Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

7 comentários

  1. impressionante como a xerox inventou o conceito (que está longe de ser natural, por mais intuitivo que ela nos pareça hoje) e logo em seguida a apple o aperfeiçoou a ponto de se tornar uma convenção

    a barra da apple vigoraria como padrão de fato da indústria praticamente até essa mudança de uns dez anos atrás citada pelo ghedin

  2. O início dos anos 2000 foi o ápice de UX em sistemas operacionais, né? As barras do Mac OS X Lion e Windows XP ainda hoje são bonitas e intuitivas.

    No macOS Ventura que estou usando, as barras de rolagem nem aparecem — só quando rolo a página com a rodinha do mouse/trackpad. É mais bonito assim, acho eu, mas algo se perde quando beleza sobrepõe funcionalidade.

    1. UX em sistemas operacionais para PCs tá andando pra tras desde os anos 2010. É um tal dos programas cheios de espaços em brancos e botões e afins enormes, como se fossem programas de celular. Programas que não mudam a 15, 20 anos, acabam tendo a usabilidade melhor do que programas recentes ou “modernizados”. Looks over funcionality.

    2. Realmente, eu fiquei meio decepcionado com as últimas barras de rolagem, cada década uma nova evolução, e no fim só ter um quadrado cinza rs, não me importo de esconder, mas podia ser bonitinho :\

      Porém tem sido bem legal acompanhar essa nova onda de UI design e UX dentro do Gnome (pós gnome-40), não tenho olhado de perto o que tem sido feito no KDE, mas eles tem umas interfaces muito bonitas também.

    3. Ghedin, será que não valia uma matéria pra saber se UI/UX tá retrocedendo mesmo para usuários de teclado ou mouse, ou essa impressão é coisa de velho?