Prezados, fui aprovado na seleção do Sisu para o curso de Arquitetura.
As aulas devem se iniciar na metade do ano mas já gostaria de adiantar a compra de materiais que terei que usar durante o curso.
Alguém têm dicas?
Penso que devo ter compasso, réguas, um bom lápis, transferidor… todos de nível profissional, claro.
Também pensei em adquirir um planner permanente para manter a rotina de estudos organizada.
Computador sei que precisarei comprar, mas deve ser algo bem pra o final do curso, até lá vou juntando dinheiro.
Meu inspiron 15 série 700 deve dar conta por enquanto.
em primeiro lugar, parabéns!
:)
fiz minha graduação na segunda metade dos anos 2000, então muita coisa pode ter mudado, mas eu recomendaria o mesmo que ghedin:
espere começar o curso, por vários motivos: 1. as grades das faculdades nem sempre são muito similares e dependendo do caráter do seu curso o encaminhamento vai pra um lado e não pra outro (e isso é mais comum nas públicas que nas privadas); 2. os materiais que você dá de exemplo podem sequer nunca serem usados ao longo do curso inteiro. Provável que você use compasso e transferidor apenas nas aulas de fundamentação de desenho e geometria descritiva e depois nunca mais. Então aguarde, inclusive para conversar com os veteranos; 3. um bom computador é IMPRESCINDÍVEL num curso de arquitetura, mas também sugiro esperar até o segundo semestre ou segundo ano pra ver quais aplicativos são mais usados no seu curso. Programas como Revit e o pacote Adobe demandam computadores MUITO potentes e você os usará não só no fim do curso, mas não se preocupe ainda no primeiro semestre (como disse o ghedin, vá economizando e vá conversando com os veteranos)
dito isso, eu daria algumas sugestões mais amplas (mas não tome como conselhos, porque nem sempre isso vale pra todo mundo e em todo contexto):
1. a primeira dica que eu daria é: VIAJE. Pra onde der, como for possível, quando der. Mas viaje. Independente da área pra qual você vai se focar ao longo do curso, eu diria que não há experiência melhor (além dos estágios, é claro) do que viajar, conhecer outras formas de ver o mundo, outras formas de habitar os espaços, outras formas das cidades se organizarem. Esse inclusive foi meu maior erro na graduação: apesar de eu não ter dinheiro nenhum na graduação, eu acho que podia ter tentado viajar mais, mesmo que pra lugares perto ou com orçamentos bem limitados.
2. Caminhe pela sua cidade (e por outras cidades) sem rumo. Não tem exercício melhor.
3. Desenhe. Descompromissadamente, mas com frequência. A ideia é treinar os olhos e as mãos. Reconhecer detalhes, padrões, proporções, etc. Junte o desenho com o caminhar e você vai estimular demais sua percepção sobre a cidade e os espaços.
4. Aproveite tudo o que a faculdade oferecer (inclusive aquilo que não é acadêmico: festas, etc), de forma saudável e sem neuroses. Conheça os programas de iniciação científica, grupos de estudos, projetos de extensão, etc. Faculdades particulares normalmente têm uma formação técnica melhor que as públicas, mas a grande vantagem da universidade pública (e o motivo pelo qual eu não trocaria a pública pela privada) é a proximidade com o mundo da pesquisa. Você provavelmente estará perto de pesquisadores lidando com os avanços mais recentes em campos como história, teoria, crítica, tecnologia, etc.
Ótimos conselhos! Também fiz minha graduação na segunda metade dos anos 2000.
É bom aguardar o início das disciplinas. Ver como será a lista de materiais. Tem coisas que dá para fazer na própria faculdade, mas isso depende de cada curso. Também sempre terá veteranos vendendo material que quase não foi usado… Segura a ansiedade! hehe
Sobre computadores e softwares, concordo com o que disseram aqui. Invista em um bom computador, mas aguarde mais para o fim do curso pois é um investimento alto e a cada ano será lançada uma novidade em termos de software ou hardware. Não se preocupe com o preço dos softwares, tanto a autodesk como a graphisoft e outras empresas disponibilizam gratuitamente seus softwares para estudantes, sem limitação nenhuma para uso não comercial.
Excelente notícia.
Quando fiz minha primeira graduação a universidade tinha uma parceria com a Microsoft e a gente tinha o Office e o Windows gratuitamente. Não precisei, pois uso Linux.
Agora tive uma dúvida: creio que há poucas opções de softwares para Linux. Já aceitei que terei que usar um SO proprietário.
Há versões para Mac OS?
Se houver acho que é mais jogo investir num notebook Apple, com chip M1 do que num notebook ou PC windows.
Com o Apple ganho em portabilidade e processamento. Além de não ter dor de cabeça com antivirus e outras coisas.
eu particularmente prefiro macs a PCs com Windows: parece que o trabalho com imagens flui melhor no mac
CONTUDO
o mundinho do projeto de arquitetura é windowscêntrico, em função de uma única grande ausência no mac: o revit
caso você prefira usar archicad, tudo bem usar mac, mas o revit tem se tornado a solução padrão para projetos de arquitetura — e não parece haver interesse da autodesk para criar uma versão pra mac
Softwares open source de arquitetura existem, mas ainda não são muito práticos ou utilizáveis. É uma coisa que me interessa muito, mas até hoje de open source na prática só utilizo o Blender, para renderizar. Para projetos utilizo o Archicad, então fico preso no Windows.
Tem o FreeCAD que está indo no caminho do BIM, mas é bem mais difícil de utilizar do que um Archicad ou Revit. É desenvolvido principalmente por um arquiteto que é belga, mas morou muito tempo no Brasil, o Yorik. No site dele ele tem alguns tutoriais, exemplos e informações do desenvolvimento – https://yorik.uncreated.net/
Tem quem se vira no Blender, que é ótimo para 3d, mas não tem ferramentas de desenho em planta.
No Linux também existem alguns CADs proprietários que funcionam mas que são muito pouco utilizados, como o BricsCAD.
Em relação ao mac nunca utilizei. A única ausência que sei do mac é o Revit como o Gabriel disse. Mas qual software vc vai utilizar vai depender da sua carreira. Sei que muitas faculdades ensinam o Revit, mas nos escritórios que conheço poucos o usam por conta do preço que é muito mais elevado e a Autodesk andou apavorando muitos pequenos escritórios que usavam pirata com umas notificações por correio e ligações ameaçadoras.
Muito obrigado pelas dicas! Valiosíssimas!
Passei em uma faculdade pública; será minha segunda graduação. Já tenho familiaridade com o ambiente. Desta vez não repetirei alguns erros da primeira:
-Serei mais ativo nas pesquisas, extensão;
-Vou priorizar estágios fora da universidade. Isso me permitirá criar uma boa rede de trabalho e de contatos;
-Não ficarei preso só ao conteúdo que os professores passam no curso. Vou buscar ativamente outras coisas, cursos extras, etc.
Faz um tempão que não desenho. Coisa de mais de 25 anos. rs
Possivelmente ficarei para segunda entrada, então terei até setembro/outubro para retomar esse hábito. Pretendo desenhar diariamente.
Sua dica sobre viajar foi ótima. Vou seguir.
Talvez seja uma boa esperar? Em muitos cursos, o primeiro ano é de disciplinas introdutórias — capaz de você nem precisar desses materiais de cara. E comprando agora ainda corre o risco de comprar errado.
No seu lugar, eu faria um pé de meia desde já para amortizar a pancada na hora que os professores começarem a pedir materiais.
Eu andei pesquisando a grade curricular e já teremos desenho no primeiro período.
Pensei em me adiantar para poder comprar importado e economizar.
No Ebay e Aliexpress há réguas de muito boa qualidade num preço bem menor do que as vendidas aqui.
Mas pode ser só a ansiedade batendo. kkk
Pé de meia já comecei. Terei a compra do computador e possivelmente de alguns softwares (cujo preço é incrivelmente alto).