Entrevista com Rodrigo James, da newsletter Mala
Qual é a sua newsletter?
Mala.
Fale um pouco de você, Rodrigo.
Sou produtor de conteúdo (mas quem não é?), formado em Publicidade e Jornalismo. Tenho uma empresa produtora de audiovisual (podcasts, principalmente).
Sou crítico de música e cinema, especializado em cultura pop e entretenimento. Trabalho em algumas frentes com este conteúdo produzido por mim: podcast Meninos, Eu Vi (sobre cinema), newsletter Mala (sobre cultura pop e entretenimento), rádios CDL-FM e 98 de Belo Horizonte, com colunas e projetos especiais sobre cinema e séries.
Como surgiu a ideia de lançar uma newsletter?
Na pandemia, como a grande maioria das newsletters deste ecossistema.
Tenho acesso a muito conteúdo de cultura pop e entretenimento todos os dias e queria que as pessoas também tivessem isso.
Criei, num primeiro momento, para escoar este conteúdo, e como forma de voltar à escrita, já que nos últimos tempos eu estava me dedicando ao áudio e vídeo.
Depois, a news cresceu e se tornou um espaço onde eu comento os acontecimentos da semana, falo sobre lançamentos, dou dicas e até mesmo faço algumas pensatas sobre assuntos diversos.
Qual é o seu processo criativo para escrever uma nova edição?
Todas as semanas eu sofro com isso porque sempre acho que não terei nada para colocar. Mas na medida em que os dias passam e o conteúdo vai aparecendo nas minhas fontes, relaxo.
O processo em si é bem simples: abro uma nova edição na plataforma (Substack) e vou preenchendo na medida em que dou de cara com a notícia ou a dica. Fico com a edição aberta o dia inteiro no meu browser e vou lapidando ao longo da semana.
Escrevo de segunda a quinta e programo o lançamento sempre para a sexta de manhã.
Sua newsletter tem uma assinatura paga ou gera dinheiro de alguma outra forma?
Sim.
Fale um pouco da newsletter enquanto negócio.
Não considero a minha newsletter em si como um negócio. Tenho poucos assinantes pagos (menos de 201), que me dão um dinheiro que não dá nem para passar o fim de semana.
Já tive anúncios que me renderam algo em algumas edições, mas eu trato a Mala como uma porta de entrada para outros jobs. Tenho um contrato com o Portal Terra para produzir conteúdos em vídeo, que surgiu a partir da newsletter.
Que dispositivo(s) você usa para escrever e gerenciar sua newsletter? (O Manual do Usuário é um blog de tecnologia, afinal 😁)
Somente a plataforma do Substack.
Quem você mais admira e gostaria que respondesse essas perguntas?
Eu sou leitor voraz do Manual, da Bits to Brands, da Margem, da Tira do Papel, do André Forastieri, do Ted Gioia, da Garimpo, Mosaico, do Meio, enfim… muita gente.
Deixe um recado aos leitores do Manual do Usuário:
Deixem as redes sociais de lado e embarquem no universo das newsletters. É bem mais pessoal, direto ao assunto que te interessa e não depende de algoritmos para funcionar.
Mala está listada no nosso diretório, junto a outras dezenas de newsletters brasileiras.
- A entrevista foi feita em novembro de 2024. ↩