaria verificar se isso é permitido em uma hospedagem compartilhada no Hostinger. No meu caso estou usando um servidor VPS. Outra coisa que você teria que ver é qual flexibilidade você terá, por exemplo, será possível criar novo usuário e dar acesso independente, desconfio que não. Muito provavelmente você terá que fazer todo o trabalho de colocar a site no ar para a pessoa. Caso for algo como WordPress você pode até criar um usuário apenas para aquela instalação e a pessoa terá controle sobre o WordPress instalado. Com relação ao trabalho que dá, considerei muito isso e só tinha um jeito de saber, tentando. Até agora tive apenas dois inscritos. Então está tranquilo.

    2. Realmente teria que verificar se é permitido fazer isso numa hospedagem compartilhada na Hostinger. No meu caso estou usando um servidor VPS. Outra coisa que você teria que ver é a flexibilidade que você terá, por exemplo, é possível criar novos usuários para cada pessoa? Desconfio que não. Neste caso você terá que publicar cada site você mesmo, o que realmente é muito trabalho. Se conseguir fazer uma instalação do WordPress para cada pessoa, então você terá cada instalação um usuário e neste caso seria melhor. Mas está limitando ao uso do WordPress. Com relação ao trabalho que dá, considerei muito isso antes de fazer e só tinha um jeito de saber, tentando. Até agora tive apenas dois inscritos, então está tranquilo. Como respondi para o Ageu, estou usando o YunoHost, o que tem facilitado. São dois cliques para adicionar o domínio, dois cliques para criar o certificado SSL, três cliques para criar a conta SFTP. Gasto um tempo testando, e então envio o e-mail para a pessoa com os dados da conta.

      1. Pois é, vou deixar a ideia no standby... Quando eu entrar num período mais tranquilo, posso revisitar essa ideia. Pra ser sincero, ainda tô aprendendo a mexer no painel de controle do Hostinger.

        1. Talvez uma ideia para quando você tiver tempo para colocar em prática, seja fazer o setup para um amigo, isso lhe ajudaria a montar um processo.

  2. Muito legal a ideia, uma duvida, você esta usando um homelab? Se sim, como configurou ele ? Pergunto pois tenho um pequeno servidor aqui em casa e faz um tempinho que penso em fazer algo parecido para hospedar alguns projetos, mas ainda não tive tempo de estudar sobre

  3. Isso fez bater uma baita nostalgia.

    No final de 2009, quando ainda não trabalhava com música (mas já sonhava com isso), descobri sites que liberavam hospedagens gratuitas. Umas eram com cPanel, outros com painéis próprios como o falecido serviço da 000webhost (hoje parte da Hostinger).

    A ideia de sugerir domínios gratuitos me fez lembrar dos *.co.cc e *.6te.net da vida. Sendo o último atrelado a hospedagem e, aparentemente, ainda funciona.

    Muito legal sua iniciativa, pode dar um pouco de trabalho. Mas o que não dá trabalho hoje, né?

    1. Não sabia que os .co.cc já foram gratuitos, fui ler na Wikipedia e vi que o Google retirou 11 milhões de sites dos seus indices pois eram todos spams.

      Tem este projeto de subdomínios, o freedns.afraid.org, que é muito antigo e tem centenas de domínios para escolher. A interface, por ser antiga, não é tão fluída como estamos acostumados. Um dos domínios que eles tem que é meu favorito é o mooo.com.