Conteúdo na mochila do Lucas Pereira.

O que tem na sua mochila, Lucas Pereira


8/3/19 às 9h00

Foto do Lucas Pereira.

Lucas Pereira é editor de livros independente. Isso significa que eu não tenho uma editora; trabalho como freelancer para outras editoras e, às vezes, para pessoas que não têm editora, mas querem publicar os seus livros. Atualmente trabalhando com livros acadêmicos e biografias, espera que 2019 seja o ano em que comece a editar quadrinhos e livros de ficção. Mesmo assim, já está feliz, pois não faz um ano ainda que trocou uma carreira de mais de 15 anos em marketing e criação de conteúdo digital para correr atrás do sonho de trabalhar com livros e educação. A mochila é a de alguém que viaja a trabalho, sempre em visita a autores, entrevistados e fornecedores. Portanto, tem coisas o suficiente para me distrair na espera e para enfrentar alguns imprevistos.


  1. Meias e camisa extra. Não é tão comum assim, mas já aconteceu mais de uma vez: sujar a camisa antes de visitar um cliente ou de uma reunião com autores ou fornecedores. Por isso é bom ter uma camisa extra na mochila. Se cuidar direitinho, ela não amassa e está pronta para a emergência. A mesma coisa com as meias. Os tênis e sapatos secam rápido em dias de chuva, mas as meias não (e a sensação de usar meias molhadas e frias é bem desagradável). Por isso aprendi a sempre ter um par reserva.
  2. Notebook Samsung X23. A minha ferramenta de trabalho. Nele, escrevo, leio, edito livros, envio emails etc. Ele não é o notebook mais poderoso do mundo, mas serve bem aos meus propósitos. Possui um Core i5, 8 GB de RAM e um teclado muito gostoso de usar (apesar de não ter a tecla do ponto de interrogação). Fiz um upgrade maravilhoso: um SSD de 240 GB. O ponto positivo é a velocidade. O ponto negativo é o espaço diminuto de armazenamento. O bom é que a nuvem existe e eu consigo ter três backups de todos os arquivos importantes.
  3. Akira — Vol. 3. Gosto muito de ler, por isso sempre tenho um livro físico. Não que eu seja contra ebooks; pelo contrário, adoro os livros eletrônicos. Geralmente o meu livro físico é algo que não fica tão bem em um e-reader, como quadrinhos ou livros técnicos com muitos gráficos. No momento, estou com a versão brasileira do terceiro volume de Akira, publicado pela JBC.
  4. Sony PSP. A bateria do Switch é boa, mas não é atômica. E os horários nem sempre são respeitados, então às vezes, preciso de uma segunda opção para me distrair e o PSP é uma ótima. Ali posso revisitar diversas versões dos meus Final Fantasy preferidos, além de aproveitar jogos incríveis como Persona 3.
  5. Kindle. O Kindle sempre me acompanha. E o motivo principal não é distração: ele é uma das minhas ferramentas de trabalho. Como sou editor de livros, preciso ler muito material bruto e o Kindle é ótimo para isso. Além de me permitir fazer marcações e buscas, posso levar diversos livros sem precisar aumentar o volume da mochila.
  6. Moleskine e canetas. Minhas ferramentas para manter a organização. Mantenho o meu bullet journal nesse caderninho, criando as minhas listas de tarefas e anotando ideias.
  7. Fones de ouvido Sony. Eles são pequenos e confortáveis, e podem ser dobrados para caber nos menores bolsos da mochila quando não estão sendo usados. Mas a verdade é que dificilmente guardo eles pois, quando não estou jogando, estou ouvindo podcasts. E quando estou lendo, uso eles sem som nenhum, pra evitar que me interrompam.
  8. Adaptador para a tomada. Nem sempre encontramos uma tomada de três pontas para conectar o notebook, por isso é essencial ter um adaptador para não ficar sem bateria.
  9. Mouse sem fio Microsoft. Um mouse pequeno e muito gostoso de usar. Só é ruim colocar e tirar a pilha dele (que sempre recarrego antes de viajar e ela dura bastante). Ótimo para trabalhar e, também, funciona bem na hora de jogar um Overwatch.
  10. Nintendo Switch. Um dos melhores consoles já feitos, ele me ajuda a matar o tempo nos aeroportos. Poder jogar Zelda: Breath of the Wild ou Octopath Traveler enquanto o avião não chega, ajuda a fazer o tempo voar (tu-dum-psss). É uma boa diversão.
Conteúdo na mochila do Lucas Pereira.
Clique para ampliar.

Nota do editor: “Na mochila” é uma seção semanal do Manual do Usuário que apresenta o interior das bolsas e mochilas de leitores, profissionais e amigos. Veja as outras mochilas já publicadas e mande a sua — a continuidade da seção depende de você.

Alguns links na lista de itens da mochila têm códigos de referência das respectivas lojas. Comprando algo após clicar neles, o Manual do Usuário recebe uma pequena comissão que não altera o preço final para você.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês