Um tempo atrás eu comprei um fone bluetooth Lenovo na AliExpress e chegou rapidinho, antes do prazo previsto. Produto ótimo e barato (oferta de R$ 45,00), a gente em casa resolveu comprar outro igual. Essa compra foi feita dia 8 de agosto. Como dessa vez a entrega estava demorando mais, fui na área dos meus pedidos e fiquei sabendo que o pacote tinha chegado em Curitiba, onde estava retido esperando que eu pagasse imposto de importação (R$ 42,00, quase o preço que eu paguei pelo fone). Vasculhando o site dos Correios (que não mandaram nenhum aviso), achei o canal pra pagar o imposto. Pagamento confirmado em 29 de agosto e silêncio depois disso. Fiquei entrando no site dos Correios quase todo dia e só hoje (18 de setembro) apareceu a informação de que o meu fone saiu de Curitiba e está na agência de Nova Friburgo (RJ). Detalhe: eu moro em Santo André (SP), no meio do caminho entre Paraná e Rio. Desculpem o tamanho dessa narrativa épica, mas esse tipo de coisa já aconteceu ou tem acontecido com algum de vocês? E esse imposto, é regra nova que apareceu entre uma compra e outra que eu fiz?
Minha compra está assim :
29/08/2023 10:34 -Pagamento confirmado -Unidade de Logística Integrada – CURITIBA/PR
Abri duas reclamações e até agora nada.
Mesmo dia e local do meu “Pagamento confirmado”. Devem estar empilhando tudo num canto, quando acumular bastante resolvem despachar.
Estão parando mais mesmo, mas muito ainda está passando! E apos o pagamento demora quase 1 semana pra seguir a rota. Como quase ninguém se adaptou a Remessa Online tudo ta recebendo 60% de taxa.
Lembrando que lá no Meus Correios, você pode negar pagar, eles mandam, pega o dinheiro na plataforma e voltar e tentar de novo, eu esperaria um pouco.
Hoje a Shein atualizou resolvendo isso, já aparece no checkout, ficou 17% (icms) abaixo de 50usd ou 250~ e 77% (taxa e icms). Agora falta o Aliexpress ajustar pra resolver isso também, ai tudo volta a passar direto e rápido!
Está acontecendo direto agora, taxam tudo que não se enquadra naquele programa “não lembro o nome”.
Ultima que me pegaram o imposto foi 166%, 50 reais em um produto de 30.
Ta parado até agora esperando pagamento, e comprei novamente o produto pagando apenas 100% do preço. To na torcida :)
Normalzissímo.
Mas aconteceu algo curioso com um amigo meu: Esses dias ele comprou um microfone sem fio, chegou normalmente. Porém dias depois chegou a cobrança do imposto. Agora ele não sabe se paga ou não o imposto já que recebeu o produto, kkk.
Outra coisa curiosa é que ele só recebeu o aviso para pagar o imposto mas não onde/como pagaria. Aí expliquei pra entrar no site dos Correios e etc…
Melhor pagar. O microfone fica com o seu amigo, já pagou a mercadoria, mas vai saber o que vão fazer com o nome dele.
Baixa o app dos correios que você acompanha ali com o rastreio e gera o boleto por ali mesmo.
Mas realmente achei meio demorado de uns dias pra cá.
Não é novo isso, mas não é em toda compra que acontece. Tem que ficar de olho mesmo, já perdi encomenda assim (volta pro remetente depois de x dias aguardando pagamento).
Engraçado que é o mesmo produto que eu comprei antes, a loja é a mesma (Lenovo ThinkPlus Store, via AliExpress), mesmo prazo informado pela AliExpress. Mas, chegando aqui, o tratamento muda. Vou dar uma pesquisada no que acontece.
Até onde sei é meio aleatório mesmo, pois não há capacidade de processar a fundo todo o volume de encomendas que chega.