Links do dia

De segunda a quinta-feira, reúno os links mais legais da web em listas como esta. Quer mais? Tem no arquivo.

Conheça o Kit, sua companhia para uma nova era da internet (em inglês). A Mozilla oficializou o novo mascote do Firefox. A tal “nova era da internet” é uma, segundo a Mozilla, “moldada pela IA e uma web mais difícil de confiar”. Acho eu que os dois fenômenos têm uma ligação profunda.

VPN gratuita, janela dividida e mais: novidades que chegarão no Firefox 149 (em inglês). A VPN gratuita deve usar a infraestrutura da Mozilla, tem um teto de 50 GB e, infelizmente, estará disponível em poucos países a princípio, Brasil fora da lista. Dois sites divididos na mesma janela e anotações em abas são as outras duas novidades a serem liberadas no Firefox 149, que deve ser lançado no dia 24/3.

Samsung para de vender celular TriFold e US$ 2,9 mil três meses depois de lançá-lo (em inglês), Bloomberg. Daria para dizer que flopou, mas esse argumento fica difícil de sustentar com a Huawei vendendo bem o seu celular com duas dobras na tela na China.

Garmin ganha aplicativo do WhatsApp (em inglês). O app traz funcionalidades comuns em sistemas de outros relógios, como ler e responder mensagens, reagir com emojis e ver o histórico recente de mensagens. A compatibilidade é restrita aos modelos mais avançados/caros. Link para o app na loja da Garmin.

Novidades do Affinity: da IU Clara a fluxos de trabalho mais suaves. A primeira grande atualização do Affinity sob o guarda-chuva do Canva tem como destaque a nova aparência clara. Desde quando o modo escuro é padrão/prioridade?

Tumblr: Reblogs em cadeia agora têm suas próprias notas (em inglês). A Automattic mexeu em um vespeiro ao alterar o sistema de notas (curtidas, comentários e reblogs) do Tumblr. A reação negativa foi tão forte que, em dois dias, a direção da empresa decidiu revertê-la.

RMF. Um mapa do Brasil, interativo, que exibe a localização de ERBs, antenas de rádio/TV e cabos de fibra ótica.

Velocímetro de rolagem. Role a página o mais rápido que puder, na mesma direção, por cinco segundos. No trackpad do MacBook Air (covardia, eu sei) consegui 4.419 píxeis por segundo.

A newsletter do Manual. Gratuita. Cancele quando quiser:

Quais edições extras deseja receber?


Siga no Bluesky, Mastodon e Telegram. Inscreva-se nas notificações push e no Feed RSS.

Deixe um comentário

Por favor, leia as regras antes de comentar.

Tags HTML permitidas: <b> <strong> <i> <em> <a> <ul> <ol> <li> <code> <cite> <blockquote>

5 comentários

  1. “Curioso” que nas poucas reportagens que vi sobre a tal flopada da Samsung nenhuma citou a Huawei e sua venda (exclusiva) do tri-dobravel na China.

  2. A opção de dividir uma aba para duas páginas foi um fator qie me fez não voltar ao Firefox ainda.
    Uso essa funcionalidade no Edge para ficar com WhatsApp web e Telegram web abertos na mesma aba.

    O Firefox móvel tem opção de agrupar abas? Quando fui usar tambem não tinha e foi outro impeditivo para migrar do Edge pc/móvel para o Fireforx.

  3. os programas da adobe usam interface escura como padrão já há bastante tempo

    programas como o autocad também têm interfaces escuras como padrão desde suas primeiras versões no mac

    software de criação “profissional” meio que ficou associado à cor escura (seja porque o foco do olho é direcionado às cores daquilo que está sendo editado, seja porque há uma relação pragmática entre as cores escuras e a percepção do que seja um instrumento “profissional” — vide o que ocorre há anos com câmeras fotográficas, por exemplo, que são coloridas nas versões voltadas ao público amador)