Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

Dicas para um iniciante no Linux

Quando soube do lançamento do Zorin Os 18, resolvi tentar de novo o ingresso no Linux.
Meu maior problema é a sincronização de arquivos com o iOS. Vi que no Zorin há a opção de usar o OneDrive de forma nativa, o que pode ser uma alternativa, embora ainda quisesse uma forma grátis, já que pago pelo iCloud+.
Meu uso é básico, navegador, lidar com alguns PDF, mas nada muito complicado.

Dito isso, gostaria de algumas dicas de configuração inicial, funções úteis, etc.

9 comentários

9 comentários

  1. Que tipos de arquivos pretende sincronizar ?
    Nada será tão fluido e transparente quando iCloud, mas particularmente uso OneDrive para maioria das coisas, me atende bem o suficiente.
    A primeira sincronização de fotos demora uma eternidade, depois é tranquilo.

    Navegador experimente o Firefox e use uBlock Orign para bloquear anúnios.
    Sobre lidar co PDF, tem que ver se é edição ou leitura apenas, mas o zorin já deve ter um leitor, veja se te agrada.

    Faça backup das suas coisas.
    E como disseram, use, sinta as dificuldades e vem aqui passando que tentaremos ajudar o máximo possível. Reddit e “alternative to” são seus amigos :-)
    E lembre que está num SO diferente, alguns fluxos podem ser diferentes. As vezes vale a pena entender como pode ser feito no Zorin e usar um linux como linux, não tentar fazer exatamente igual fazia no Windows, mas apenas tentar obter os mesmos resultados.

    Para o usuário médio, é bem tranquilo abstrair o SO.
    Se quiser aprender mesmo como funcionam as coisas, as linhas de comando e tudo mais ai a conversa, mas nada de outro mundo pro cotidiano tbm.

  2. Fala. Eu migrei tem pouco tempo e, vindo do windows, não mudou quase nada do meu fluxo. Usava o dropbox e sigo com ele normal.
    Não conheço o icloud, mas se não tiver um programinha dele pra instalar, vi aqui que você consegue configurar ele no rclone.

    Rclone é na linha de comando, mas acho que você consegue montar o icloud em alguma pasta pra facilitar se não se animar muito com o terminal. Dá uma olhada aqui https://rclone.org/iclouddrive/

  3. Minhas dicas:
    – trata igual celular. seja ios ou android, a maior parte dos apps q vc usa deveria ser abstrata ao OS, nao te amarrando a esse ou aquele.
    – perde um tempinho pra aprender usar algum gerenciador de pacotes(apt no caso do Zorin).
    – tentar customizar. dai vc comeca a ter contato com arquivo de config e linha de comando, mas nao por necessidade, e sim por iniciativa propria.

  4. Faz muito tempo que as distros ja são apenas “instale e use”, então faça como os colegas mencionaram e apenas use³. Haha.

    Tem gente que insiste que você precisa aprender linha de comando, mas isso é besteira. Eu só uso pra atualizar o sistema, por que é mais rápido.

    1. penso parecido. quando comecei a usar linux, só lia que precisava saber comando x,y… no final, nem todo mundo precisa disso.

  5. Ignorar a comunidade(q pode ser tóxica maioria das vezes) e principalmente usuários “xiitas”.
    Como o colega disse, USE. Vai usando e qualquer dúvida q for surgindo pesquisa ou usa as IAs(são bem úteis nisso).

    Eu msm prefiro usar a IA que ir em qualquer fórum/grupo do Arch. Tem sido útil até aqui.

  6. A melhor dica que posso te dar é apesar use. Quando sentir falta de alguma coisa vai lá e pesquisa como resolver aquela situação. Computador é feito pra te ajudar a realizar tarefas, mas no linux é comum as pessoas passarem mais tempo configurando coisas do que trabalhando. Não precisa ser essa pessoa se não quiser.