“O programa Team Pixel somente para convidados da empresa — que semeia produtos Pixel para influenciadores antes da disponibilidade pública — estipulou que os influenciadores participantes não tinham permissão para apresentar produtos Pixel ao lado dos concorrentes, e aqueles que mostrassem preferência por telefones concorrentes corriam o risco de serem expulsos do programa. Para aqueles que esperavam entrar no mundo das análises de tecnologia, os novos termos significavam ter que escolher entre manter o acesso ou manter sua integridade.”
Se não me engano, o Manual também tem uma matéria abordando a relação dos Youtubers com as empresas que enviam os produtos para análise. Parece que está acontecendo algo parecido.
2 comentários
Esta Apple…. Oh wait….
Sim, matéria de 2020.
Só que esse escândalo do Google é diferente. Ao que parece, o programa #TeamPixel é de “marketing de influência” — é o que diz o 9to5Google. A matéria do The Verge diz isso, aliás, de que a publicação e influenciadores mais populares estão sujeitos a outros termos e lidam diretamente com a assessoria do Google/Pixel, e não com uma agência terceirizada.
No fundo, é um grande sintoma do consumo, do mercado de ~influenciadores, do ecossistema informacional.