Após anos acumulando frustrações com Windows, decidi tomar um salto de fé e instalei uma distro Linux. Fui de Linux Mint por ler em mais de um lugar que é a mais confortável para migrantes do OS da Microsoft.
Dito isso, eu queria saber:
1. Aprender Terminal é realmente necessário para usar o OS de forma confortável e produtiva?
2. Quais são algumas configurações e “manhas” que eu preciso fazer/aprender para conseguir tirar proveito do OS e melhorar minha experiência como usuário vindo do Win10?
Aceito dicas e recomendações das mais básicas, até porque meus conhecimentos atualmente são bem básicos.
Já agradeço!
1. Não. Terminal seria só para pontos mais avançados. Provavelmente algum software ou outro vai te pedir para rodar algum comando – aí vale usar chat gpt/google para ter mais segurança
2. Entenderia mais sobre bash scripting (talvez usar chatGPT ajude). Se quiser ir fundo, dá para ler um livro para entender como funciona o “file system”, como são separadas as pastas e arquivos do SO etc. Para o público geral, acho que tem poucas coisas que ajudam, eventualmente funções de organização como buscar, copiar-colar, ordenar e filtrar.
Oi! Fiz esse salto de fé há uns ~3 anos e não me arrependo. O Mint foi uma excelente escolha. Se você for curioso, “cuidado” com o distro-hopping (é um caminho sem volta haha) e cuidado (!) quando for fuçar no terminal e afins porque cê pode quebrar o sistema. Mas não tenha medo, o terminal é muito útil!
Ah, se você joga, recomendo dar uma olhadinha no Lutris, caso jogue alguma coisa que não esteja na Steam.
Não sei para qual propósito você utilizar o Gnu/Linux, mas vejo que hoje as distros estão deixando a utilização de um terminal para fazer tudo no Gnu/Linux.
Sou DevOps e utilizo com frequência o terminal e aprendi a mexer no Gnu/Linux por se mais prático para mim, mas a minha família só utiliza um navegador e consegue fazer todo o processo de um usuário básico. Jogar na Steam, YouTube e estudar.
—
Dica
Como instalar programas no Linux? – SUPER FÁCIL!
https://www.youtube.com/watch?v=CKGCMjvFZZc
O que é Linux? (Explicação COMPLETA para iniciantes) – 2023
https://www.youtube.com/watch?v=K05CssAbQgo
Guia Foca Linux (Iniciante)
https://guiafoca.org/guiaonline/iniciante/
Aprenda os comandos básicos do Linux – Terminal Ubuntu
https://www.youtube.com/watch?v=JEhVB4VHsTI
Minha contribuição:
1. Aprender Terminal é realmente necessário para usar o OS de forma confortável e produtiva?
Sim! É necessário para intervenções mais específicas. Apesar do Mint ser um sistema muito amigável e te entregar quase tudo pronto, vai chegar um momento que o terminal será bem mais útil do que um elemento gráfico. Vai por mim, aprenda o básico do terminal e aos poucos vá aprofundando. Ganhará bastante com isso.
2. Quais são algumas configurações e “manhas” que eu preciso fazer/aprender para conseguir tirar proveito do OS e melhorar minha experiência como usuário vindo do Win10?
Usando. Essa é a melhor maneira de fazer/aprender para tirar proveito do sistema em sua plenitude. Não tenha medo. Linux não morde e ao contrário do que dizem, é altamente seguro, configurável, flexível e gostoso de usar. Como todo sistema operacional, possui sim arestas a serem lapidadas, mas já tem maturidade o suficiente para suprir a demanda de um Windows ou MacOS.
Aceito dicas e recomendações das mais básicas, até porque meus conhecimentos atualmente são bem básicos.
A primeira dica e mais importante, não fique frustrado na primeira vez que algo der errado. Essa é talvez a sua chance de aprender e aprimorar seus conhecimentos. Leia bastante e busque entender como o sistema funciona. Procure sites/blogs que agregam conhecimento. Fuja das modinhas do Linux, tem muita coisa boa por aí, mas tem muita coisa ruim também. Não se preocupe com comentários pejorativos de que Linux é ruim, que você vai sofrer, não existe um sistema melhor do que o outro, existe aquele que atende sua necessidade e entrega o que você precisa para uso diário. Não tenha medo do terminal e entra de cara nesse maravilhoso mundo do software livre/open source. O conhecimento que vai ganhar será um diferencial enorme.
Pra finalizar, deixo a dica do canal do Paulo Kretcheu, sempre indico ele para quem está começando. É uma ótima referência em português sobre Linux.
https://www.youtube.com/@kretcheu2001
Bem vindo ao maravilhoso mundo do Linux!
Se você tem uma boa escuta e leitura em inglês, eu recomendaria essa playlist, pois é o que estou fazendo, agora que decidi me aventurar pelo mundo Linux e me aprofundar em TI.
De quebra, se quiser, dá pra tirar uma certificação bacanuda :)
https://www.youtube.com/playlist?list=PL78ppT-_wOmvlYSfyiLvkrsZTdQJ7A24L
eu comecei usando linux mint pra trabalho, esses sistemas pra iniciantes são muito bons e uma coisa: Dar alternativas a tudo que precise do terminal, tirando uns 4 comandos do apt (search, update, install, remove), ignore o terminal até se sentir confortavel em como mexe no sistema com o mouse, no Mint tudo tem uma forma visual de fazer, se precisar de ajuda pesquisa dentro do sistema, todo tipo de aplicativo procure pela loja mesmo, imagine que você nunca usou um computador na vida, e está tentando fazer as coisa de formas mais pratica possivel, da pra customizar o mint baixando temas, ele fica mais do seu jeito assim, espero que curta a experiência, se quiser jogar da pra baixar tranquilo a epic e a steam, minha biblioteca quase toda roda, então vc n deve ter tantos jogos que não rodem, só os online mesmo
Cuidado. Ficar fuçando vicia como vício mesmo, daqueles que depois a gente fica se arrependendo do tempo que “perdeu”.
Nunca usei o mint, mas a não ser que você seja programador ou queria fazer uma configuração bem específica, não tem por que usar o terminal.
Pra instalar os apps, no geral, basta usar a “loja” de apps do mint, especialmente agora que há a opção dos flatpaks (que prefiro) ou dos snaps;
Uma coisa é certa…. você vai se empolgar com a customização e em algum momento vai dar merda. kkkkk.
Dá pra fazer muita coisa na interface, dá pra deixar o sistema do jeito que você achar mais conveniente.
Como já disseram por aqui, o básico de terminal/linha de comando não é difícil de aprender e em alguns casos pode ser muito mais prático de usar.
Recentemente, por exemplo, precisei fazer upload de mais ou menos 1 terabyte de arquivos pro Dropbox e foi absurdamente mais prático, rápido, e confiável usar o rclone (ferramenta em linha de comando) do que ter o trabalho de instalar e configurar uma nova instância do Dropbox, mesmo usando Windows.
Isso vai depender muito para o que você usa o computador. No meu caso, para escrever, navegar no browser e ver vídeos. Portanto, meu uso é bastante básico e funciona muito bem. Já usei Mint, Ubuntu, Fedora e agora estou bem satisfeito com o Pop_Os. Uso o terminal apenas para atualizar (sudo apt-get update/upgrade), mas já usei mais antes quando dava problemas de compatibilidade de alguma coisa (som bugado, etc). Sem problemas porque essas distros são muito documentadas então com pesquisa, paciência e gosto em mexer nas coisas você consegue resolver.
Se encaixar nas suas necessidades, vai ser um caminho sem volta. Já usei bastante macOS e Windows e hoje, para o meu uso, não troco pelo Linux.
Coragem, viu.
Vai perder tempo com problemas bobos.
Eu perdia tempo com problemas bobos quando o windows update aprontava das suas 🤣
Usar linux sem o terminal me parece como usar apenas uma única cor de uma caixa de lápis de cores… se a gente observar bem, o que fazemos diante de uma tela se resume a manipulação de arquivos e pastas (que nos unix são apenas um tipo diferente de arquivo): navegar, criar, editar, renomear, copiar/recortar e colar e apagar. Juntando os comandos dessas operações mais alguns outros específicos (man, xkill, etc, por exemplo), dão poucos para se aprender e mantendo o uso, a gente acaba aprendendo naturalmente.
As configurações vão depender muito da distro e ambiente gráfico que escolher; atualmente, muita gente versiona e compartilha as suas via repositórios git e o aprendizado do sistema só vem com o uso mesmo, mais uma vez, naturalmente.
Se você for programador, mexer com terminal vai ser essencial. Se não, vai usar bem esporadicamente e na maioria das vezes pra fazer uma configuração avançada
A principal dica que eu daria é sobre o jeito como se trata instalação e atualização de softwares, que é bem diferente quando comparado ao Windows. Se você precisa de um programa, em vez de baixá-lo da internet, o ideal é procurá-lo primeiro no repositório da sua própria distribuição; programas como o synaptic — de interface gráfica — ou o apt-get — de linha de comando — permitem fazer a pesquisa no repositório, e baixar e instalar o software escolhido de maneira bem simples. Instalando softwares dessa forma, você tem segurança de usar uma versão compatível com o seu sistema, e sem modificações indevidas (vírus, malwares etc.). Além disso, esse esquema do repositório permite que você atualize todos os softwares do sistema de forma automática, sempre que houver uma versão nova para a sua distribuição — o que é útil de forma geral, mas particularmente importante para garantir a segurança do sistema (é como se você tivesse um “Windows update” que funciona direito, rs, e atualiza não só o sistema operacional mas todos os softwares que você já instalou).
Você até pode instalar um programa baixando o arquivo binário ou o código (e compilando-o, nesse caso), mas isso é bem mais inseguro e trabalhoso, e raramente é necessário de fato.
Começando a usar Linux. O que preciso aprender?
Vai aprender que existe sofrimento maior do que frustrar com Windows
Hahahaa, pare de amedrontar as pessoas! 😄
Esse “Slack” como nome de usuário explica o comentário. :’)
Agora vc vai começar a acumular frustrações com o Linux e vai ficar mudando de uma distro para outra.
Olá!
Já que você optou pelo LinuxMint, já aviso que o forum deles é MUITO bom. O que posso dar de dicas:
0) Linux não é Windows, as coisas funcionam de uma forma diferente.
1) LinuxMint tem um manual para iniciantes muito bom, que cobre o dia-a-dia da maioria das pessoas.
2) As “minttools” (ferramentas do próprio LinuxMint) fazem você ficar dependente – mas de um jeito bom. Só com elas você resolve uns 95% de problemas que possam surgir.
3) Com o passar do tempo você vai se animar a aprender a usar o terminal :)
De mais a mais, divirta-se: você é livre!
Sempre falamos que HOJE tá mais fácil do que era há uns anos atrás.
Fiz uma apresentação na Campus Party Brasil em 2018 falando sobre isso, tá aqui:
https://youtu.be/DldU5IslZtE
Se só quiser ler, tá aqui:
https://speakerdeck.com/fabiobeneditto/dot-dot-dot-porque-no-meu-tempo-um-comparativo-dos-dias-atuais-com-10-plus-anos-atras
Acredito que a melhor forma de aprender a usar o Linux é da mesma forma que você muito provavelmente aprendeu a usar o Windows: usando. Conforme você for precisar executar tarefas no seu computador você terá dúvidas e recorerrá a buscas para descobrir como fazer isso ou aquilo.
O conhecimento do terminal virá naturalmente disso. Como o Ghedin comentou, em muitos casos a linha de comando é mais prática e mais direta para executar alguma operação.
Acho que uma boa dica para um iniciante é não aplicar a primeira resposta do Google hahahahah
Existem diferentes distribuições, e cada uma tem suas particularidades. Quando for buscar, lembre-se de procurar pela sua distro (no caso Linux Mint), e dê preferencia à documentação dela (ou os fóruns oficiais da distribuição). As vezes tentar aplicar um tutorial de uma distribuição na outra pode deixar tudo mais confuso.
No mais, acredito que é só paciência e prática. Bem vindo! =D
Aproveitando a postagem, que fóruns hoje são realmente interessantes para um usuário Linux iniciante/intermediário?
Pensei nos fóruns das próprias distros, mas há algum mais geral que vocês indicam (principalmente em pt-br)?
Eu desisti de listas/foruns nacionais devido ao “efeito quinta série”:
– pessoas mais experientes esnobando os novatos
– novatos querendo tudo de bandeja, sem nem pesquisar
Para problemas, os foruns das distros acabam sendo a melhor opção devido a moderação.
o unico blog br decente é o doa diolinux e a areas em portugues de blogs maiores tipo o linux mint brasil, o de ubuntu ta cheio de gente pedante
Seria bom sabe qual o seu fluxo de trabalho no PC, que tipos de aplicativo usa, etc. Pro usuário comum, em comparação ao Windows o Mint não muda nada, muita coisa hoje se resolve no navegador e o Mint já vem com suite de escritório instalada.
Hoje acho que aprender linha de comando não é necessário, mas pode ser útil, especialmente quando algo sair errado.
Além disso, a linha de comando pode ser bem legal e facilitar algumas rotinas. É meio intimidador, mas tem coisas legais que dá para fazer por ali até com mais agilidade e controle do que por interfaces gráficas.
Por exemplo — e aí já entra na sua segunda dúvida —, aprender a usar o gerenciador de pacotes (
apt
, no seu caso) é algo que agiliza um bocado a manutenção do sistema. Com um comando você atualiza todos os pacotes e aplicativos do seu sistema.Fora isso, recomendaria estudar a estrutura de diretórios do Linux. É bem diferente da do Windows, mais coerente, mas mais complexa. E dê uma olhada no Flatpack e no Flathub, que parece estar se consolidando como o formato de distribuição de aplicativos modernos padrão do universo Linux.
Concordo com as postulações do Ghedin. Terminal embora não seja necessário ao usuário final comum, é bem útil caso este saiba usá-lo adequadamente.
Minha mãe não entende muito de computadores e SO, mas no notebook dela tem Linux Mint Cinnamon. Ela usa ele há uns dois anos, nunca me reclamou de nada. Navega na internet, usa suíte de escritório, joga alguns joguinhos… Fica bem evidente que para o usuário comum, nem há a necessidade de saber da existência do terminal.
A parte dos diretório, como o Ghedin bem disse, a depender do uso é importante saber como eles se estruturam e organizam. Mas se seu uso comum, se limitando ao uso das pastas padrões do usuário (Documentos, Downloads, Vídeos e Imagens), talvez não seja necessário aprender também sobre as estruturas do diretórios.