Apple anuncia criptografia de ponta a ponta para iCloud e suporte a chaves de segurança.
A Apple anunciou três novos ótimos recursos de segurança/privacidade para o iCloud, incluindo a “Proteção Avançada de Dados” que, ao ser ativada, expande a criptografia de ponta a ponta para quase tudo salvo na nuvem da empresa — backups do iOS, fotos, notas e tudo mais; só ficam de fora e-mail, agenda de compromissos e contatos, por usarem protocolos abertos incompatíveis com a criptografia de ponta a ponta.
Isso significa que em contas com a Proteção Avançada de Dados ativada, nem mesmo a Apple poderá acessar os dados armazenados em seus servidores.
Por isso, o recurso é “opt-in”, ou seja, desativado por padrão: ao ativá-lo, o suporte da Apple perde a capacidade de “resetar a senha” em caso de esquecimento.
Outra novidade legal é o suporte a chaves de segurança físicas, como as YubiKeys. O comunicado à imprensa deixa subentendido que isso permitirá desativar o número de telefone como segundo fator de autenticação.
A terceira novidade é uma verificação de contatos para o iMessage, o tipo de coisa que só é importante nos Estados Unidos, onde o aplicativo é usado.
Todos os três recursos serão disponibilizados no mundo inteiro no início de 2023. Via Apple (em inglês).
Ainda estou esperando uma opção de 2FA que não envolva um iPhone (não tenho nenhum hardware da Apple) ou SMS.
Amo o marketing da Apple.
“Proteção Avançada de Dados”, não é crítica, btw.