Adeus, Patreon: os novos meios de pagamento da assinatura do Manual do Usuário


6/1/16 às 9h35

De diversas formas o Manual do Usuário foge do convencional. Uma das mais bacanas é contar com o apoio financeiro da comunidade que me lê para manter as coisas funcionando por aqui. Este visual limpinho, sem anúncios horríveis e scripts de monitoramento que deixam outros sites lentos? “Culpa” dos assinantes. A fim de incentivar mais essa prática, os meios de pagamento da assinatura do site foram reformulados e expandidos. Agora é em real e tem até boleto bancário!

Até então, usava o Patreon para processar os pagamentos. Esse sistema, embora mais cômodo, exige do assinante um cartão de crédito internacional ou uma conta no PayPal — que, invariavelmente, exige um cartão, ainda que um mero nacional sirva. Não é todo mundo que tem cartão ou conta no PayPal.

Além de democratizar o acesso à assinatura, os novos meios são menos onerosos para todos os envolvidos. No Patreon, somando a taxa do serviço, dos cartões e o ágio na conversão do dólar, perdia quase 20% do valor bruto. Os novos meios de pagamento têm um custo médio de menos de 10%. Ao assinante, a vantagem é pagar em real, sem as variações do galopante dólar, moeda usada no Patreon. Todos os novos meios de pagamento são no nosso desvalorizado real, ou seja, não tem mais surpresas na fatura do cartão.

São quatro meios: PayPal, PagSeguro, boleto e depósito bancário. Os dois primeiros têm recorrência mensal; os dois últimos, trimestral, semestral ou anual. Os dois últimos são assim por motivos de custo (a geração do boleto é bem cara) e logística (gerenciar os depósitos manualmente, mesmo que para poucos assinantes, dá algum trabalho).

Qualquer valor é bem-vindo, mas para desfrutar das vantagens do assinante o mínimo é R$ 8. Inclusive, caso queira assinar por um valor superior, fique à vontade (e obrigado pela gentileza!).

Nesta página estão as informações e links para se
tornar assinante do Manual do Usuário
.

Aos leitores que já assinam o site via Patreon, fica a critério de vocês mudar para um dos novos meios ou continuar no sistema atual — ele permanecerá ativo até que não restem mais assinantes por lá. Ao mudar, apenas lembre-se de cancelar sua assinatura no Patreon para não pagar dobrado. É assim:

  • Faça login no Patreon e, na primeira página, clique no link “Edit Pledge” correspondente ao Manual, no menu à esquerda;
  • Desça página seguinte e clique no link (cinza, difícil de ver) “Delete Pledge”;
  • Um popup surge pedindo a confirmação do cancelamento, clique em mais um link cinza-difícil-de-ver “Delete my pledge”. Pronto!

Se ficou alguma dúvida, use os comentários.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês