Foto da foto com o Galaxy Gran Prime.

[Review] Galaxy Gran Prime: boas câmeras, TV digital de alta definição e desempenho decepcionante


6/3/15 às 16h54

A Samsung está num momento de transição. Com o Galaxy A e seus últimos topos de linha, Galaxy Note 4 e Galaxy S6, os materiais simplórios no acabamento e os excessos em software saíram de cena para dar lugar a metal, vidro e menos penduricalhos dispensáveis no Android. É um movimento pra lá de bem-vindo, mas que ainda demorará a alcançar os modelos mais humildes de smartphones da empresa. Por um bom tempo ainda veremos diversos Galaxy Core Neo Ultra Duos TV e variantes com design ruim e software indigesto à venda.

Em meio ao oceano de variações da linha Galaxy que inunda o varejo brasileiro, vez ou outra a Samsung fisga algum modelo específico para destacar. O último desses foi o Galaxy Gran Prime Duos (*respira*) TV. Lançado no final de 2014, ele tem como destaque a boa câmera frontal. Não é algo exclusivo da fabricante sul-coreana; rivais como a Microsoft também apostam em câmeras frontais poderosas, surfando na onda das selfies. Como ficou a execução da Samsung? É o que descobriremos agora.

Galaxy S II, é você?

Galaxy S II e Galaxy Gran Prime, lado a lado.
À esquerda, o Galaxy S II, de 2011. As fotos não estão proporcionais — o Gran Prime é maior.

Vendo-o de frente, o Galaxy Gran Prime se parece bastante com o Galaxy S II, de 2011. Os cantos mais angulados e a moldura sobressalente em plástico pintado de prata passam essa sensação. O problema é que, por melhor que seja o trabalho feito, estamos falando de um design datado. Esse Galaxy parece exatamente isso: um projeto bonito, mas perdido no tempo. (E, sejamos honestos: nem em 2011 o Galaxy S II arrancava suspiros.)

A borda é de um plástico que imita aço escovado. Nada sofisticado, nem bonito. A tampa de trás é removível e tem uma textura bastante sutil, que se aproxima mais do liso absoluto do que de algo que auxilie a empunhadura. Esse material é bastante flexível e, como é tradição na Samsung, a remoção da tampa é bem fácil.

Botões frontais do Galaxy Gran Prime.

Em relação à disposição de portas, botões e outros elementos físicos, o Galaxy Gran Prime é super tradicional. Tudo aparece nos lugares esperados segundo a tradição da Samsung, ou seja, os três botões principais do Android continuam fora da tela (e o Home, de apertar), os botões de volume seguem do lado esquerdo do aparelho e a saída de áudio, para os fones de ouvido, no topo. A única diferença é que do canto superior direito sai a antena da TV digital.

A tela do Galaxy Gran Prime tem 5 polegadas e resolução qHD, ou seja, de 960×540 pixels. Não é o ideal, já que essa combinação resulta em uma densidade de ~220 PPI (pixels por polegada). Felizmente, não é tão ruim quanto possa parecer. Falta definição mesmo em textos grandes, algo que qualquer um acostumado a telas “Retina” nota de cara, mas a legibilidade e outras características como brilho, contraste e ângulos de visão são ok. O problema é que a concorrência oferece telas melhores nessa faixa de preço, então é difícil justificar essa e outras economias.

Estranhezas e frustrações

Galaxy Gran Prime na mão.

Falando em economia, este smartphone não tem sensor de luminosidade, o que se traduz na ausência da definição automática do brilho da tela. E eu já tinha ficado frustrado com essa deficiência no Lumia 630, aparelho posicionado um pouco abaixo do Galaxy Gran Prime…

O pior, porém, se vê numa parte mais importante: o desempenho. O Galaxy Gran Prime é equipado com 1 GB de RAM e usa o novíssimo Snapdragon 410. É um SoC composto pela CPU quad-core Cortex-A53 rodando a 1,2 GHz e GPU Adreno 306. Trata-se, pois, de um dos primeiros smartphones Android equipados com uma CPU 64 bits, ainda que o Android 4.4 usado aqui não consiga tirar muita vantagem dessa característica.  De qualquer forma, é uma configuração do calibre da do ótimo Moto G de segunda geração. O que me intriga é como, nessas condições, o desempenho do Galaxy Gran Prime é tão ruim.

Tampa de plástico que imita metal do Galaxy Gran Prime.

Navegar em sites pelo Chrome é um exercício de paciência para monges. O app do Facebook é letárgico. Ok, ele está longe de ser um exemplo de otimização, mas smartphones similares e até piores não sofrem tanto quanto o Galaxy Gran Prime para rodá-lo. Com frequência toques e comandos no próprio sistema apresentam atrasos de segundos. Apps em segundo plano, como o Play Música, fecham do nada.

Cheguei até a pensar que minha unidade estivesse com defeito, mas conversando com proprietários desse modelo a opinião foi unânime: é lento assim mesmo. Com outros smartphones superiores da Samsung, como o Galaxy S5, minha bronca com a TouchWiz se restringia ao mau gosto, à redundância de apps e à usabilidade ruim. Aqui, a situação é mais crítica. A interferência no Android compromete todo o conjunto.

TV digital no Galaxy Gran Prime.

E é uma pena porque, de outro modo, há pouco a se queixar do Galaxy Gran Prime. O acabamento não é lá aquelas coisas, mas ele tem boas virtudes. A bateria, por exemplo, é legal — tem 2600 mAh e dura um dia inteiro tranquilamente. As câmeras, ambas são boas. E a TV digital é em alta definição, coisa que ainda não tinha visto em um smartphone. Tudo bem que a tela não acompanha a resolução do sinal, mas perto da alternativa, o 1-Seg (320×240 pixels), é sensacional. Não dá para gravar a programação, mas essa é uma limitação compreensível — consumiria os parcos 8 GB de espaço disponível rapidamente e tenho dúvidas se esse hardware aguenta o tranco…

Câmera de selfies — e truques

Atrás, o Galaxy Gran Prime traz uma câmera de 8 mega pixels. Normalmente é essa a que chamamos de “câmera principal”, mas nesse caso talvez o mais correto seja dar esse título à frontal. Com 5 mega pixels e ângulo de 85º, a câmera de selfies desse smartphone faz bonito — mas graças a um truque do app da câmera.

Fiz algumas fotos e fiquei surpreso com a qualidade. Até brinquei no Twitter, dizendo que a câmera frontal tinha um “Photoshop embutido”. E… bem, não é exatamente a câmera, mas o app da Samsung que tem esse poder. Ao abrir os modos de foto da câmera frontal, você se depara com três: Selfie, GIF animado (?) e Selfie panorâmica. Note que não existe alternativa para uma foto simples, a única opção é o modo Selfie. Não se trata apenas de um nome da moda, mas de um algoritmo poderoso que “edita” sua selfie em tempo real.

Baixei o app Câmera do Google para fazer um comparativo e é notável a diferença:

Comparativo de fotos.
A mesma câmera, dois apps diferentes.

Bom? Ruim? O resultado é bonito, sem dúvida. Um pouco artificial, mas no fim é um atalho automático para edições que a maioria de nós faz. Isso tira um pouco do “efeito uau” da câmera e mascara as coisas (note como minha pele parece perfeita no “modo Selfie”)…

A câmera de trás também tem esse modo Selfie um outro similar, “Embelezar rostos”, e outras fabricantes também trazem variações dessas edições automáticas, então não é o caso de apontar dedos à Samsung, nem nada do tipo. Na verdade toda fotografia digital, com exceção das salvas em raw, passam por um pós-processamento do tipo, só que ele não costuma ser tão radical como nesse caso. Na real, não sei muito bem o que pensar sobre isso…

A câmera de trás é aquela tipicamente intermediária: à luz do dia, faz fotos boas; à noite, esqueça — nem com o modo Noturno ativado ela se salva. O alcance dinâmico é abaixo da média, mas nada que o modo HDR não corrija. As cores tendem a sair um pouco foscas, mas, novamente, dá para contornar esse problema com um pouco de pós-edição em qualquer VSCO Cam ou Snapseed da vida. No geral é uma câmera legal, à altura do que o Galaxy Gran Prime custa, e que fará feliz o proprietário de uma.

Abaixo, exemplos de fotos feitas com o Galaxy Gran Prime em diversas condições:

Foto com HDR feita com o Galaxy Gran Prime.
Foto feita com auxílio do HDR. Redimensionada para 730×411.
A mesma foto, sem HDR.
Mesma situação, sem HDR. f/2,4, 1/17s, ISO 125. Redimensionada para 730×411.
Foto no modo Noturno.
Foto feita com o modo Noturno ativado. Redimensionada para 730×411.
Detalhes de uma folhagem.
f/2,4, 1/717s, ISO 50. Crop de 100%.
Boa foto feita com o Galaxy Gran Prime.
Dá para ser feliz com essa câmera. f/2,4, 1/40s, ISO 80. Modo automático. Redimensionada para 730×411.
Selfie feita com o Galaxy Gran Prime.
A foto do início do post. f/2,2. Redimensionada para 600×1067.

A velha TouchWiz

Tela inicial do Galaxy Gran Prime.

TouchWiz, para quem não sabe, é o nome da camada de software que a Samsung aplica no Android. Ela muda ícones, padrões de cores, configurações, acrescenta recursos e, nesse caso, peso ao sistema.

A que acompanha o Galaxy Gran Prime segue o padrão visual da que vem no Galaxy S5. Não é bonita, nem muito prática comparado o sistema ao Android padrão, mas aqui, dada a presença de menos recursos, ela parece mais simples. Meu referencial principal é a tela de configurações. Se no S5 ela é uma lista infinita e desordenada, aqui ela tem apenas ícones diferentes e duas ou três entradas extras de recursos da Samsung. Até o número de apps diminuiu. O player de música da Samsung, por exemplo, não está disponível. Em seu lugar, apenas o Play Música.

Fora isso, há algumas coisas úteis como o modo Ultra economia, que transforma o Galaxy Gran Prime em um dumbphone capaz de ficar alguns dias longe da tomada, e a fileira de atalhos rápidos na cortina de notificações (se bem que a implementação do Android 5.0 é melhor). Pena que outras, como o “Não Perturbe” da Samsung, não é vista em lugar algum.

Atualização é sempre um assunto espinhoso no universo Android. Consultei a assessoria da Samsung sobre o tema e a resposta foi de que “ainda não temos previsão para a atualização do Gran Prime para Lollipop”. Nesse caso, tal incerteza é grave, pois a atualização para o Android 5.0 vai além dos novos recursos e mudanças estéticas; ela tem o potencial de melhorar o desempenho do aparelho, já que ele é otimizado para CPUs 64 bits. Dado o estado horrendo do desempenho do Galaxy Gran Prime, qualquer ajuda nesse sentido é bem-vinda.

O Galaxy Gran Prime vale a pena?

Borda do Galaxy Gran Prime.

Não. As câmeras são boas, ver TV no celular com qualidade de imagem é bacana, mas essas vantagens são prontamente esquecidas quando você abre o navegador e… bem, e nada acontece. Depois, quando o sistema fica lento, não responde seus comandos e, de repente, responde a todos de uma vez só, a neutralidade dá lugar à irritação.

Não dá para entender o Galaxy Gran Prime. Intriga-me que a Samsung tenha lançado um smartphone com desempenho capenga num segmento tão acirrado como o dos intermediários, na faixa dos R$ 700~800. Com concorrentes ótimos e mais baratos como Moto G, Zenfone 5 e Lumia 730, não consigo enxergar motivos para optar pelo Galaxy Gran Prime em detrimento de qualquer um desses outros três.

Compre Galaxy Gran Prime.

Compre o Galaxy Gran Prime

Comprando pelos links acima o preço não muda e o Manual do Usuário ganha uma pequena comissão sobre a venda para continuar funcionando. Obrigado!

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

89 comentários

  1. Olá Boa Tarde!
    A minha irmã correu para mim em busca de ajuda porque não sei lá como “isto” (imagem abaixo) desapareceu… eu já por mim não gosto do sistema operativo da Android e assim sendo optei pelo Lumia. Infelizmente não a consegui ajudar. Como posso voltar a por aquilo de novo no ecrã?
    Obrigada :)

  2. Acabei de chegar nesse post pq sem querer ativei o modo noturno de luminosidade … E vc reclamando que não tem modo de luminosidade …
    No caso ele travar vc tem a opção de passar seus aplicativos pro cartão .. Passei o facebook e o aplicativo ficou mais leve.. O crhome que sempre me foi um problema ( visto perto do moto g do meu amigo que também trava ) o jeito foi desativa-lo e colocar o opera que é bem mais leve …meu único problema ainda e o snap mas acredito que nao exista celular que suporte esse aplicativo pq todos que me contam diz que ele trava muito ..

  3. Esse é o pior aparelho que me já vi, me arrependi muito de ter comprado, eu tinha um Lumia 520, se comparar o Prime era para ser bem melhor, pois ele não é. O meu velhinho 520 era muito melhor, nunca travou. o Prime tava muito, ele nunca funcionou direito.

  4. Esse é o pior aparelho que me já vi, me arrependi muito de ter comprado, eu tinha um Lumia 520, se comparar o Prime era para ser bem melhor, pois ele não é. O meu velhinho 520 era muito melhor, nunca travou. o Prime tava muito, ele nunca funcionou direito.

  5. Rodrigo, sua análise é mt precisa. Parabéns. Concordo com tudo. No início da utilização, o aparelho parecia muito bom, ágil, preciso. Depois de algum tempo, apareceram travamentos de toda ordem, principalmente quando estou usando o Face, o Chrome ou jogando o Clash of Clans, por exemplo. Trava de tal maneira, às vezes, que dá vontade de jogar na parede! Extremamente irritante mesmo! Minha opinião vai ao encontro da tua. Se puder, não compre esse aparelho! Analise o mercado, faça um esforço e invista em um melhor… Fato é que estou sentindo saudades do meu S3 mini!

  6. O aparelho trava de mais , a Samsung sempre atrasa nas atualizacoes ,boicota os aparelhos e nao corrige o problema e nem as novas versoes .

  7. Comprei,e a única coisa que não me deixa arrepender é a câmera frontal,sinceramente, eu tive que procurar aqui no google pra saber se o problema era só no meu,mas vejo que não,péssimo desempenho! Achei muito estranho quando comecei a ver um grande número de vendas desse celular no classificados de minha cidade(no facebook),celulares com 1 a 3 meses de uso e povo doido pra vender,e eram muitos á venda(era de se admirar).

  8. Comprei,e a única coisa que não me deixa arrepender é a câmera frontal,sinceramente, eu tive que procurar aqui no google pra saber se o problema era só no meu,mas vejo que não,péssimo desempenho! Achei muito estranho quando comecei a ver um grande número de vendas desse celular no classificados de minha cidade(no facebook),celulares com 1 a 3 meses de uso e povo doido pra vender,e eram muitos á venda(era de se admirar).

  9. E ai pessoal, consegui resolver meu problema de travamento no meu Galaxy Gran Prime, baixei o Firmware da versão 5.0.2 (Rússia) no site da Sammobile e instalei usando o Odin3 v3.10.7, o celular ficou ótimo sem travamentos carregando os apps em tempo normal, recomendo a quem tem um fazer o mesmo, e por se tratar de um ROM original da Samsung o aparelho não perde a garantia e recebe normalmente as atualizações da Samsung.

    Obs.: Só funciona para a versão sem TV, SM-G530H

    1. Ola Alan Figueroa,
      Este Firmware que vc recomendou (5.0.2) é para o Gram Prime Dual chip tb (G530H/DS)???
      Você poderia indicar qual o firmware usar na Sammobile???
      tem algum tutorial que vc recomenda para que possa fazer o processo???
      Muito Obrigado antecipadamente… Sucessos…

      1. Oi Antonio, sim ele é para o Dual Chip, não recebi a atualização, eu a baixei no site da sammobile, e sim tem a linguagem português, na verdade não é preciso nem alterar a linguagem, já fica em português automaticamente.
        Sobre o tutorial, você pode procurar por algum que te ensine a usar o Odin, pois é o unico aplicativo que será usado, mas o processo é bem simples e funciona super bem, meu Gran Prime está funcionando perfeitamente, sem bugs.

        1. Valew Alan! Vc me incentivou! Vou fazer! Tá funcionando os dois SIM, e sem bug (travamentos), com certeza vou fazer!
          Sucessos, e obrigado pela dica…
          Depois falo aqui como ficou…

      2. complementando Antonio, o firmware que vc vai usar tem que ser o compatível com o seu aparelho, para isso vc vai verificar versão de banda de base se começa com “G530HXC” ou “G530HXX” e baixar o arquivo com a mesma caracteristica.

          1. Alan Figueroa,
            Ajudará demais suas dicas…
            Vou fazer, e volto aqui compartilhar com todos minha opinião.
            Sucessos… :)

    2. Olá Alan,
      Já passou mais de um mês que vc fez sua atualização!!! E aí, quais suas conclusões… Melhorou o desempenho??? Vc ainda recomenda Fazer a atualização???
      Pretendo fazer esta semana (só agora estou com um tempinho sobrando)…
      Obrigado! Sucessos…

      1. Olá Antonio, sim a atualização está rodando super bem, não tive mais nenhum problema desde então, recomendo sim que faça, não vai se arrepender.

        1. Valeu Alan ;)
          Atualizei, e até agora não tive nenhum problema.
          Muito fácil o processo…
          Suas dicas foram de muita valia…
          Sucessos sempre!!!

  10. Rodrigo, comprei este celular e realmente é tudo de ruim que você elencou. Estou tendo que me virar com ele, pois não sou, e nem posso, de ficar trocando de celular a cada 6 meses. Vou ter que me adaptar e me conformar com as limitações, torcendo que a Samsung disponibilize a atualização para o Android 5.0. Jogos? Só aqueles que não exigem muito do hardware, ou seja, só os bem infantis (Pou, Tom, etc) ou de raciocíno. Se tentar jogar um bem básico, como o Temple Run, já era. Pontos positivos são, conforme você falou, a bateria (chego no fim do dia com 30%), câmeras e TV. Vou me ligar mais nos seus posts na próxima vez que for trocar de celular. Abraço.

  11. Bom, comprei o meu assim que lançou, na época fiz uma comparação pela internet e me pareceu uma boa escolha, porém me frustrou, tinha um S2 Lite que me deixava louca, pq estava mto lento, travava e por isso troquei, infelizmente cai na mesma coisa, o meu prime é mto lento, trava mto tenho vontade de jogar na parede, as câmeras são perfeitas, mas me arrependi mto de não ter optado pelo G2 na época, me acostumei com a SAMSUNG, e não me simpatizava com a motorola. Mas agora já comprei, e não posso trocar por enquanto, o meu atualizou recentemente p o 4.4.4., achei que mudaria alguma coisa, mas nada aconteceu, to pensando em fazer um Hard Reset, será que pode ajudar? Alguém sabe como posso otimizá-lo?

  12. troquei meu iPhone 4s por um desse e me surpreendi positivamente, é claro que não é um top e nem tem tela retina, mas não é ruim quanto ao desempenho é claro que é necessário fazer ajustes que todo Android pede como desativar as animações trocar o launcher e limitar a quantidade de aplicativos rodando em segundo plano, eu pensei que a tela dele fosse muito ruim mas ela é aceitável, bem melhor que as telas dos xperia (intermediários), a falta de sensor de luminosidade é um saco é uma das coisas mais necessárias que faltaram nesse smartphone, ainda não testei jogos pesados mas fiz o teste do antutu e ele fez 20.000 pontos então não deve ser muito ruim nos jogos

  13. troquei meu iPhone 4s por um desse e me surpreendi positivamente, é claro que não é um top e nem tem tela retina, mas não é ruim quanto ao desempenho é claro que é necessário fazer ajustes que todo Android pede como desativar as animações trocar o launcher e limitar a quantidade de aplicativos rodando em segundo plano, eu pensei que a tela dele fosse muito ruim mas ela é aceitável, bem melhor que as telas dos xperia (intermediários), a falta de sensor de luminosidade é um saco é uma das coisas mais necessárias que faltaram nesse smartphone, ainda não testei jogos pesados mas fiz o teste do antutu e ele fez 20.000 pontos então não deve ser muito ruim nos jogos

  14. Comprei um e to pensando em vender por causa da câmera traseira…. eu tinha um moto razs d3 e a câmera era bem melhor sem dúvidas …. se alguém tiver alguma dica de configuração da câmera to aceitando….

  15. comprei um gran prime .olha me arependi profundamente uma porcaria trava muito .
    ta com dois meses de uso ja formatei tres vezes ,reineciei o aparelho miuntas e muitas veses liguei na sentral da sansung para reclamar a unica resposta que tive foi de levar na asistencia . nao acredido vou pagar por ele mil reais parcelado…quero outro aparelho estou insatisfeito com o meu. vou levar na asistencia tecnica dependendo da conversa que eu tiver ou da resposta que me derem . vou entrar numa acao no procom. de bauru sp .so nao quero sair no preju. cleber Henrique ……….

  16. Meu Gran Prime Estava uma droga pelo simples fato que ele salva tudo na memória. Fui ver e todos os vídeos e imagens do Whatsapp estavam na memória do celular. E ele não deixa mover para o SD. Restaurei de fábrica e ele melhorou. O problema é que ele baixa aquele monte de porcarias de apps inúteis novamente. :-(

  17. Um Lixo! uso essa porcaria a 3 meses e desde o início ele trava, não executa Chrome direito, nem Facebook muito menos instagram. e Olhe que eu detesto Jogos em celular imagina se eu Usasse ! Não Recomendo! a única coisa que é boa é a Câmera. o Resto é terrível.

  18. É incrível como essa matéria descreveu exatamente o que estou passando com o gran prime no q se refere a navegador…

  19. Alguem me de uma ajuda para poder aumentar o volume do gran prime não adita usar nenhum amplificador não faz diferença preciso de outra opção ou o cogigo para entrar no menu oculto do celular e aumentar por lá msm ajudem pf obg

  20. Gostei da bateria que comigo dura bem, mas percebi não só comigo mas com diversos usuários do modelo que o Samsung Gran Prime Duos está aparecendo e com bastante frequência uma mancha na tela, parecida com umidade, acredito que a Samsung deva corrigir essa “falha” no modelo o quanto antes.

  21. Olá Rodrigo. Vi seu post, achei interessante e resolvi escrever p ver se vc consegue me ajudar. Comprei há uns 3 meses esse celular e desde o início o foco da câmera traseira demorava um pouco p focalizar o objeto. Há um mês que não consigo mais tirar fotos pois a câmera só consegue focalizar objetos bem próximos, à um palmo de distância. Às vezes o foco volta ao normal, mas por segundos e depois volta a ficar tudo embaçado. Já expliquei p Samsung, falaram p eu baixar atualizações, não deu certo, mandaram zerar a configurações, não deu certo. Agora só mandando p assistência. Ainda estou relutante. Será que ainda tem algo que eu possa fazer? Desde já agradeço. Camila.

  22. O meu gran prime TV é ótimo, navego de boa, não trava, boa câmera, e a TV sensacional, sem comentários, ótimo custo beneficio, pra um intermediários que oferece tudo isso. Eu não tenho nada de fala do meu…

  23. Eu comprei um Gran Prime em novembro do ano passado e eu não trocaria por outro celular, paguei R$830,00 e não me arrependo… Talvez as pessoas exigem de mais ao querer um celular perfeito e sem nenhum defeito!

  24. Galera, talvez eu consiga pegar esse aparelho grátis na Claro. Será que vale a pena ou continuo com o Samsung Galaxy S3 Mini?

  25. Eu gostei do designer e da bateria, e até da tela…mas o que incomoda é a falta de recursos simples mais indispensáveis que encontramos em aparelhos mais barato, como ter um próprio leitor de músicas e screenshot nos videos e pop-up o software não faz juz ao aparelho

  26. OLha eu que troquei um lumia 830 por esta bosta estou mega arrependida!! O bicho é lerdo e só vive travando, acontece exatamente oque falou… Para quem tinha um lumia 830 desci uns 500 degraus !

  27. Ola, comprei esse celular antes de ver esse seus comentarios, se tivesse visto antes, nao teria comprado mesmo.. E tem alguma coisa a fazer para deixa-lo mais rapido que não ficar reiniciando todos os dias? Eu digo todos os dias eu tenho que reinicia-lo pra voltar ao normal.. haja paciencia!!! Me ajuga!!!

  28. Concordo com tudo que vc falou do hardware e do processador ea ran mais vale a pena para quem so quer tirar self e mexer nas redes sociai. Parece que ele foi feito para ser o primeiro celular de uma pessoa

    1. oi. meu gran prime chegou hj, duas horas depois apareceu do nada uma mancha preta no meio da tela q so da pra ver com o celular desligado. é assim o seu? ja pedi pra trocar

  29. Vc me impediu de ir a assistência técnica. Estou irritadissima com a lentidão desse celular. Muito, muito arrependida. Existe algo q possa ser feito? Vou fazer uma reclamação jumto a Samsung. Não quero mais esse apareLh. Não consigo nem digitar….

    1. Não testei o L Prime, mas pelo que vi do Gran Prime, acho difícil o da LG ser pior. Se puder, dê uma olhada, coisa rápida mesmo, numa loja. As configurações dos dois são similares e tal…

  30. O meu aparece sempre uma mancha preta que não interfere nas funcionalidades,era sempre uma mancha minúscula e eu passava um tecido seco e saía a mancha, mas hoje ela apareceu bem maior e não quer sair

  31. O meu aparece sempre uma mancha preta que não interfere nas funcionalidades,era sempre uma mancha minúscula e eu passava um tecido seco e saía a mancha, mas hoje ela apareceu bem maior e não quer sair

  32. O eu não faço o mesmo que a colega acima mas o meu aparece sempre uma mancha preta que não interfere nas funcionalidades,era sempre uma mancha minúscula e eu passava um tecido seco e saía a mancha, mas hoje ela apareceu bem maior e não quer sair.

  33. Boa tarde! Me ajude a solucionar meu problema. Tenho um gran prime e o teclado dele tá maluco. Só aparece a metade, parece q esticou. O q eu faço?

  34. Cara… meu gran prime e super fluído tanto no Chrome quanto no facebook, á única coisa que me deixa indignado, e que ate agora a Samsung não disponibilizou a atualização para ele. Talvez seja porque meu celular está vinculado a operadora porém tenho amigos que aderiram o celular sem estar vinculado a operadora. E mesmo assim nenhum sinal de atualização.. a samsung não pode deixar tantos clientes que aderiram esse produto na mão.. não entendo muito do mundo Android.. mas acho que esse aparelho está super avançado.

    1. vc pode verificar a configuração dele, eu tenho e a atualização ocorre naturalmente, está configurado para atualizar sempre que conecto o wi-fi já que uso dados moveis da tim, o meu eh excelente.

  35. Eu tenho esse smartphone a 3 meses e minha experiência e bem satisfatória não tenho travamento e num tipo de bugs no sistema,
    ainda que quando tiver disponibilidade do android lollipop nesse aparelho ele vai ter mais desenpenho, vendo que a arquitetura 64bits do mid-rande foi feita para isso.

  36. Alguém sabe me fala por qe o meu gran prime fica com uma mancha preta na tela quando sento em cima dele? Isso é dele ou no meu veio a cm defeito?

    1. Vc está forçando o LCD e não quer que fique preto?!
      Se vc continuar sentando em cima dele, vc vai queimar a tela do celular.

      1. O eu não faço o mesmo que a colega acima mas o meu aparece sempre uma mancha preta que não interfere nas funcionalidades,era sempre uma mancha minúscula e eu passava um tecido seco e saía a mancha, mas hoje ela apareceu bem maior e não quer sair, Por favor me ajudem!!!

        1. Pode estar com algum problema no LCD, pois se não me engano o LCD tem várias camadas e se uma delas cocomeçarem soltar,vai aparecer essa mancha e logo vai comprometer a tela inteira. Isso é um defeito no display, o certo é mandar pra garantia.

          1. Gente o meu apareceu com a mancha no dia seguinte da compra a loja não quis trocar, levei para assistência e eles arrumaram dizendo ser uma desavadora…sendo q as vezes ainda aparece entao irei novamente levar para assistencia.

          2. comigo apareceu duas horas depois que chegou. uma mancha oval escura bem no meio que so da pre perceber com o cel desligado, ou com uma cor solida uniforme. ja pedi a troca, mas lemdo aki, to vendo que é ptoblema cronico e ´podera ocorrer com o proximo

  37. Fiquei admirado com a franqueza do articulista Rodrigo (?) em nos revelar com todas as letras as deficiências do GranPrime Duos TV que eu acabei de boletar na Americanas, infelizmente antes de ler esse excelente, sucinto e bem explicativo texto. Ocorre que eu já havia comprado o interessante Galaxy K Zoom para minha esposa, que não se deu bem com ele por não ter nenhuma experiência com essas modernidades, mas precisa de um novo SmartPhone bom para suas Selfies. Então, comprei esse Gran Prime para ela e vou ficar com o K Zoom para mim, e acho que dentro desse contexto espero ter feito um bom negócio, apesar das “incertezas” aqui apontadas, porque não achei nada muito superior do que esta proposta da Samsung em termos de custo/benefício para uma Selfie perfeita…

  38. Parceiro, te acompanho desde os tempos do Winajuda.

    Comprei esse celular a algum tempo e percebi o seguinte: parece que alguns aplicativos, como o Chrome e o Facebook, tem alguma incompatibilidade com esse processador. Eles são realmente lentos. Mas o resto dos aplicativos do dia a dia, e até outros mais pesados, não.

    Aplicativos pesados, como o Camscanner (comprei licença e digitalizo 400 documentos de uma vez e converto pra pdf) funcionam com uma rapidez que nunca tinha visto em outros celulares que tive (Xperia M2, Moto G 1, Galaxy Note 1, Galaxy Win).

    Creio que haja algum tipo de otimização em alguns aplicativos necessária. Como a Samsung tá lançando uma penca de celulares com esse processador, creio que em questão de meses isso se resolverá.

    1. Ah, outra coisa que eu, ao menos, levo em consideração: foi o mais fácil para fazer root de todos acima que tive e citei.

  39. Vou tentar ser breve, pois não gostaria de fazer um review do seu review:
    – Review: Sem vídeo é pouco confiável
    – Designer do aparelho: Cada um tem a sua opinião, eu por exemplo gostei, mas poderia ter a parte traseira mais texturizada. Quase todos que conheço (inclusive eu), usam uma capa que cobre tudo isso.
    – Nome dos aparelho: Você se incomoda com isso? Sério?
    – Câmera frontal: Deixa todos os TOPs da Motorola, Xperia e modelos antigos da Samsung pra traz e não só por ter 5mb (fiz o teste pessoalmente)
    – Tela: Estou acostumado com smartphones TOPs e não vejo muita diferença.
    – Sensor de luminosidade: Sim, poderia ter, mas nada que atrapalhe no dia dia.
    – Desempenho: Onde eu menos discordei, pois ele consegue se sair melhor que o meu LG G Flex, tanto no facebook quanto no navegador e muito próximo do meu Lumia 1520
    – Bateria: No modo ultra economia, apenas como celular, ele ficou mais de 30 dias sem precisar carregar, lembrando que nesse modo de ultra economia, você consegue usar facebook e whatsapp, gps, internet … etc, mas não é a proposta dessa função.
    – Câmera modo noturno: Você não limpou a lente antes de tirar a foto né? Aquelas luzes na diagonal é sujeira.
    – TouchWiz: Odiado por uns, elogiados por outros, então é igual designer do aparelho, cada um com a sua opinião.
    – Atualização: Prefiro ficar em uma versão estável do que receber uma atualização e estragar tudo, experiência com o Galaxy S3 e Xperia T2 Ultra e vejo muitos relatos do Moto G com Lollipop perdeu performance.
    – TV: Ótima,por ser fullserg, muito melhor que vários no mercado.
    – Vale a pena? Comprei o segundo Gran Prime Duo TV por R$ 549,00. Pra mim está valendo.
    Pretendo fazer um review também comparando lado a lado os smarthphones (Galaxy Gran Prime, Moto G1, LG G Flex, Iphone 5, Lumia 1520)

    1. Robson, como comentei no grupo do Facebook, sua opinião está viciada. Você comprou o aparelho e essa defesa não é do smartphone, mas do seu senso de julgamento ao optar por ele, e não por outro modelo. Daí seus argumentos meio difíceis de entender, como depreciar as atualizações do Android e não ver muita diferença dessa tela para as dos topos de linha.

      É absolutamente natural, mas não invalida o que escrevi ali em cima…

      1. Realmente o Robson caiu pro outro lado do cavalo. Tem que ver se ele não trabalha na Samsung :)

        Mas fiquei realmente cabreiro com a crítica que você fez ao desempenho Ghedin (tb senti falta de um vídeo). Fui procurar no YouTube e tem inclusive comparativos com o Moto G onde ele se sai igual ou melhor. Será q o desempenho se degradou com o uso?

        1. Acho que não é questão de tempo, Figor — fiquei com ele por duas semanas e, no meio dos testes, dei um hard reset para afastar essa possibilidade.

          Ainda estou com ele aqui, então farei um vídeo demonstrando esses problemas. Atualizo o post quando estiver pronto.

          1. Perguntei acima mas como vai fazer o video, desconsidere…
            Sobre desempenho, tudo isso que criticou nele tem no Moto G 2ª gen (XT1069), que me estressa demais. Lag, demora para abrir apps (Facebook, Whatsapp) e para ficar utilizável, preciso fechar tudo na multitarefa e usar um app por vez. Enfim, Moto G foi uma decepção gigantesca, pois por tudo que li e vi a respeito nos sites, imaginava um desempenho bom, digno (e antes que venham falar que não vai ser igual top, já respondo que sei disso e nem faria diferença, pois algo que faria seria desempenho maravilhoso em jogos e… não jogo) e nada disso tem no aparelho.
            Falta de sensor de luz é broxante e não sabia disso (falo do aparelho do review, não do meu, que – obviamente – tem) mas até que está ‘dentro da média’. O G Pro Lite e seu sucessor (G3 Stylus) tb não (o primeiro, tenho certeza; o segundo, ‘ouvi’ dizer) e são aparelhos que foram lançados por mais de 1000 dilmas.

          2. Seu Moto G é meio estranho, Marcos. Eu testei e conheço muita gente que tem, não achei o desempenho ruim e nunca ouvi reclamações sobre… De qualquer forma, acredite: o Gran Prime é bem pior nesse aspecto.

          3. Rodrigo, já pensei em solicitar troca, mas creio que não trocariam e pesquisei e achei gente reclamando dos mesmos problemas. Está no Lollipop e já resetei 5 vezes (todas no mês de janeiro), depois, cansei. Perco minhas msg do whatsapp (por que mesmo mandando fazer backup, as conversas se perdem?) e isso me irrita. Vou usando…

          4. Ainda acho que essa lentidão é de qualquer Android… no começo é tudo legal, depois vai ficando lento lento lento….

          5. Com certeza. Não sei em tops porque nunca tive coragem de comprar smartphone de 2.000 mas dizem que o G3 tem lag, a Stella do “Eutestei” relatou o mesmo no review do Samsung Galaxy S5 novo que ela comprou para testar, enfim, é complicado.
            O Rodrigo podia testar o Samsung Galaxy A3, A5 e tb o A7. Fiquei apaixonado com esses aparelhos (A5), embora pense no A3 também, mas ambos estão com preço inflacionado. O A3 brasileiro seria só de 1GB (no exterior tem uma versão com 1,5GB de RAM) e isso me lembra Moto G e problemas com multitarefa, portanto, Rodrigo, quando pegar num para testar, por favor!, faça testes de multitarefa, veja quantos apps ele suporta até dar lentidão e se reinicia apps como o Moto G faz (refiro-me ao modelo second generation, XT1069).

        2. Eu comprei fazem exatamente dois dias e já travou a ponto de eu ir à loja ver se eu podia trocar por outra marca…

    2. Parei de ler esse descalabro na parte do “sem vídeo é pouco confiável”. Vídeo não torna nada confiável, só enche o saco e consome mais banda. Sabe nada de review.

    3. Oie. to afim de comprar um. Poderia saber onde vc comprou? 549 é um preço otimo. e pretendo comprar a vista

    4. Gostei. Vc disse tudo. Dei de presente para minha esposa e este celular não deixou a desejar em nada. Ótimo aparelho. o que acontece com alguns que deixam a desejar, e porque são fabricados em uma linha de produção e com tudo um ou outro vem com falha de fabricação.

    5. Concordo com o Rodrigo que sua opiniao é viciada. Primeiro para se fazer um teste em um modelo de qualquer produto eletronico deve se testar no minimo uns 3 aparelhos. Esse aparelho ai minha namorada comprou, ela na epoca tinha ficado entre esse e o ASUS Zenfone que tinham configurações parecidas, ela optou por esse por conta da camera frontal que pelo comentarios a lente era melhor e pela TV, sendo que os preços eram os mesmos. O dela nao veio com TV, porque o modelo SM-G530H nao vem com TV, o que nao entendo porque a SAMSUNG faz dois modelos iguais e com mesmo nome e so retira TV de um. Pois bem, mesmo com uma boa memoria para instalação de aplicativos que sao mais de 5 GB a memoria RAM parece que não é nem 1/4 do 1gb que eles anunciam. O Chrome e o facebook são extremamente lerdos, isso eu testei no dela e em mais 3 aparelhos iguais e mais dois com TV. Infelizmente o celular é pessimo pelo preço que é cobrado.
      Mas é uma pena que aqui no Brasil entao enfiando garganta abaixo esses aparelhos por um preço absurdo. Eu tenho um Lenovo S898T+ que paguei 125 dolares e percebe-se a diferença enorme dos celulares que sao vendidos la fora dos que sao vendidos aqui. Quem puder comprar um seja pelo ebay, aliexpress ou ate mesmo trazendo dos EUA como eu fiz vale a pena, tanto ele como aparelhos da Xiaomi, HTC e outros dao de goleadas nos daqui do Brasil

  40. Minha esposa tem esse celular e trava frequentemente, se abrir o Facebook e outro app já era, pena que a câmera frontal é muito boa mas só isso não justifica a raiva.

  41. O que falta para esses aparelhos low/mid virem com 1.5GB de RAM? Custa?
    E todo aparelhos acima de mediano com TV Digital deveria vir com as duas opções, sinal Full e sinal 1-Seg.

  42. Incrível como o Touchwiz acaba com a experiência nesses Samgungs mais baratos. Nunca vi um que fique minimamente usável com a skin.

    Obs: Achei essa camiseta do SkyDrive bem massa.

    1. É uma boa camiseta, e ficou melhor depois que a Microsoft mudou o nome do serviço para OneDrive. Agora, quando a uso, não me sinto como se fosse um outdoor ambulante :-D

  43. esse efeito que a câmera da Samsung faz, pode ser conseguido pelo app câmera 360 em modo sweet, parece que ele deixa principalmente a pele com a cor mais homogênea