O Google começou a liberar o recurso de seguir sites no Chrome estável. “Você pode escolher sites para seguir e suas atualizações RSS aparecerão nas novas abas do Chrome”, explicou Adrienne Prter Felt, engenheira do Google. Se a novidade ainda não apareceu aí, é possível forçá-la entrando em chrome://flags
e ativando o item web feeds. Via @__apf__/Twitter (em inglês).
Quase uma década depois de acabar com o Google Reader, talvez o leitor de RSS mais popular que já existiu, o Google volta a dar atenção ao formato. Não caiamos nessa de novo. Existe um ecossistema rico de aplicações de RSS, dos mais simples e acessíveis, como o Feedly, a soluções robustas, como Feedbin, Miniflux e Tiny Tiny RSS, sem falar nos muitos apps compatíveis com esses serviços para iOS, Android e sistemas desktop.
Recomendo o https://fraidyc.at/, que descobri no https://goodreports.com/, do programa de rádio/podcast Techtonic
Eu tô usando o RSS by e-mail (acho que é esse o nome) que apareceu na newsletter de sábado do Manual do Usuário. Pra mim tá funcionando bem. O único incoveniente é que ele não manda um email “ao vivo”, mas, reune todas as atualizações do dia num único email enviado pela manhã.
E o próprio app do WordPress tem o recurso de seguir outros sites (que é, aliás, por onde leio o MdU).
OldReader é uma boa alternativa, o único que gostei.
https://theoldreader.com/home
Interface simples e “antiga”, fácil de usar.
Tenho usado o Feedly e havia esquecido o OldReader. Boa lembrança. Vou testar.
Qual o limite do uso grátis? Eu tenho usado o Feedly, mas ele só me deixa criar 3 categorias… E, sinceramente, não gostei muito dele num geral.
Tenho assinatura perpétua do Feedly desde o assassinato do Reader. Só uso esse.
Você que pagou pelo serviço, esclareça uma dúvida, por favor.
Aquele recurso que o Feedly indica uma métrica ao lado do notícia (acredito que seja a popularidade da notícia dentro do Feedly), você pode organizar as notícias de acordo com essa métrica, em ordem decrescente?
Sim, tem uma opção pra fazer sort por “most popular”.
Entendo (e concordo em boa parte) com a linha editorial e opiniões do Manual, porém o Google voltar atrás de alguma maneira e adotar um padrão mais aberto como o RSS deveria ser comemorado. O padrão não te prende somente a uma ferramenta.
Enfim, fica parecendo somente uma perseguição sem critérios às big techs…
Bom, acho que agora o padrão te prende ao Chrome. Por que não voltar com um site, da forma que era antes, acessível de qualquer lugar?
Oi Gustavo! O principal critério é que o Google não é um ator confiável. Não só em relação ao Google Reader; em tudo. Que garantia temos que esse serviço continuará existindo daqui a um ano e não será mais um dos muitos no “cemitério” do Google? E no caso do RSS, existem ainda outras questões específicas como não saber ao certo se as inscrições são exportáveis e a perigosa proximidade com o Discover — nada garante que, no futuro, o Google não vá misturar as inscrições RSS com as sugestões automatizadas do Discover.
O Manual tem sim os dois pés atrás com a big tech, mas não sem motivo! 😄 Sempre que possível, como neste caso do RSS, fomentamos e celebramos soluções independentes, abertas e, de preferência, sem ligação com essas grandes empresas. Deixar de usá-las, em muitos casos, não é opção, então quando as opções existem, priorizamos essas.
Up!
No Android, tem dois (dentre os milhões) muito bons que sequer precisam de conta ou qualquer setup de servidores: Feeder (https://f-droid.org/packages/com.nononsenseapps.feeder) e Handy News Reader (https://f-droid.org/packages/ru.yanus171.feedexfork).
Algo que me tirava do sério e me afastava de usar RSS era ter que fazer o setup de servidor ou pagar uma mensalidade.
Eu particularmente uso o Handy News Reader, apesar da interface ser mais convoluta, por causa de algumas funcionalidades. O Feeder é bom pra quem tá começando, um programa básico pra ler feeds.
eu queria muito usar assim, mas eu queria algo que sincronizasse também com o PC