🔗 [en] Como destruir uma rede social descentralizada (como o Fediverso)ploum.net

Confesso ainda ter dúvidas sobre como o Fediverso deve abordar a adesão da Meta ao protocolo ActivityPub, mas o texto no link nos relembra situações similares onde Google (com o XMPP) e Microsoft (com o OOXML) se utilizaram de protocolos abertos que depois foram abandonados ou utilizados de forma a impedir a interoperabilidade.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

1 comentário

  1. A impressão que tenho é que o Facebook quer mais é trazer os seus usuarios para o fediverso em uma especie de “inscursão controlada” onde eles poderam fazer eles verem o fediverso, matar a curiosidade e ver que nao tem nada demais, pois a maior parte das instâncias irão ter bloqueado os usuarios da meta, a ideia parecer ser mais trazer as pessoas pra ca de uma maneira que eles possam controlar o que as pessoas veem e para onde vão e fazer elas acreditar que é um lugar monotomo onde não tem nada de especial, do que deixar elas virem por conta propria e perceberem que é um universo completamente diferente onde as pessoas podem interagir de forma mais livre com que quiserem e não tem l algoritmo pra manipular o que elas irão ver.