Dois métodos para reinstalar o Windows

Janelas quebradas, Windows quebrado... você entendeu.

Se por qualquer motivo você tiver que reinstalar o Windows 8.1 em seu computador, não se preocupe: a Microsoft fornece soluções fáceis para esse fim. Uma, a mais indicada, está presente no próprio sistema; a outra é uma ferramenta, também simples, para criar DVDs ou pen drives bootáveis e, o melhor, fazer o download da imagem limpa do Windows.

Os motivos que podem te levar a cogitar a reinstalação são inúmeros. Algum malware/vírus destruidor ou programas instalados e desinstalados que deixam resquícios são situações comuns, por exemplo. Independentemente do caso, veja como proceder.

Atualizar e recuperar o Windows

Atualização e recuperação no Windows 8 e posteriores.

O Windows 8 traz dois métodos de reparação do sistema capazes de resolver muitos problemas, a atualização (péssimo nome) e a restauração.

“Atualizar,” nesse contexto, não tem nada a ver com correções ou Windows Update. Consiste em voltar o computador às configurações originais de fábrica preservando seus arquivos pessoais. Descreve a Microsoft:

Se o desempenho do computador não for o mesmo de antes e você não souber o motivo, poderá atualizar o computador sem excluir seus arquivos pessoais ou mudar as configurações.

Já a recuperação é a redefinição completa, ou seja, ele volta às configurações de fábrica e exclui todos os seus arquivos pessoais:

Se quiser reciclar o computador, doá-lo ou recomeçar do zero, você poderá redefini-lo completamente.

Essa última é equivalente à reinstalação do sistema, mas se apresenta de uma maneira mais simples e menos arriscada. Não é preciso ir atrás de drivers ou lidar com problemas comuns pós-instalação, já que o que ela faz não é bem reinstalar o sistema, mas restaurar a imagem de fábrica.

Ela é indicada também, como lembrou o Lucas Braga, para quem for vender ou doar o computador. A recuperação tem uma opção que reescreve todo o disco rígido, o que dificulta bastante a recuperação dos dados — afinal, “excluir” um arquivo é mais o caso de “escondê-lo” do que efetivamente eliminá-lo.

Os dois procedimentos estão em Configurações > Atualização e recuperação — para chegar mais fácil até lá, digite “config” na tela inicial e entre no primeiro resultado. Aqui a Microsoft explica com mais detalhes o que cada um faz e como proceder com elas.

Reinstalação limpa do Windows 8.1

A recuperação do sistema, comentada acima, fica atrelada à imagem que a fabricante pré-instalou no equipamento; o download direto da Microsft traz a imagem “limpa” do Windows, ou seja, sem adicionais, mas com os encargos inerentes desse método — procurar e instalar drivers deve ser o mais complicado. Certifique-se, também, de ter em mãos a chave do produto do seu Windows. (Se não souber, o ProduKey, um pequeno app gratuito, a revela.)

A melhor justificativa para baixar e instalar do zero o Windows é se livrar do bloatware das fabricante, aqueles apps estranhos (antivírus, jogos, ferramentas meio inúteis) que praticamente todo PC comprado pronto traz pré-instalado e que, com raras exceções, ninguém usa pra valer.

Caso queira fazer isso mesmo, você precisará de um aplicativo da própria Microsoft chamado Ferramenta de Criação de Mídia de Instalação do Windows. Está disponível aqui. Ele faz o download e prepara um pen drive ou imagem ISO com o instalador do Windows 8.1.

(Se você preferir queimar um DVD para reinstalar o Windows, o processo é basicamente o mesmo, com uma única alteração explicada a seguir.)

Escolha a versão e o idioma do Windows 8.1.

Depois de baixado, abra o arquivo — ele dispensa instalação. A primeira tela (acima) pedirá o idioma, a edição do Windows e a arquitetura.

São três edições: 8.1, 8.1 Pro e 8.1 Single Language. Para saber qual é a do seu computador, basta entrar nas propriedades do sistema digitando “sistema” na pesquisa do Windows ou clicando com o botão direito em Meu computador no Explorador de arquivos e, no menu de contexto, em Propriedades.

Qual versão do Windows você está usando.

Ali também você fica sabendo a arquitetura usada (“Tipo de sistema”).

Pen drive ou arquivo ISO?

Nesta tela se escolhe o destino do instalador, pen drive ou DVD. O pen drive precisa ter pelo menos 4 GB e será formatado, ou seja, todos os arquivos que eventualmente estejam salvos nele serão excluídos.

Caso opte pelo DVD, é preciso salvar o arquivo ISO e gravá-lo num DVD posteriormente. O Windows tem essa função nativamente; basta clicar com o botão direito no arquivo e, em seguida, em “Gravar imagem do disco.”

Escolha do pen drive.

Download e instalação.

Caso haja mais de uma unidade removível conectada ao computador, a ferramenta permite escolher em qual delas a instalação será criada. Feito isso, um último alerta sobre a exclusão é exibido e, na tela seguinte, tem início o download e a criação, ambos automáticos, da imagem do sistema.

Feito!

Instalação do Windows 8.1

Com o pen drive pronto, é hora de reinicializar o computador por ele. Se você já estiver usando o Windows 8 ou posterior, é fácil:

  1. Entre nas Configurações do computador (digite “config” na tela inicial, é o primeiro resultado).
  2. Entre em Atualização e recuperação.
  3. Clique em Recuperação.
  4. Do lado direito, clique em Reiniciar agora e, quando surgir a lista de opções, selecione o pen drive recém-criado.

Se o seu computador estiver com o Windows 7 ou algum mais antigo, reinicie-o e fique atento nas informações da tela de inicialização. Será preciso entrar nas configurações da BIOS para alterar a ordem do boot. A tecla de atalho que faz isso varia, pode ser FX (onde “X” é algum número), Esc, Del… Não tem como saber de antemão.

Se tudo der certo, a instalação do Windows 8.1 começará e tudo que você precisa fazer é seguir os passos que aparecerem na tela. Atente ao fato de que todos os seus aplicativos e arquivos pessoais serão apagados durante o processo, então ter feito um backup redundante é imprescindível.

Windows 7, 10 e outras versões

Print do Rufus, que cria pen drives bootáveis.A ferramenta fornecida pela Microsoft só funciona para o Windows 8.1. Outras versões, do Windows 7 às preliminares do Windows 10, também podem ser instaladas via pen drive, mas o caminho é outro.

A dica vem do Gizmodo, eu a usei e aprovo: o app Rufus permite criar facilmente pen drives bootáveis com uma imagem do Windows. Basta abri-lo, selecionar o pen drive na lista da primeira opção e, lá embaixo, marcar a caixa “Criar disco bootável com,” clicar no botão imediatamente à frente e selecionar o arquivo ISO previamente baixado.

Caso precise da imagem do Windows 7, será um pouco complicado. A Microsoft a disponibiliza para download neste site, mas é preciso informar a chave do produto antes e licenças atreladas a notebooks, ou seja, Windows comprado pré-instalado parece não funcionar — não funcionou com o meu. Estranhamente, a licença avulsa que tenho também não liberou o download. O site informou uma incompatibilidade entre idiomas, ou algo do tipo. Se alguém conseguir baixar, avise aí nos comentários.

Agradecimentos ao Raul Sousa pela dica da ferramenta de download do Windows 8.1. Valeu!

Foto do topo: duluoz cats/Flickr.

O Manual do Usuário é um blog independente que confia na generosidade dos leitores que podem colaborar para manter-se no ar. Saiba mais →

Acompanhe

  • Telegram
  • Twitter
  • Newsletter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

49 comentários

  1. Socorro ;-;
    baixei o app de recuperação e simplesmente hora que clico em idioma o mesmo fica branco e não mostra nada

  2. Alguém sabe me dizer se por meio da reinstalação limpa eu posso escolher a partição a ser formatada? É que eu tenho meus arquivos pessoais mais pesados em uma partição e o sistema rodando exclusivamente em outra.

    1. Sim, pode. Você vai ver algo mais ou menos como isso:

      Mas cuidado, depois da confirmação mostrada quando você altera uma partição, não é possível desfazer essa ação!

  3. Tinha twitado isso, trago para cá:

    Para “formatar” (prefiro o termo reinstalar) o Windows, faço assim:

    – Uso o Hiren’s Boot DVD (instalado no Pen-drive ou no DVD mesmo).
    – Uso o Mini7 (Win7 PE adaptado – fica em uma versão “modificada” do Hiren’s Boot)
    – Uso o WinNTSetup – http://www.winntsetup.com/ – vem também na versão “modificada” do Hiren’s Boot)
    – Uso uma imagem AIO (tudo em um) do Windows, ou uma imagem que puxei no Digital River (Azure, sistema de distribuição de licenças) antes do fechamento do site. Ela fica gravada no mesmo pendrive onde está o Hiren’s Boot.
    – Uso o serial do windows que está na máquina. (Copio via Advanced Tokens Manager – um programa que faz o backup da licença do Windows; ou digito o número serial anexo ao corpo do equipamento.
    – Se necessário, uso um progrmaa de particionamento (Geralmente, MiniTool Partition Magic)

    – Geralmente, já deixo dividido o HD de forma que tem a partição de sistema e a partição de arquivos de usuário (fora temp).

    – “Formato” a partição de sistema.
    – Monto a ISO da imagem do Windows
    – Uso o WinNTSetup para instalar o windows.- Deixo a instalação de forma que bata com o serial anexo à máquina.
    – Reinicio a máquina no fim da primeira parte da instalação
    – tiro o pen-drive e deixo a instalação do Windows fazer o resto (geralmente, é bem mais rápido deste método que uso).
    – Windows é instalado.
    – Instalo os Drivers (uso o russo DRP Solution, 3D Chip ou busco o hardware pela placa mãe ou programa de localização de ID. Em último caso, pego o ID das placas e pesquiso no Google)
    – Coloco o serial da máquina e ativo.
    – Instalo demais programas necessário (na verdade, uso o Ninite)
    – Redireciono as pastas de arquivos pessoais para a outra partição.

    Finito.

  4. Ghedin, vi no post do review do Windows 10 que sua “cobaia” era um note RV411 da Samsung, certo? Por acaso você já tentou fazer uma instalação limpa (pelo pen drive ou DVD) nele?
    Instalei o 8.1 há uns meses no meu velho de guerra, e tô precisando instalar do zero por causa de um pau no HD. Mas quando eu reinicio pra escolher o boot pelo USB, ele simplesmente “pula” a BIOS!
    Só aparece a mensagem “System Resuming” no canto esquerdo quando ligo, e ele já pula direto pro Windows. :/
    Já aconteceu algo parecido no seu também?

        1. Tenta apertar F2 ou Fn+F2 para entrar na BIOS. Alguns notebooks vêm configurados com as teclas F1, F2 etc como hotkeys (diminuir volume, aumentar etc). Ou seja, para dar o comando F2 você precisa segurar o Fn primeiro.

          Qual é a marca do seu notebook?

          Experimenta apertar F12 e veja se uma tela de seleção de mídia aparece (HD, pendrive e CD/DVD).

          1. Apertei todos os F’s e Del aqui, mas ele ainda não entra :S

            Achei uma solução pouco ortodoxa: Iniciei o note sem o HD, daí entrou na BIOS finalmente o/

            Agora vou formatar a bagaça e deixar o W7, por enquanto. Quando o Windows 10 chegar, me aventuro de novo com o boot kkk

        2. vai nas opçoes avançadas de reinicialização do Win8 e verá que tem uma opção pra reiniciar e entrar na BIOS.

  5. Fiquei com algumas dúvidas:

    1 – Esse processo de colocar o windows “limpo” pode ser realizado apenas na recuperação ou na atualização (realmente um péssimo nome) tbm?

    2 – No caso dos drivers, como faço para saber exatamente quais precisam ser reinstalados no PC?

    3 – Ainda sobre os drivers: existe algum programa que facilita a vida do usuário nesse processo de reinstalação? Ou até mesmo que faça todo o trabalho de descobrir o que falta, baixar e instalar?

    1. 1) Até onde sei (e já utilizei), a recuperação restaura a imagem da fabricante, ou seja, o Windows como ele veio pré-instalado, incluindo todo o bloatware que eventualmente esteja na imagem.

      2) O Windows indica alguns. Talvez não sejam os melhores, mas quebra o galho. Algumas fabricantes oferecem utilitários para esse fim. Sei que a Samsung tem — é o SW Update: http://www.samsung.com/br/support/swupdate/support-swupdate-popup.html É só instalar, indicar o modelo e baixar os drivers indicados.

      3) Já ouvi falar de apps desse tipo, mas nunca testei um, logo não tenho indicações. Algum leitor já testou?

      1. Uso direto o DriverEasy, que identifica todos os itens de hardware que necessitam de driver ou que estejam com o driver desatualizado, exibe tudo numa lista com um botão para realizar o download. Na versão free as limitações são três: Só permite baixar um driver por vez (sem downloads concorrentes), limita a velocidade do download e em alguns casos não realiza a instalação do driver com um clique. Neste último caso basta clicar na setinha ao lado do botão instalar e escolher “abrir o local do arquivo” para realizar a instalação manualmente.

    2. Drivers eu caço no site do fabricante mesmo.
      Dos que já lidei só a maldita CCE não me forneceu os driver….

      1. eu uso o Hardware Info pra ver qual o hardware e tento pegar direto com o fabricante…, já pra garantir que esteja bem atualizado.

    3. Sobre os drivers, cada fabricante deve oferecer na seção de suporte do site oficial a opção de download dos drivers.
      Na maioria das vezes é só informar o modelo e uma lista com todos aparece. Basta baixar e instalar cada um deles.
      Para casos de PC montados em casa, o site do fabricante de cada componente oferece a mesma opção.

      O Windows também tem (pelo menos até o 7, não sei quando ao 8) um gerenciador de hardware acessível através do painel de controle. Esse gerenciador mostra todos os componentes instalados no sistema. Caso algum falte driver, ali mostra um alerta. Não é a forma mais fácil, mas é assim que eu costumo verificar se alguma coisa ficou faltando.
      Nunca usei, mas sei que existem, softwares para facilitar isso para o usuário. Mas não sei dizer se são confiáveis.

  6. o problema dessa reinstalação limpa,
    é ter de atualizar os drivers depois, tsc
    isso pra quem não é muito familiarizado, pode ser bem chato e trabalhoso.

    1. Pra isso tem a opção de restaurar para o padrão de fábrica (no caso, a imagem do fabricante). O contra desse caso é que o cara fica sempre com aquele montre de programas pré-instalados…

      Enfim, cada opção de um pró e um contra, ai vai de cada um decidir o que acha melhor.

  7. Eu tenho uma mania de criar copias do hd com o Redobackup, assim que formato qualquer computador, e instalo todas as atualizações, programas de uso diario, dou um boot com um pendrive com ele e salvo a imagem do hd.. quando dar pau no meu micro ou de um amigo.. só restauro essa imagem… para mim que cuido de laboratorios é a maneira mais facil de cuidar.

    1. Ah sim, para quem monitora/administra várias máquinas, há soluções melhores. A dica do post é especialmente válida para quem tem um ou dois, no máximo três PCs em casa e vez ou outra se depara com algum problema :)

  8. Eu tenho uma mania de criar copias do hd com o Redobackup, assim que formato qualquer computador, e instalo todas as atualizações, programas de uso diario, dou um boot com um pendrive com ele e salvo a imagem do hd.. quando dar pau no meu micro ou de um amigo.. só restauro essa imagem… para mim que cuido de laboratorios é a maneira mais facil de cuidar.

  9. Gostei dessa matéria e o bom de hoje é que o Windows 8.1 é bem estável e dificilmente tem problemas.

    O que eu mais sinto falta no Windows é uma integração com backup na nuvem. Atualmente a única coisa disponível são funções básicas e completamente limitadas, como posição dos ícones da tela iniciar e papel de parede. Falta opção e integração para poder salvar em qualquer serviço que a pessoa já possua.

      1. O único backup de verdade que o Windows oferece é através de hd externo, mas, não tem sequer uma possibilidade de enviar para nuvem (pelo menos não conheço). =(

    1. pois é, o Google Launcher possui esse backup na nuvem. Se eu restaurar o aparelho ele organiza os icones novamente.

    2. pois é, o Google Launcher possui esse backup na nuvem. Se eu restaurar o aparelho ele organiza os icones novamente.

        1. ainda nao fiz essa sincronização do Windows.
          como fica a conta de usuário do computador? se vincular com minha conta do Outlook vou ter que inserir minha senha sempre que fizer login ou posso desabilitar isso?

        2. ainda nao fiz essa sincronização do Windows.
          como fica a conta de usuário do computador? se vincular com minha conta do Outlook vou ter que inserir minha senha sempre que fizer login ou posso desabilitar isso?

          1. Eu sempre usei vinculado à minha conta no Hotmail/Outlook.com, e funciona numa boa. E sim, tem que colocar a senha toda vez, embora dê para ativar métodos alternativos (PIN e aquele lance dos pontos nas fotos).

    1. já utilizou esse método? será que funciona com instalação que não seja OEM?
      já ocorreu de queimar placa mãe de cliente e tivemos que comprar o mesmo modelo pra fazer a troca. mas vou salvar nos favoritos!

      1. A minha não é OEM. O objetivo é pra fazer uma mudança de hardware mantendo o sistema antigo. Até onde sei, na OEM se você trocar a placa mãe ele considera “mudança de máquina” e não faz a ativação.

        Fiz o procedimento ontem. Quando coloquei o HD na máquina nova ele deu boot como se fosse o de uma instalação nova, mas o procedimento foi bem rápido. Os drivers foram zerados para o original de fábrica e tive que fazer a ativação do Windows novamente.

        Ele também resetou algumas configurações de sistema (aparência, tiles na tela inicial, programas que ficam pinned na ToolBar), mas manteve os arquivos e aplicativos. Não me pareceu um procedimento muito consistente, já que é um tipo de “Redefinir configurações de fábrica, mantendo arquivos e apps”. Possivelmente softwares que usam o registro para alguma configuração podem perder informações. Ficou aquela sensação de instalação mal feita, mas não quero perder tempo passando por todos os updates novamente. Daqui a pouco o Win10 ta por aí.

  10. essa ferramenta de criação de pendrive do 8.1 é uma boa hein, tá guardada com carinho aqui.
    eu gostaria muito que o Windows tivesse um gerenciador de arquivos no instalador. já me deparei com muita situação onde tive que fazer backup de arquivo executando o bloco de notas pelo shift+f10

  11. Ghedin, já precisei disso e não foi tão simples assim, principalmente para encontrar essa ferramenta que cria a imagem limpa do Windows.
    Valeu pelo tutorial.

  12. Tive que fazer isso mês passado. Meu PC de casa deu um problema no Gerenciador de Boot (BCD) e não consegui recuperar. Minha única opção foi a formatação limpa. Sorte que eu ainda tinha o DVD de instalação do Windows 8, da época que comprei e baixei no lançamento. mas como meu serial era do Windows 8 e não do 8.1, precisei instalar o 8 e depois atualizar tudo (duas vezes, primeiro pro 8.1, e depois pro 8.1 Update)

    1. Será que com esse serial não seria possível baixar no site da Microsoft direto o Windows 8.1 Update? Teria poupado alguns passos :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!