Se você faz vídeos e os edita — para redes sociais, treinamentos, aulas ou qualquer outro motivo —, deve detestar a parte de remover os momentos de silêncio deles. É fácil, mas demorado. E se existisse uma ferramenta para fazer esse trabalho braçal automaticamente?
Ela existe! O Auto-Editor é um aplicativo em linha de comando gratuito e de código aberto que automatiza esse trabalho.
A parte mais complicada é instalá-lo. Primeiro, é preciso instalar o Python, um procedimento que varia de acordo com o seu sistema operacional — em alguns, ele já vem pré-instalado. Depois, instale o Auto-Editor escrevendo esta linha no Terminal:
pip install auto-editor
Se tudo correr bem, você terá um novo comando ali, o auto-editor
. Usá-lo nas configurações padrões é super simples, basta indicar o arquivo de vídeo original, assim:
auto-editor arquivo.mp4
Ao finalizar o trabalho, o Auto-Editor gerará um novo arquivo (ou seja, ele preserva o original) com os silêncios removidos.
Existem vários argumentos para alterar e refinar os critérios da remoção de silêncios e outros aspectos da execução da tarefa. Você pode ler uma descrição deles com este comando:
auto-editor --help
Por aqui, uso sempre dois: --no-open
, que diz ao Auto-Editor para não abrir o vídeo recém-criado ao finalizar a tarefa, e --my-ffmpeg
, que recorre ao ffmpeg já instalado no sistema.
Outro argumento legal é o de exportação para editores de vídeos — --export [opção]
. O Auto-Editor é compatível com Adobe Premiere, Final Cut Pro, Shotcut e alguns formatos genéricos, como *.json
.
Só um detalhe: aqui, pelo menos, os vídeos gerados pelo Auto-Editor saem todos de ponta cabeça. Nada muito problemático, pois qualquer editor simples, até o iMovie, consegue girá-lo à posição correta sem dificuldade.
“Ai que difícil, não quero usar o Terminal!” Existem aplicativos pagos com interface gráfica para esse fim, como o Recut (pagamento único de US$ 99) e o Jumpcutter (US$ 5,99 por mês).
Eu uso o AutoCut que é uma extensão no premiere. Prefiro assim, pq já corta direto na timeline, então qualquer modificação fica fácil.
Mas não é de graça.