Interessante a perspectiva de que áudios são como “podcasts privados”. Acho que dá para traçar um paralelo com o e-mail, que geral odeia, mas provavelmente adoraria uma mensagem (um post de blog??) pessoal, escrita só para você.
Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS
Amigos proximos mandando audio falando da vida é otimo, dá pra ouvir de boa como podcast, responder etc. O ruim são pessoas meio conhecidas mandando audio, eu só fico ansiosa pq não sei qual é o assunto e não sei se é importante mas não posso ouvir na hora, aí eu esqueço, fico procrastinando, fico mais ansiosa, qdo vou ver o audio é "tá bom, valeu"
Acho que há uma confusão aí. Esse áudio conversa entre amigos distantes, pessoal e afetiva, é maravilhoso.
Eu odeio áudios de informação ou pergunta que exige resposta rápida e entre pessoas com baixa intimidade, especialmente no trabalho: "Reunião começando aqui, cadê você?", "vou atrasar", "estou na sala tal".
Ou de uma conversa trivial que envolve uma troca: "bota jogar hoje?", "hoje não posso, vamos amanhã?".
Outra coisa que acho desnecessária é pessoas que vejo com frequencia que mandam áudios explicando porque não vão em algum lugar. Não precisa, está matando o assunto de quando a gente se ver.
E quem ama áudios não entende a diferença. Falo pela minha esposa, que mandava áudio dos dois tipos e me deixava maluco. Consegui explicar que se for para ter uma resposta em algumas poucas horas, tem que ser em texto. Áudio só ouço quando dá ou no final do dia.
Exatamente. Odeio qdo vou marcar alguma coisa: médico, cabelo, etc. E em vez de receber, "tem esse horario, tem esse", recebo um audio da secretária dando uma explicação prolixa sobre o pq dos horarios (e sem ter eles por escrito, eu tenho q ouvir mais de uma vez pra me organizar).
Vou dizer q no caso das pessoas próximas, eu ia até preferir q mandassem audio, pq elas me ligam, em horarios ruins, e eu não consigo dar a atenção q eu gostaria pq estou ansiosa q tenho q terminar outra coisa. Por audio eu ouviria tranquilamente e responderia no meu tempo
E se a pessoa que gosta de mandar áudios longs encontrasse a pessoa que prefere ler?
E se uma pudesse ditar e seu teclado redigir? Penso no melhor dos dois mundos porém vejo que poucos conhecem o recurso dos teclados e a ferramenta nao é tão boa para coloquismos.
Nos anos 80/90 algumas pessoas enviavam fitas k7 umas para as outras com esse tipo de gravação.
Me identifiquei total com esse uso de mensagem de áudio. Inclusive e frequentemente acabo meus áudios falando: "perdão pelo podcast", mesmo sabendo que vou repetir esse processo sem remorso algum.
Tenho uma amiga que se mudou para o Chile no ano passado, sazonalmente respondemos nossas mensagens de audio. Geralmente vou para o bosque ou para a praia, e escuto seus longos áudios para então responder com mais outros tantos e longos áudios. Não falamos exatamente de como tá a vida pra cá, ou como tá a vida pra lá, temos um assunto, uma jornada, com elementos em comum, falamos como nos sentimos a respeito dos tópicos nas mensagens partindo de como foi a experiência de cada um.
Minha última mensagem deu dois audios de 15 e 11 minutos, seguido do repetido a exaustão "perdão pelo podcast" em capslock, e uma falsa promessa de que transcreveria com sumário e bullet points os audios. Enviei no mês passado, e sei que provavelmente ela responderá no próximo mês, começando por pedir desculpas pela demora, e dizendo que precisava dar a devida atenção a nossa conversa para poder responder. Provavelmente, ela responderá quando estiver sentada no banco do parque enquanto observa a filha dela brincando - e o podcast dela será interrompido quando a filha precisar de atenção exclusiva.
Esse tipo de contato me faz sentir muito mais conectado a ela, escutar sua voz e perceber as nuances enquanto ela reflete e forma uma opinião enquanto fala comigo, e então é interrompida pela filha, seguido de fragmentos de interações com os transeuntes, como se fosse uma pausa na nossa conversa, é um tipo de contato mais aprofundado do que com as pessoas e grupos com quem falo diariamente por mensagens de texto - cujos assuntos e conversas ocupam ainda mais tempo entre digitações e leituras (se somar todos os momentos de atenção diárias), mas raramente saem da superficialidade.
Ela não é a única pessoa com quem eu sinto uma relação se aprofundar através de áudios. E qualquer pessoa que fale comigo através de áudio estreita nossa relação - não áudios que poderiam ser respondidos rapidamente com uma informação textual rápida, nesses casos gera repulsa, mas áudios em que conhecerei mais da pessoa enquanto conheço mais sobre o assunto que estamos falando. Ontem mesmo, um cara que eu vi apenas 3 vezes, respondeu uma dúvida minha com 7 áudios picotados de 1 minuto (odeio essa limitação no Instagram), e eu adorei que ele tenha feito isso! Se tivesse me respondido por texto e apenas respondendo a pergunta, eu teria adquirido o conhecimento que buscava através dele, mas como ele mandou audio e eu pude conhecer mais dele no processo, sinto que tenho a liberdade de pedir mais coisas e ele ficará feliz em me ajudar - estreitamos nossa relação.
Sabendo que nem todos gostam de áudio - na minha bolha, são os que vivem na correria do trabalho - aí eu envio textão. Sou prolixo (como dá para perceber). E quando termino os longos parágrafos com as devidas atualizações, logo penso, porra, poderia ter sido tão mais fácil se tivesse mandado um áudio. Claro que estou falando de trocas com pessoas íntimas, tem que merecer o textão haha
Que relato massa.
adorei ler seu relato 😊
Entrei uma semana depois aqui só pra dizer que esse relato é maravilhoso
Não desculpo não.
É interessante como as pessoas mandam áudio no WhatsApp como se todo mundo pudesse escutar elas o tempo todo ou se a urgência que elas usam como desculpa pra mandar mensagem de áudio fosse justificável. Se é tão urgente conversar por voz, não é só fazer uma ligação?
Pô, quando a pessoa usa um áudio pra contar uma coisa que é longa, que tem detalhes e essas nuances que serão transmitidas pela voz, é até uma boa, ouço tudo.
Agora eu fico puto com quem grava áudio de 1 segundo pra responder um "sim" ou "não"
Tamo junto! haha
Ou pior: demora vários segundos elaborando um contexto para dar uma resposta que seria sim ou não
Basicamente eu só vejo essas reclamações de áudio no Twitter. Na vida real, todos que conheço gostam de enviar e receber áudios.
Eu já detesto receber áudio no zap. Uso um bot pra transcrever pra mim. Pra ouvir a voz da pessoa, prefiro encontrar pessoalmente ou ligar, ao menos, pra ela.
jogo todos no Take Blip Vira Texto.
Inclusive na minha messagem de bios já deixo claro que áudios enviados poderão ser transcritos com uso de serviço externo de IA. então quem manda já concorda com os termos de serviço do meu chat privado.
Eu tenho usado também e tem sido uma mão na roda. Acho super válido para usos como o que o Eliel descreve, mas não é o que rola no dia a dia. Normalmente é só alguém dizendo "vou mandar por áudio que fica mais fácil", sem pensar que só fica mais fácil pra ela, não pra você que vai precisar parar tudo e ouvir. E outra questão: naquela linha do texto do Guedin sobre "o barulho ao redor", o quanto não estamos sendo expostos a áudios de gente ouvindo sem fone (porque às vezes a pessoa recebeu áudio e nem tá com fone por perto, vai saber), quando seria muito mais tranquilo para todos uma troca de mensagens silenciosa via texto?