7 comentários

  1. Chocado!

    Enfim, de fato é um grampo grande.

    No meu caso, nunca anotei nem perturbei ninguém, eu exporto o extrato do banco para a planilha e classifico os gastos principais. Faço tudo a posteriori e uso para verificar se posso ficar mais solto ou segurar a onda no próximo mês.

  2. Vejo muita gente aqui preocupada, com razão, com controle de gastos. Todos os métodos que envolvem planilhas e/ou aplicativos são válidos, mas acabam virando um trabalho, que nem remunerado é.
    Eu mesmo, como já disse aqui, fiquei algum tempo, foi pouco, anotando e classificando tudo. E ficava atormentando minha mulher para guardar os recibos das compras. Cheguei a conclusão nenhuma. Mentira, gastava muito com chope e bolinho de bacalhau.
    Depois de algum stress, estress ou estresse 🤔… fadiga, adotei o seguinte método: pago as contas essenciais e se sobrar algum na conta na virada do mês, é este que vou usar para os supérfluos ou guardar/aplicar. Se não sobrar nada é porque os gastos essenciais precisam ser analisados.
    Funciona para mim. Cada cabeça uma sentença.

    1. Faz anos que faço isso.

      Pago as contas, separo um orçamento semanal e separo o resto em CDB. O que sobrar do orçamento semanal vai pro CDB no proximo mês ou vira alguma compra que não seja superflua.

      Hoje tenho dinheiro guardado pra ficar 2 anos parado.

    2. Eu faço o controle de gastos no GNU Cash desde 2010 ou 11.
      Mas não faço o controle diário desde lá.

      Durante esses 15 anos, quase sempre fiz o controle completo por no máximo uns 3 meses. Então identificava o que eram meus gastos, e parava o controle por um tempão, às vezes até mais de um ano.
      Até que alguma coisa mudava nos meus gastos ou nos meus ganhos, e eu sentia que precisava ver pra onde tava indo meu dinheiro. Aí ficava mais uns 3 meses, e foi indo assim.

      Agora, estou desde agosto com controle de tudo que ganho e gasto. É certamente o período que eu tô há mais tempo assim. Curiosamente, é o período em que estou mais tranquilo de grana, ganhando mais do que gasto sem precisar fazer restrições, e sem uma meta de economia.
      Pensando bem, eu sei que o controle de gastos é importante às vezes pra essa contenção de gastos específicos, mas no longo prazo tem um quê de vaidade.

      1. É como eu disse, acho que tudo é válido, a gente só precisa tomar cuidado para que o controle de gastos não se torne o fim, quando ele é apenas um meio.

  3. Em meados de março deste ano, abandonei a planilha após ~8 anos (!) preenchendo-a religiosamente.

    Ainda não entrei no cheque especial e devo dizer que senti algum alívio em parar de acompanhar, mesmo temeroso por imprevistos e ciente de que meu perfil, de renda instável, é do tipo que mais se beneficia de um controle de gastos.

    Só sigo acompanhando de perto a contabilidade do Manual.