TikTok espionando cidadãos dos EUA?.
Segundo reportagem da Forbes na última quinta-feira (20), a ByteDance teria planejado em ao menos duas ocasiões utilizar dados de geolocalização coletados pelo seu aplicativo TikTok para monitorar cidadãos estadunidenses. A reportagem não concluiu se a estratégia teria sido de fato utilizada, nem definiu o perfil dos usuários alvos desse tipo de iniciativa.
A falta de detalhes sobre o caso atraiu ceticismo por parte de especialistas em China e tecnologia, como neste fio do editor da DigiChina Graham Webster. O TikTok respondeu às acusações afirmando que a reportagem omitiu sua declaração de que não coleta os tipos de dados indicados pela reportagem.
A acusação da Forbes ocorre em um momento em que a empresa chinesa se aproxima de fechar acordo com a administração Biden. Essa decisão garantiria a segurança dos dados dos usuários estadunidenses e evitaria que a ByteDance precisasse vender suas operações locais.
A Shūmiàn 书面 é uma plataforma independente, que publica notícias e análises de política, economia, relações exteriores e sociedade da China. Receba a newsletter semanal, sem custo.
É o sujo falando do mal lavado
”ByteDance teria planejado em ao menos duas ocasiões utilizar dados de geolocalização coletados pelo seu aplicativo TikTok para monitorar cidadãos estadunidenses. A reportagem não concluiu se a estratégia teria sido de fato utilizada, nem definiu o perfil dos usuários alvos desse tipo de iniciativa.” Reportagem na linha do “eu acho que… mas não tenho como provar”, é literalmente uma “não notícia”.
Cai quem quer. Já foi bloqueado uma vez, proibido de usar pela forçar armadas. APP espião chinês. Não recomendo nem ao inimigo usar esta bosta.
E qual rede social não espiona seus clientes? Principalmente as americanas.
Ia comentar isso. Se os americanos estão tão conscientes de privacidade digital, podem começar por google e facebook já dentro de casa
O ponto é o governo por trás…
Ainda não é muito diferente de Google e Facebook entregando uma tonelada de dados pra NSA…