Semana do Consumidor na Insider: até 50% de desconto com o cupom MANUALDOUSUARIO.

Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

[en] Proton Mail ajudou o FBI a desmascarar manifestante anônimo do movimento “Stop Cop City” traduzir 404media.co

O dono da conta investigada contratou um plano pago do Proton Mail (provavelmente via cartão de crédito) e foi através dos dados de pagamento que ele foi identificado. Segundo o 404, a denúncia contra ele não foi pra frente.

4 comentários

Deixe um comentário

Por favor, leia as regras antes de comentar.

Tags HTML permitidas: <b> <strong> <i> <em> <a> <ul> <ol> <li> <code> <cite> <blockquote>

4 comentários

  1. Há tempos tenho dificuldade de ver a Proton (mail, VPN ou qualquer outro produto deles) como um lugar seguro, privado e livre, tangibilizado nas palavras deles: “Uma internet melhor começa com privacidade e liberdade”.

    Há alguns anos lembro do incidente com o [Tsunami Democrática da Catalunha – Espanha] (https://tsunamidemocratic.github.io/), onde as autoridades espanholas preocupada com indícios de atividades terroristas pressionou as autoridades suíças, que por sua vez pressionou a Proton, empresa suíça para ter acesso a dados dos usuários envolvidos, [Proton Mail Discloses User Data Leading to Arrest in Spain](https://cyberinsider.com/protonmail-discloses-user-data-leading-to-arrest-in-spain/) & [La Audiencia Nacional investiga a Tsunami Democràtic por indícios de terrorismo](https://www.lavanguardia.com/politica/20191018/471047437332/audiencia-nacional-investiga-tsunami-democratic-indicios-terrorismo.html).

    Outro caso relacionado à Proton é do phrack, coletivo de hackativists, que tiveram a conta de dois jornalistas bloqueadas, sem muito argumento por parte da Proton, e ignorada por tentativas de contato até vir a público nas redes sociais.

    Acredito que haja ainda outros casos, não acompanho com afinco o assunto, vejo alguns pontos casuais, tenho consciência das obrigações legais da empresa, ainda mais sediadas na Suíça, não são um mar de rosas da privacidade. Sei também que questões técnicas de encriptação e centralidade de serviços podem ser um problema para o serviço que vende esse tipo de produto, focado em privacidade, mas, no fundo, é uma questão de credibilidade, que se eu cheguei até aqui para usar esse tipo produto de produto é ter a minha privacidade resgardada, e é essa confiaça na credibilidade da Proton que não consigo ter, me parece muito frágil e facilmente influenciada por fatores externos.

    Não que outros serviços parecidos (ex. Tuta) não possam ter esse tipo de problema, mas no momento que a dúvida surge a credibilidade fica estremecida, no caso da Proton, eles, aos meus olhos, nunca conseguiram ter estabilidade nos pilares que é sustentado.

    Mas esse sou só eu que penso dessa maneira, fazendo esse recorte? Rodando a internet a maioria dos comentários é positivo, basicamente: “Fujam do rastreamento do Google, venha para privacidade do Proton”, poucos discutem esses pontos de incertezas (na maioria das vezes vem atrelado a algumas dessas notícias). Talvez aprofundando o assunto, entendendo os aspectos técnicos, alguma coisa mude, mas até lá sigo na minha incerteza, confiando na Proton do mesmo modo que confio no Google.

    1. eu não fazia ideia dessas contradições da Proton…

      não querendo advogar em defesa deles, mas de certa forma, como um usuário pago tanto de Google quanto de Proton, eu ainda tendo a simpatizar um pouco mais com o Proton por outros fatores – o app para desktop que funciona relativamente bem, sem precisar do navegador e a sensação, talvez errada, de que meus dados armazenados na nuvem da proton não estão sendo usados para IA (supostamente).

    2. A Proton tem como vantagem uma estrutura que, a princípio, garante que eles nãoc conseguem entregar os dados que você salva dentro da sua conta no serviço. Mas eles também já são, há algum tempo, bem transparentes no sentido de entregarem as informações de cadastro de uma conta para as autoridades do Judiciário, sempre que obrigados. Não dá para ter um negócio viável que, ao mesmo tempo, te entregue 100% de anonimato na web.